Cinco fatos que você precisa saber antes de assistir a “Duna: Parte 2”
Novo filme de Denis Villeneuve chega aos cinemas com Zendaya, Timothée Chalamet e um elenco estelar, que inclui Florence Pugh e Austin Butler.
Ainda mais grandioso e visualmente impactante que o primeiro filme, Duna: Parte 2 estreia nos cinemas nesta quinta-feira (29/02), após ter seu lançamento adiado pela greve de atores e roteiristas de Hollywood no ano passado.
Ambientado em um futuro distópico, em que o universo faz parte de um sistema feudal comandado por famílias nobres, a sequência adaptada do livro homônimo de Frank Herbert, publicado em 1965, avança na história dos personagens, traz mais ação e romance e aprofunda os dilemas enfrentados por Paul Atreides, vivido por Timothée Chalamet.
A seguir, conheça cinco fatos sobre o novo filme da franquia:
LEIA MAIS: “DUNA”: CURIOSIDADES DA AGUARDADA ADAPTAÇÃO DO CLÁSSICO DA FICÇÃO CIENTÍFICA
A trama de Duna: Parte 2
De volta a Arrakis, também conhecido como Duna, o longa dirigido por Denis Villeneuve (A Chegada, Blade Runner 2049) segue o protagonista sem lar após a emboscada que tirou a vida de seu pai e afastou sua família do comando do planeta. Arrakis é cobiçado por sua riqueza em mélange, uma especiaria encontrada no deserto que prolonga a vida humana, provoca efeitos na mente e funciona como combustível de espaçonaves.
Cada vez mais próximo de Chani, interpretada por Zendaya, Paul une forças ao povo Fremen (os nativos de Arrakis) e adquire novas habilidades, enquanto planeja sua vingança e luta para evitar um futuro terrível que só ele pode prever. Ecologia e política, já abordados no primeiro filme, continuam entre os temas principais, e o fanatismo religioso ganha maior destaque na sequência.
Austin Butler e Léa Seydoux na trama
Quem continua e quem entra no novo filme
Além de Chalamet e Zendaya, Rebecca Ferguson e Javier Bardem reprisam seus papéis, como Lady Jessica, mãe de Paul e membro de uma irmandade misteriosa chamada Bene Gesserit, e Stilgar, líder revolucionário dos Fremen, respectivamente.
Entre as adições ao elenco, estão Florence Pugh, que interpreta Irulan, filha do Imperador Padishah Shaddam Corrino IV (Christopher Walken); Léa Seydoux, que vive Lady Margot, integrante das Bene Gesserit; e Austin Butler, quase irreconhecível por conta da maquiagem, como Feyd-Rautha, o novo comandante do planeta Arrakis, enviado para reprimir os rebeldes. Anya Taylor-Joy, que teve sua escalação mantida em segredo enquanto foi possível, também faz uma rápida aparição.
Florence Pugh em cena do filme
LEIA MAIS: 14 NOVAS SÉRIES PARA FICAR DE OLHO EM 2024
A produção
Com quase três horas de duração, o longa custou cerca de 190 milhões de dólares e teve parte das cenas gravadas nos desertos da Jordânia, Abu Dhabi e Califórnia, além de locações na Hungria e Namíbia. Em entrevista à Entertainment Weekly, o diretor contou que as altas temperaturas nas filmagens foram um dos motivos para que os dois longas não fossem gravados juntos, sem um período de interrupção entre eles.
A designer Jacqueline West, indicada ao Oscar por seu trabalho em Duna: Parte 1, assina novamente o figurino, que agora possui inspirações no tarô, nas tribos habitantes do Saara, bem como em pinturas antigas do Oriente Médio. O resultado são armaduras, roupas de couro e muitas joias.
View this post on Instagram
Tapete vermelho
Para promover o filme, o elenco viajou por diversos países. Zendaya e seu stylist, Law Roach, escolheram looks de inspiração futurista para o red carpet. A atriz parou a internet durante o evento em Londres ao resgatar uma das peças mais icônicas da Mugler, de visual robótico, desfilada na temporada de inverno 1995 de alta-costura. Antes, em suas passagens pelo México e Paris, a atriz vestiu Louis Vuitton, Maison Alaïa e Bottega Veneta.
O futuro da franquia
Ainda não há confirmação sobre um próximo filme (Duna: Parte 2 deixa pontos em abertos a serem explorados em uma possível sequência), mas Villeneuve já revelou que gostaria de gravar um terceiro capítulo, baseado no segundo livro da saga de Frank Herbert, Messias de Duna, publicado em 1969, e que o roteiro está quase pronto. “Ainda vai demorar um pouco. Há um sonho de fazer um terceiro filme, faria todo o sentido para mim”, disse o diretor à imprensa. O primeiro longa está disponível na plataforma de streaming Max.
LEIA MAIS: A MAQUIAGEM E O CABELO DOS CINCO CONCORRENTES À CATEGORIA NO OSCAR 2024
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes