Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Mesmo os amantes mais dedicados do skincare, às vezes, deixam uma área importante da rotina de cuidados de lado: as mãos. Por mais que acabem entrando em contato com os cremes que a gente passa no rosto e no corpo, elas também precisam receber hidratação adequada – nas palmas, entre os dedos e no dorso. "As mãos são a parte do nosso corpo que mais sofre com o contato externo e, normalmente, são negligenciadas de cuidados", alerta o dermatologista Alberto Cordeiro, especialista em cosmiatria, laser e tricologia na Clínica Horaios.

Segundo ele, é importante protegê-las já que "tocam superfícies mais quentes e mais frias, com poluentes, substâncias tóxicas, bactérias, componentes alergenos...". E é justamente a hidratação que garante essa defesa. De acordo com o dermatologista, os cremes formam uma película protetora sobre a pele, que impede o ressecamento e a fortalece contra danos externos.

Alberto alerta que, agora na pandemia, esse cuidado se faz ainda mais importante, já que estamos higienizando as mãos mais que de costume. O uso recorrente de sabão e álcool resseca a pele e acaba danificando a sua barreira protetora. Por isso, a recomendação do especialista é aplicar hidratante toda vez que elas forem higienizadas.

A boa notícia é que existem cremes específicos para as mãos, desenvolvidos para entregar hidratação intensa sem que elas fiquem pegajosas e, muitas vezes, com um cheirinho delicioso que deixa o momento de autocuidado mais especial. Abaixo, uma lista com as melhores opções no mercado:

PUBLICIDADE

Hand Relief - Aveda

Composto por óleo de andiroba, rico em vitaminas e minerais, e outros ativos botânicos que proporcionam hidratação intensa o dia todo, é um dos best sellers da Aveda. Tem textura espessa, mas com rápida absorção e fica levinho a medida que é espalhado. O aroma exclusivo da marca, que mescla laranja, lavanda, eucalipto e essências florais, é outro diferencial. Perfeito para usar logo depois do banho e curtir um momento de relaxamento fazendo uma automassagem nas mãos.

Hand cream plus Ureadin - Isdin

Hidratação imediata e duradoura. Contém 10% de ureia, que aumenta a capacidade da pele de absorver e reter água, além de promover a renovação celular, realizando uma esfoliação hidratante. É bem fácil de passar, rende bastante e não deixa a mão nem um pouco grudenta após a aplicação.

Creme para mãos e unhas - Clarins

Com manteiga de karité, esse creme cria uma película protetora antioxidante sobre a pele, como se fosse uma luva – além de hidratar e nutrir profundamente. Sua fórmula é enriquecida com óleo de gergelim e a amora japonesa, garantindo um tratamento intensivo. Também atua fortalecendo as unhas e cutícula. Seu aroma frutado é uma delícia!

Mel e mandarina - L'Occitane

A manteiga de karité também é seu ingrediente principal, proporcionando pele macia e unhas e cutículas bem tratadas. A diferença aqui é a fragrância de Mel da Córsega com Mandarina, que deixa a mão com um perfume único e traz um toque de aconchego especial à rotina. O tamanho de 30 ml é perfeito para ter sempre na bolsa.

Creme de mãos e unhas - Caudalie

A textura é cremosa, mas bem levinha, uma delícia de passar. O combo vinolevure (ativo exclusivo com alta potência de retenção de água), polifenóis de uva antioxidantes, manteigas de karité e de abacate garantem maciez e nutrição. Excelente para cuidar também de unhas e cutículas. Combina notas de laranja amarga, água de flor de laranjeira e madeira de laranjeira, resultando em uma fragrância doce e cítrica.

Reparados para mãos - CeraVe

Esse creme da CeraVe une três ceramidas essenciais, que restauram a barreira da pele, com ácido hialurônico, que retém a hidratação natural. Sua tecnologia MVE exclusiva proporciona liberação prolongada de ativos para cuidado o dia todo. Pode aplicar generosamente sempre que sentir necessidade, é bem levinho e gostoso de passar.

Le Crème Main - Chanel

A embalagem se encaixa perfeitamente nas mãos e tem um design que dá vontade de exibir por aí. Além de lindo, ele foi projetado para proteger a fórmula. Contém cera floral de rosa centifolia, que alisa e amacia a pele, e extrato de íris pallida, que uniformiza o tom clareando manchinhas. As mãos ainda ficam deliciosamente perfumadas com o aroma característico da Chanel.

Creme para mãos chá branco - Granado

Destaca-se pelo extrato de chá branco, que revigora a pele, e pelo preço acessível. Tem ação antioxidante, protetora e nutritiva, resultado da combinação dos óleos naturais de açaí, arroz e maracujá. A textura é mais densa, ideal para fazer uma pausa rápida no seu dia para massagear as mãos e respirar um pouco.

Bath and body - Océane

Mais uma opção acessível que vale a pena. Combina cera de abelha, que garante longa hidratação pela presença de vitamina A, óleo de macadâmia para combater os radicais livres e manteiga de karité. São três as opções de fragrância: pêssego (sensação de conforto e bem-estar), citrus (refrescância deliciosa) e lavanda (ajuda a relaxar).

O protetor solar também é um item da rotina de cuidados com a pele que não pode ser esquecido mesmo em momentos em que não saímos de casa. Conheça boas opções aqui.

Os produtos incluídos nesta reportagem foram selecionados pela nossa equipe e contêm links para sites parceiros. Caso você compre produtos linkados no nosso site, podemos receber uma comissão. Preços pesquisados em janeiro de 2021.



Rotinas com 20 passos, arsenal de produtos, horas de dedicação: autocuidado ou obsessão? A discussão em torno do skincare tem muito mais camadas do que faz supor aquele belo efeito glossy no rosto.

PUBLICIDADE
Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE