• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

A semana de moda de Londres trouxe para a beleza da temporada de inverno 2022 um ar dark e melancólico, mas que não deixa o glamour de lado. O preto foi a cor escolhida para a maior parte dos looks desfilados, marcando principalmente os olhos. Estes, por sinal, estão mais em evidência do que nunca e ganham delineados pesados, cílios bem marcados e sombras borradas. O respiro neste mood sombrio vem com o brilho das pedrarias, aplicadas em todo o rosto. Aqui, você confere um apanhado geral das tendências, comentadas por Kátia Araújo, maquiadora da MAC no Brasil.

Destaque para os cílios inferiores

É quase impossível não associar o visual à Twiggy, modelo que foi ícone de moda e beleza dos anos 1960. Destacar os cílios inferiores era comum na época e os estilistas Richard Quinn e Supryia Lele decidiram trazê-los de volta. No primeiro, com máscara preta clássica, deixando os fios bem separadinhos; no segundo, o azul dá um toque de cor à maquiagem sóbria. Em ambos, porém, os efeitos são similares. "O look tem um ar de ingenuidade melancólica", descreve Kátia.

Richard QuinnFoto: Getty Images

"Encostar a escovinha da máscara na raiz dos cílios, 'sujando' um pouco a linha inferior dos olhos, trará a sensação de mais volume", ensina a maquiadora. Também vale lançar mão de outros truques para trazer ainda mais drama para o visual. "Os postiços são muito bem-vindos. Você pode colocar os tufinhos ou a linha inteira, mas dê preferência para os fios de silicone transparente", indica. Também vale usar um delineador com a ponta bem fina para desenhar pequenos fios na pele, dando ainda mais destaque para o efeito da máscara.

PUBLICIDADE

Pedrarias

Euphoria pode ter diminuído o brilho das maquiagens para a segunda temporada da série da HBO, mas as passarelas, não. As pedrarias, aplicadas de diferentes maneiras em todo o rosto, ganharam destaque em Londres. No desfile de Simone Rocha, elas vêm como verdadeiras jóias: grandes, brilhantes e bem chamativas, contornando os olhos. Em Paul Costelloe, elas aparecem na mesma região, porém mais discretas, emoldurando a sombra. Na beleza de Conner Ives, elas são espalhadas de forma orgânica por todo o rosto, sem forma definida.

Paul CostelloeFoto: Getty Images

A dica da Kátia para aderir à tendência é pensar nas linhas que compõem a face para definir onde aplicar as pedrinhas. "Nos olhos, boas opções são a linha das sobrancelhas (onde geralmente iluminamos), contornando a linha do côncavo, e nas linhas que prolongam os olhos, tanto para dentro quanto para fora (com cristais sendo usados como delineador ou ponto de luz interno, por exemplo)", aconselha a maquiadora. Para o rosto, a indicação é explorar o centro da testa, o queixo e a região logo abaixo dos olhos, quase na frente das maçãs. "Aqui, elas aparecem mais como um acessório, divertido e despretensioso, do que como uma maquiagem propriamente dita", conclui.

PUBLICIDADE

Glam rock

Já vimos o pretinho borrado dar as caras na NYFW e eles voltam a aparecer também na semana de moda londrina. "Seja o icônico lápis na linha d’água meio borradinho à la Kate Moss, ou com sombra esfumada saindo da pálpebra no estilo punk de Debby Harry, não dá para negar que a trend está aí para quem quiser se jogar", diz Kátia. A primeira opção foi escolhida para os desfiles de Ozwald Boateng, com um delineado inferior bem marcado, e no de Preen by Thornton Bregazzi, com o preto contornando todo o olho. Já o segundo apareceu na beleza de Halpern, que trouxe um ar mais glamouroso com um ponto de luz prateado nos cantinhos internos.

HalpernFoto: Getty Images

De acordo com Kátia, para copiar o look, é indispensável um lápis de ponta bem macia, tipo kajal, para garantir uma pigmentação poderosa. "Você pode colocá-lo em toda pálpebra e finalizar com sombra preta por cima. Assim, você garante intensidade de cor e fixação", aconselha. Para deixar o visual um pouco mais sofisticado, a dica é aplicar uma sombra cremosa cintilante pérola primeiro. "Depois, esfume o pretinho no canto externo, alongando o olhar. Para a linha inferior, um cinza ou marrom ajudam a suavizar o look", finaliza a maquiadora.

PUBLICIDADE

Delineados gráficos

Independente do formato, o delineado preto sempre marca presença nas semanas de moda. "Ele se reinventa constantemente e, por isso, nunca deixa de ser tendência. Dessa vez, ele aparece no formato "straight line" (ou linha reta)", explica Kátia. Aqui, os traços são mais grossos, pesados e bem estruturados. No desfile de Molly Goddard, o visual é mais clássico, mas com a ponta externa reta, ao invés do gatinho tradicional. Em Roksanda, duas linhas paralelas cruzam os olhos.

Molly GoddardFoto: Getty Images

A regra da tendência é usar formas retas ao invés de curvas. Porém, elas podem ser mais discretas do que as apresentadas nos desfiles. Para isso, o truque é fazê-las ligeiramente mais curtas. "As muito alongadas são mais difíceis de usar no dia a dia sem ajuda profissional", comenta Kátia. Outra dica da maquiadora é, caso fizer dois traços, esfumar um deles, ou fazê-lo mais fininho, para suavizar o visual.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.