Descubra a beleza da segunda temporada de Euphoria

As icônicas maquiagens de Doniella Davy para a série da HBO voltam a dominar as redes sociais. Aqui, contamos tudo o que já sabemos sobre as makes dos próximos episódios de Euphoria.


Barbie Ferreira, segunda temporada de Euphoria
Reprodução: Instagram (@donni.davy)



A série da HBO Euphoria é uma febre em todos os sentidos, mas quando o assunto é beleza, o frisson chega a um patamar ainda mais alto. Desde o seu lançamento, em 2019, a maquiagem Euphoria viralizou não apenas na internet, mas também nas semanas de moda e nos tapetes vermelhos em todo o mundo. “O Sam [Levinson, criador da série], desde o começo, queria muito que a maquiagem tivesse um papel central na série. Ele queria que Euphoria se tornasse uma plataforma para espalhar a ideia de que maquiagem é sobre auto expressão. E, claro que, para isso, ele me pediu para não apostar em nada que fosse convencional, mundano”, conta Doniella Davy, responsável pela beleza do programa, em entrevista concedida à ELLE Brasil no ano passado.

Com o início da segunda temporada, basta um rápido giro pelas redes sociais para ver diversos criadores de conteúdo reproduzindo as novas makes de Euphoria. Essa intimidade com a internet, inclusive, faz parte do panorama criativo por trás da concepção dos visuais assinados por Doniella. Para essa nova fase, a beauty artist revelou que estava buscando inspiração principalmente no Instagram. “No entanto, antes de começar a trabalhar, quero rever a história da maquiagem desde os anos 1920 para não ficar presa a visuais contemporâneos. No mais, tenho trabalhado em alguns looks mais escuros para a Jules”, explica.

Agora, com a produção completa e os episódios de Euphoria indo ao ar todas as semanas, Doniella revelou em seu perfil no Instagram que Sam pediu que as personagens se despissem do glitter, das pedrarias grandes e das cores muito vibrantes, já tão características da série. Com isso, a maquiagem é mais dark e sutil, porém rica em detalhes. “A segunda temporada é como a irmã mais introvertida da primeira. Há um silêncio constante nela, até que, de repente, ela fica barulhenta. Até tem seus momentos cheios de glamour, mas depois muda para o superminimalismo”, descreve. Abaixo, algumas das apostas da maquiadora para essa nova fase da série:

Delineado afiado

O dagger liner – aquele delineado com as pontas externas e internas puxadas – caiu nas graças das amantes de maquiagem já faz um tempo. Aqui, ele ganha um propósito bem específico. “O delineado da Maddy é sempre o mais afiado. Tem que ser como uma faca para cortar através de qualquer coisa que fique no caminho dela: ex-namorados, portas de banheiro, etc”, explica Doniella. A maquiadora conta ainda que Alexa Demie, atriz que interpreta a personagem em Euphoria, tomou à frente na criação de todas as maquiagens usadas por ela na série dessa vez.

Maquiagem Euphoria segunda temporada: delineado marcado

Pequenas pedrarias

Os brilhos, que se tornaram destaque nos visuais de Euphoria e que dominaram os tapetes vermelhos nos últimos meses, voltam a aparecer na segunda temporada, mas com outra cara. Nesse visual feito para Cassie, ao invés de chamativas, elas ganham um ar mais discreto ou, como Doniella as descreveu, “delicadas e inocentes”.

Maquiagem Euphoria segunda temporada: pequenas pedrarias Cassie

Inspiração retrô

Quase todas as personagens de Euphoria ganham visuais inspirados em décadas passadas. Destaque para os cílios inferiores que se tornam ponto focal de algumas das maquiagens e o delineado alto contornando as pálpebras. A inspiração? Twiggy, ícone de beleza dos anos 1960.

Maquiagem Euphoria segunda temporada: inspiração retrô na Maddie

Mais dark

Nesse início de temporada, Jules questiona sua feminilidade e, por isso, sua maquiagem passa por uma grande transformação – formas mais gráficas e cores escuras tomam o lugar dos olhos cheios de cintilâncias. “O desenho preto fosco colocado no canto interno dos olhos contra uma base mínima no resto da pálpebra parece menos com uma maquiagem em si e mais como uma forma estrutural que nos atrai em seu olhar”, explica Doniella.

Maquiagem Euphoria segunda temporada: mais dark para Jules

Nada de base

Uma das principais marcas da maquiagem da série é que, em contraste aos olhos muito bem trabalhados, a pele é supernatural. Inclusive, de acordo com Allure, nos espelhos do camarim, tem uma frase que diz: “Sam diz ‘sem base’ (sua pele vai ficar incrível, confie em mim)”. Seguindo a orientação do criador da série, são poucos os momentos em que as personagens recebem qualquer tipo de cobertura no rosto.

Maquiagem Euphoria segunda temporada: nada de base

Explosão de cor

Se distanciando um pouco dos outros visuais da temporada, as makes feitas para a personagem de Barbie Ferreira ganha jogos de cores intensas, com uma pegada mais divertida inspirada nos anos 1990. “Eu interpretei isso como se a Kat ainda fosse nova na maquiagem e usasse a beleza como ferramenta para descobrir quem ela quer ser”, explica a beauty artist. De acordo com ela, a personagem vai passar por diferentes estilos nesta temporada – desde o mix de tons pastel até delineados intensos.

Maquiagem Euphoria segunda temporada: explosão de cores para Kat

Unhas marcantes

A unha talvez seja a única parte da beleza que entrou com tudo no maximalismo, com esmaltes metalizados, extensões afiadas e muita nail art. Essa abaixo, feita para a personagem Kat, é uma francesinha com estampa marmorizada em verde e rosa.

Maquiagem Euphoria segunda temporada: nail art

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes