Um mergulho no efervescente mundo da C-Beauty

Produzidas, criadas e desenhadas no país, as marcas de beleza chinesas conquistaram o mercado local e estão de olho na expansão global.


Modelos posam para campanha de Florasis, uma marca de beleza da C-beauty



A expressão “Morning C, Evening A” significa alguma coisa para você? E “Douyin Makeup”? Se a resposta for sim é sinal que você já está pronto para dar os próximos passos dentro do universo da C-Beauty. Mas, se você não tem ideia do que estamos falando, continue por aqui para conhecer as novidades de um cenário em plena ebulição: o das marcas de beleza chinesas.

A frase supracitada ganhou fama na China como a regra de ouro do skincare (por lá, “zao C wan A”) e é muito simples: ela sugere que, pela manhã, se use produtos com vitamina C e, pela noite, os com vitamina A. A dica, que pode ajudar quem às vezes se sente um pouco perdido no meio de tantas opções de ativos e produtos, já era compartilhada por diversos especialistas, mas se tornou realmente popular após ter virado uma frase de efeito nas redes sociais pelos usuários chineses, um povo ávido por cuidados com a pele.

A China é hoje o maior mercado de skincare do mundo e o segundo dos chamados “color cosmetics” (categoria que engloba maquiagem, esmaltes e até lentes de contato coloridas). Combinados, eles valem 49 bilhões de dólares de acordo com dados do Euromonitor de 2022 e devem triplicar de tamanho até 2025, como prevê o Goldman Sachs.

Por muito tempo, esse espaço foi dominado por gigantes europeias, como L’Oréal e Estée Lauder, e corporações dos países vizinhos Japão e Coreia do Sul. Mas o jogo começou a virar nos últimos cinco anos. Dados da CBNdata apontam que mais de 40% dos consumidores chineses da Geração Z incluíram produtos de empresas locais em suas rotinas de cuidado com a pele em 2021, o que ajudou a colocar três marcas chinesas no top 10 das mais vendidas do país naquele ano.

O feito pode ser explicado por diversos fatores, entre eles o grande investimento que marcas tradicionais, como as de skincare Chando e a Herborist, estão fazendo em pesquisa e desenvolvimento de produtos, e a chegada de novos nomes atrativos para o público jovem, que sabem se comunicar com agilidade no agitado cenário digital da China.

Bons exemplos são as de maquiagem Perfect Diary, com uma fortíssima estratégia de criação de comunidades, e a Florasis, que apostou alto na parceria com influenciadores — como a com Austin Li Jiaqi, a maior personalidade do live commerce do país, conhecido também como o “rei do batom”.

Made (and designed) in China com orgulho

Outro fenômeno interessante de ser observado é a “national trend” (ou Guochao), que não se aplica apenas a produtos de beleza, mas é encontrada com força em vários desses novos players. Ela se refere a um orgulho crescente que a geração mais jovem tem sentido pelo “Made in China” e é traduzida pelas marcas de C-Beauty por meio da incorporação de elementos da cultura chinesa, seja ancestral, old school ou futurista, no design de suas embalagens e produtos. A Florasis é um dos principais exemplos e ganhou fama na internet pela beleza de suas maquiagens.

Paleta da Florasis, C-Beauty

Paleta Floral Engraving Beauty Goddess Makeup, da Florasis, inspirada em um antigo poema chinês escrito pelo príncipe Cao Zhi, no século II. Foto: Divulgação

A exaltação de elementos da medicina tradicional chinesa também aparece no cenário, principalmente dentro do skincare, em marcas conhecidas do público há bastante tempo, como as já citadas Chando e Herborist, e também na Proya e na Inoherb. Todas elas lançam mão de fórmulas com chás, ervas, raízes e flores que fazem sucesso em um país que apoia o autocuidado holístico, a busca pela longevidade e a saúde de dentro para fora.

Apesar de ser mais reconhecida como um polo industrial, a China vem há anos se especializando em design, pesquisa, qualidade e inovação. Dados da Statista apontam que, atualmente, os consumidores chineses preferem marcas locais às estrangeiras em quase todos os segmentos.

O da beleza é um em que as companhias internacionais seguem liderando, mas já existe uma preocupação em serem ultrapassadas graças a esse investimento em qualidade que as empresas de beleza chinesas estão fazendo. Parcerias com projetos locais, lançamentos exclusivos para o mercado chinês e até marcas inteiras pensadas para o país, como a Cha Ling, do grupo LVMH, são algumas das estratégias sendo utilizadas.

Mas o que é maquiagem Douyin?

Andando em paralelo com o crescimento das marcas de beleza chinesas, um visual chamado “Douyin Makeup” ou “Xiaohongshu Makeup”, que você pode já ter esbarrado no TikTok, está ganhando tração e levando ainda mais destaque para a C-Beauty. Ele se refere a um estilo de maquiagem popularizado pelas influenciadoras chinesas nas redes sociais Douyin (a versão do TikTok) e Xiaohongshu (uma espécie de Instagram misturado com Pinterest e e-commerce), mas que muitas vezes é confundido com a maquiagem coreana.

Exemplo de visual da Douyin Make-up

Elementos da Douyin Makeup na campanha da marca Perfect Diary: sombra brilhante, cílios marcados e contorno da boca esfumado com batom saturado. Foto: Divulgação

Apesar de terem semelhanças, o estilo chinês é, no geral, um pouco mais saturado e dá muito destaque para os olhos. Glitter na sombra, cílios dramáticos e lentes de contato (como as da marca Moody Lenses) também fazem parte do visual, cuja hashtag no TikTok já tem mais de 1.4 bilhão de visualizações.

Desafios da C-Beauty pelo mundo

Para conquistar de vez o mercado de beleza fora da China, no entanto, especialistas acreditam que a C-Beauty ainda precisa encontrar um caminho mais sólido, que é especialmente desafiador pela ideia preconceituosa que boa parte do Ocidente possui sobre o Made in China.

Lisa Shiqi Yi é fundadora da GENLAB e profissional requisitada por marcas de beleza que querem entrar na China — ou expandir para fora dela. No podcast Trancing the trend (bom para quem quer acompanhar o mercado do país), ela compara a imagem bem consolidada da K-Beauty ou da J-Beauty. Para ela, a C-Beauty terá mais chance de prosperar internacionalmente quando desenvolver e/ou fortalecer um diferencial, seja um visual específico (como o estilo de maquiagem Douyin), uma rotina, um slogan (como o “Morning C, Evening A”) ou mesmo um ingrediente único.

Em entrevista ao WWD, o gerente de insights de saúde e beleza do Euromonitor Yang Hu concorda e acredita que um “star ingredient” é algo que está próximo de ser alcançado. “Neste momento, os principais ativos que constroem uma marca ou mesmo um grupo de beleza ainda não foram encontrados por uma marca de C-Beauty”, diz ele. “Mas temos visto uma onda de talentos trazendo sua experiência em conglomerados globais para dentro de companhias locais. Políticas governamentais também estão encorajando o desenvolvimento de ingredientes domesticamente, o que pode acabar com a lacuna em tecnologias essenciais, como possuir um ingrediente estrela”.

Acostumadas com concorrência, uma vez que a economia da China é uma das mais competitivas do mundo, as marcas de C-Beauty têm como vantagem a possibilidade de testar, errar e acertar com rapidez. Isso graças à disponibilidade de um enorme e ágil polo industrial e um mercado consumidor apto e ansioso para experimentar novidades. Tendo sido colocados sob intensas políticas de Covid zero nos últimos anos, especialistas acreditam que os consumidores chineses estarão ainda mais atentos e exigentes quanto aos benefícios para a saúde que novos produtos podem oferecer. E isso inclui a busca por ingredientes eficientes no skincare, o que pode incentivar as marcas a seguirem se especializando em desenvolvimento e pesquisa.

Ao Business of Fashion, a diretora de negócios internacionais da Florasis, Maggie Han, fez sua avaliação: “Essa é a primeira vez que marcas de beleza chinesas estão tentando competir em outros mercados estabelecidos e sabemos que é muito concorrido. Há um extenso caminho pela frente, mas é algo que queremos investir a longo prazo”. Alguma dúvida que ainda vamos ver muito mais sobre elas?

Conheça 9 marcas de beleza chinesas que estão difundindo a C-Beauty:

Uniskin - C-Beauty

Uniskin

Quem: Du Le
Quando: Em 2018
DNA da marca: Focada em ingredientes, essa marca de skincare criada por um médico chegou no topo dos charts da C-Beauty graças às suas embalagens minimalistas e o foco em pele asiática. Em 2021, ela ganhou o prêmio de marca de beleza emergente do ano pelo Tmall. Comprovando seu esforço em pesquisa, ela desenvolveu um ingrediente chamado GraviA, que contém dois derivados do retinol, ao trabalhar com a Zhejiang University. Possui site e Instagram, mas não entrega no Brasil.
Favoritos: O top seller é o creme para olhos Wrinkle Reducing Eye Cream, que tem como estrela o ingrediente Lapagyl, um extrato botânico que na China é exclusivo da marca.

Herbeast, C-Beauty

Herbeast

Quem: Yisa He e Yanjing Bai
Quando: Em 2020
DNA da marca: É uma das estrelas emergentes da C-Beauty e tem a intenção de competir no mercado premium de skincare contra marcas como Estée Lauder e Lancôme. A marca usa apenas ervas e plantas nativas da China e também aposta em conteúdo com uma revista e exposições sobre o tema herbal.
Favoritos: O Repairing Oil Serum, que é feito com um fungo raro chamado Reishi.

Zhuben, C-Beauty

Zhuben

Quem: Liu Qianfei
Quando: Em 2016
DNA da marca: Seus cleansing oils focam em diminuir a fricção excessiva na pele provocada por demaquilantes comuns. Tem como característica testar seus produtos diversas vezes antes do lançamento com clientes e influenciadores, além de realizar boa parte de suas vendas por meio de lives nas redes sociais chinesas.
Favoritos: Os demaquilantes são os mais vendidos da China. O Dream River Botanical Refreshing Cleansing Oil chegou a bater 100 mil unidades vendidas em um mês no ano passado.

Florasis, C-Beauty

Florasis

Quando: Em 2017
DNA: Com designs superintrincados, é uma das principais marcas que coloca em prática o orgulho de ser feita na China. Faz sucesso nas redes sociais por causa do visual de suas maquiagens — não é raro encontrar vídeos de influenciadoras se referindo aos produtos como “os mais bonitos do mundo”. Tem presença no Instagram e recentemente passou a entregar em diversos países (o Brasil está entre eles).
Favoritos: os pós compactos, como o Flawless Jade Breathable Setting Powder (US$ 36), e os batons, como o Blooming Rouge Porcelain Lipstick (US$ 39).

Colorkey, C-Beauty

Colorkey

Quem: Qinya Li
Quando: Em 2018
DNA: Popular pelos produtos para lábios, que promovem um visual esfumado característico da maquiagem chinesa, a Colorkey costuma fazer sorteios no Instagram e parcerias concorridas, como a com a Hello Kitty. É a marca mais comprada na categoria batons no Tmall e uma das favoritas quando o assunto é custo-benefício. É possível encontrar alguns produtos à venda na Shopee.
Favoritos: O Colorkey Velvet Liquid Lipstick, que existe em diversos tons.

Perfect Diary, C-Beauty

Perfect Diary

Quem: David Huang
Quando: Em 2016
DNA: Se você acompanha o universo da C-Beauty provavelmente já ouviu falar da Perfect Diary, o “unicórnio” da beleza do país. Apesar de recente, a marca conquistou o mercado chinês rapidamente pela sua estratégia de redes sociais e já expandiu para os EUA com um site específico para a região. Atualmente, ela possui mais de 150 pontos físicos na China e costuma atualizar sua oferta de produtos das categorias principais a cada seis meses, o que é muito mais rápido do que outras marcas costumam fazer. Dentre as coleções cápsulas mais famosas, estão a com o MET, o British Museum e a com a versão chinesa da National Geographic. Há alguns produtos da marca disponíveis no AliExpress com entrega para o Brasil.
Favoritos: O pó solto Weightless Soft-velvet Blurring Loose Powder e os batons, como o Weightless Velvet Lip Stain.

Flower Knows, C-Beauty

Flower Knows

Quem: Baozi & Hana
Quando: 2016
DNA: Fundada por cosplayers, a Flower Knows aposta em um estilo retrô no design de seus produtos e embalagens, que misturam elementos da era vitoriana, de contos de fadas e também da cultura chinesa. É uma das marcas que mais cresce no país e já expandiu para o sudeste asiático, Europa, Japão e Estados Unidos. Ela entrega no Brasil por meio do site oficial.
Favoritos: Os blushes, como o Flower Goddess (US$ 30) e o Strawberry Rococo Embossed (US$ 26).

Documents, C-Beauty

DOCUMENTS

Quem: Zhaoran Meng
Quando: Em 2021
DNA: Historicamente, o segmento de perfumes não tem tanta penetração no mercado chinês, mas o cenário começou a mudar com a chegada de marcas de nicho, como a Documents. Desafiando o padrão, a empresa não foca no Tmall e resolveu investir em lojas físicas que impressionam pela arquitetura — e conquistaram clientes millennials e Gen-zs. Recentemente, a L’Oréal virou uma das investidoras da marca, que aposta no mercado de luxo.
Favoritos: Os acessórios para casa, como velas e difusores.

Dewy Lab, C-Beauty

Dewy Lab

Quando: Em 2021
DNA: Uma das primeiras marcas de clean beauty da China, a Dewy Lab mira no público jovem feminino interessado em formulações não-tóxicas. O mercado chinês de beleza ainda está dando os primeiros passos no quesito sustentabilidade e as marcas de clean beauty têm encontrado mais público na parcela de pessoas com pele sensível (cerca de 200 milhões de mulheres no país) e nas grávidas, já que elas possuem restrições com produtos de beleza tradicionais.
Favoritos: A Morning Dew Cream Foundation, uma mistura de base com hidratante.

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