PUBLICIDADE

Pera, calma. Antes de começar a escrever esse horóscopo eu preciso fazer uma limpa. Primeiro nesse teclado, que tá um horror. Como é que eu fiquei esses dias todos sem nem perceber que o meu teclado tava nesse estado? Surto. Álcool gel. Agora seria melhor fazer uma minifaxina nessa mesa, colocar os livros em ordem, dar uma ajeitada, quem sabe dobrar umas brusinhas e organizar aquele armário. Assim a cabeça vai funcionar melhor, tenho certeza. Organizar fora para organizar dentro. Pensando bem, seria bom dar uma varrida também — para varrer fora esse astral carregado — e talvez passar um paninho ali e aqui. Agora sim, tudo em ordem, tudo sob controle... Ai ai, doce ilusão.

Vocês precisam me perdoar por trazer esse clichê insuportável que sempre associa o signo de Virgem à mania de limpeza, mas eu não resisti. É que eu sou filha de virginiano e no momento sou aluna de TRÊS professores virginianes (destino, é você?), então me permito debochar desse signo sim senhora. Facilmente consigo perceber certas coisinhas que virginianes têm em comum: olhos de lince para enxergar todas as minúcias, ideias elegantes e a percepção apurada da realidade concreta. O signo de Virgem se orienta por alguns objetivos devidamente delimitados. A busca pela impecabilidade. Dar o seu melhor. Se dedicar. Estar sempre se movimentando, sempre mudando. Autoaprimoramento é a ordem. Se colocar a serviço de algo maior, algo que faça sentido, algo que seja real. Ter a humildade de mudar de ideia, de ir e voltar. Ter a liberdade de saber dizer NÃO SEI, e por isso mesmo saber tanto. É um signo que conta histórias muito bonitas. E é chiquérrimo pois é o signo da Beyoncé. Significa. Mas não vamos pregar a perfeição, vamos focar no possível. Elas já sentem a ansiedade na pele... então vamos com calma, pois a maior nóia possível já está rolando, e não está sendo fácil, Brasil. Então vamos nos concentrar nos movimentos construtivos e focar no que pode nos fortalecer.

PUBLICIDADE

Gosto sempre de lembrar as minhas leitoras que apenas um signo sozinho nos diz muito pouco ou quase nada sobre uma pessoa, já que os signos são a parte mais superficial da astrologia. Nesse horoscopinho que você está lendo, a divisão de signos serve muito mais como recurso oracular do que como detentora de especificidades realistas. Todes nós temos todos os signos em nosso mapa, e se algum deles não é muito ativado na nossa vida, certamente o é na vida de alguma outra pessoa que conhecemos, alguém da família, amigues, amores ou colegas [e inclusive desafetos, aquelas pessoas irritantes que insistem em nos incomodar]. A astrologia é e precisa ser um exercício de comunidade. Todos os movimentos cósmicos nos tocam, alguns com mais intensidade, outros de forma mais distanciada, mas o corpo sente tudo, nada escapa. Alguns aparecem apenas nas notícias distantes, nos falatórios e bafos das redes sociais, e outros acontecem dentro da nossa casa, no nosso corpo, no íntimo, ou com pessoas que amamos, que nos afetam. Não somos todos iguais, e Virgem sabe bem disso. Esse é o signo do discernimento. E ainda assim estamos todes respirando o mesmo ar. Tudo funciona dentro do seu contexto. Se atentar nas singularidades de cada contexto é acessar chaves para se transportar e transformar a realidade (sim, Mercúrio!). Virgem é o signo do bom cultivo, do método, do trabalho dedicado e da única certeza possível: que tudo pode e deve mudar.

PUBLICIDADE

Em setembro, trânsitos intensos estarão rolando. Se preparem, nenecas. Agosto já sentiu um gostinho das quadraturas que Marte aplica em Júpiter, Saturno e Plutão. E isso não basta, pois Marte passou as últimos semanas atazanando Vênus, colocando o dedo na ferida, incomodando, trazendo à tona dores, rupturas e mudanças mais drásticas. Agora, o planeta da treta e da ousadia vai entrar em movimento retrógrado, retomando situações, desenrolando essas crises, corrigindo exageros em tudo o que for da ação, força e iniciativa. A grande questão desse Marte retrógrado é que ele pode perder de vista a devida proporção das coisas. Situações nas quais estamos completamente envolvidas e imersas podem sair de proporção, e a gente talvez nem perceba. Muito provavelmente essas situações não são de hoje, elas já vêm se desenrolando desde o final de julho, quando Marte ingressou na sombra de sua retrogradação quadrando Júpiter e Saturno em Capricórnio. A natureza seca desses trânsitos pode revelar situações que despertam desconfortos e tensões. Eu gosto de pensar em dores de crescimento, em que Marte nos desafia a superar certos limites. Mas esses aspectos também podem ser interpretados como forçação de barra, irritações, pitis e exageros. No cenário coletivo, podemos esperar mais explosões, hostilidade, autoritarismo e militarismo. Pois é, 2020, quem disse que seria fácil?

Para controlar todo esse fogo no cy, Sol e Mercúrio em Virgem ativam toda a sua capacidade de adaptação, sagacidade, lucidez e discernimento para gerenciar essas crises todas. Redução de danos. É preciso colocar as coisas em sua devida proporção. Mas fique atenta para não colocar uma lente de aumento em detalhes que não são tão importantes assim. Não se perca de vista. Ou, se você sente que já está um tanto perdida, encare esse período como tempo de se resgatar e ajustar seu ponto de vista de acordo com a realidade que vem se formando. Estamos vivendo um momento de reorganização geral das forças do mundo. Algumas tentarão se impor com mais força e agressividade. Nessas disputas, é importante você entender os seus limites, fortalecendo as defesas e se movimentando com estratégia, cautela e muita perspicácia.

Esse horóscopo não promete verdades, minúcias ou previsões infalíveis. Minhas ferramentas são limitadas. A ideia é propor uma conversa sincera a partir dos tópicos e assuntos astrologicamente pertinentes para o período analisado. São jogos efêmeros inspirados na astrologia. Você pode ler o seu signo solar, Lua e/ou ascendente, se quiser. Palavras têm poder. Esteja atenta. Esse horoscopinho é também um encantamento para direcionar o foco. Que seja sutil, que seja intenso, que venha setembro. - Madama Brona

Bafos astrológicos que merecem destaque:
02/09 - Lua cheia em Peixes
05/09 - Mercúrio ingressa em Libra
06/09 - Vênus entra em Leão
09/09 - Marte inicia seu movimento retrógrado até 13/11
10/09 - Lua minguante em Gêmeos
12/09 - Júpiter retoma seu movimento direto
17/09 - Lua nova em Virgem
22/09 - Ingresso do Sol em Libra
23/09 - Lua crescente em Capricórnio
24/09 - Mercúrio aplica oposição a Marte retrógrado
27/09 - Marte retrógrado aplica quadratura a Saturno
27/09 - Mercúrio ingressa em Escorpião
29/09 - Saturno retoma seu movimento direto

Áries

Querides arianjes, como vocês estão? Espero que bem, na medida do possível. Vamos aproveitar e começar por aqui mesmo: a medida do possível, algo que está em pauta nos últimos meses. Desde que o seu planeta regente, Marte, ingressou no seu signo, impulsos de renovação e fortalecimento se fazem presentes. Isso e mais a inquietude, o fogo no cy e o siricutico. Marte é significador das nossas lutas, iniciativas, coragem e força de ação, realização, defesa e vontade. Marte é quem cuida da nossa sobrevivência. Ele tem uma energia nervosa e estimulante, e sabe bem como se impor. Ele é incisivo, direto ao ponto e age para conquistar e superar dificuldades. No entanto, há outros personagens maiores que estão se movimentando nesse jogo. Pisar fino pode ser uma questão de estratégia. Há perigos lá fora. E esse Marte pode estar se atrevendo além da conta. É preciso ter cautela, parcimônia e sobretudo estratégia. São tempos espinhosos. E a delicadeza também pode ser uma excelente arma de defesa.

O mês de setembro se inicia com uma Lua cheia em Peixes, podendo trazer à tona coisas que estavam ocultas. O signo de Peixes ativa a décima segunda casa a partir do seu signo, e isso pode indicar processos que ignoramos ou desconhecemos. Questões de autossabotagem podem estar inclusas. Além disso, o trânsito de Marte em Áries já anda causando, fazendo e acontecendo. Por quadratura, fala de atrevimentos que podem se exceder com Saturno, Júpiter e Plutão. Esses planetas representam forças imensas do coletivo, forças que podem ser areia demais para o pequeno caminhãozinho de Áries. Sobrecarga. Também por quadratura, esse Marte vem se estranhando com Vênus em Câncer. Desconforto. É difícil conciliar e manter a harmonia quando a loucurinha bate. Especialmente a quadratura com Vênus pode indicar discórdias e rupturas. Mas isso não necessariamente é algo ruim ou indesejado. Quadraturas também podem representar as dores de crescimento, as crises de consciência que nos impulsionam e as boas brigas que valem a pena. O desconforto pode ser um sinal de grande mudança, vale a pena encará-lo. Romper pode ser sinal de livramento, e um surtinho básico pode ser o remédio necessário contra tudo o que bloqueia e oprime.

O desafio do mês é aproveitar eventuais crises para se liberar do que já não faz mais sentido. Essas quadraturas todas de Marte podem estar em sintonia com situações que chegaram a um certo limite. Momento para limpar a consciência e se sentir mais leve consigo mesme. Oportunidade de recomeçar, reconhecendo o tanto que você ainda tem a aprender, e o quanto isso pode ser estimulante. Esse longo período relacionado à retrogradação de Marte — que vai até janeiro do ano que vem, mas que encontra seu auge agora em setembro — pode ser melhor experienciado se encarado como oportunidade de renovação, recomeço e criação. Solta. Deixa fluir. Confia. Confia em você. Forçar a barra para tentar controlar coisas que estão além do seu alcance não vai ajudar em nada. O melhor a fazer é se encaixar no seu próprio corpo, se assumir e deixar que tudo flua com mais afetividade e carinho. Você pode se sentir bem, esse também pode ser um momento prazeroso, de descobertas e crescimento.

Arcanos do tarô associados a esse período: a torre; o louco; a imperatriz; nove de copas; o imperador.

O ascendente é a primeira impressão que você causa nas pessoas, antes delas te conhecerem de verdade. Confira abaixo o que cada signo ascendente significa.

Touro

O mês começa com muitos desafios e a necessidade de se virar com o que se tem! Na última semana de agosto e na primeira semana de setembro, Vênus ainda transita em Câncer e estará sentindo os desconfortos da quadratura que aplica em Marte em Áries. Esses trânsitos não têm uma única via de expressão, e a chave é tomar consciência de tais impulsos para canalizá-los de maneira mais construtiva e proporcional às suas forças e desejos do momento. Tomar controle de si mesma. Dominar a própria mente. É sobre isso. Foco, agilidade e desenvoltura mental. As palavras têm poder. A partir do dia 05/09, Mercúrio ingressa em Libra, ativando a sua inteligência pragmática para resolver problemas do dia a dia, organizar a rotina e lidar com encrencas, realizando e se desenrolando com o que tem. Mercúrio é mestre em se virologia.

Mas atenção: é preciso ter cautela com os movimentos de Marte em Áries, pois essas movimentações podem ativar assuntos de Casa 12. Esses assuntos se relacionam com questões pendentes ou mal resolvidas, mágoas do passado, coisas ocultas ou que ignoramos, mas que estão próximas e nos afetam, e também mecanismos de autossabotagem. A melhor forma de lidar com isso é superar de vez certas questões. Parar de negar. Lidar com a realidade. Resolver de uma vez por todas. Se livrar. Você está chegando num ponto de virada onde o movimento lhe impulsiona apenas para frente. Não há para onde voltar. É preciso seguir adiante. A vida segue seu fluxo. No coletivo, grandes forças estão em ação, e situações de injustiça ficam cada dia mais evidentes. Vivemos um momento de revoltas, transformações profundas e revoluções. As coisas estão mudando e precisam mudar. É sobre algo maior do que nossas vidinhas individuais, algo que está além do nosso controle, mas que desperta sentimentos intensos que vêm lá do fígado: raiva e ira. É preciso aceitar esses movimentos e se movimentar também por dentro. É para dançar e se permitir fluir na roda da vida, acolhendo inclusive essas sensações mais intensas e explosivas. Segurar pode trazer mais dor de cabeça. Solta, deixa ir. O que é seu tá guardado.

No dia 22, o Sol ingressa em Libra, abrindo uma nova estação, finalizando processos importantes de transformação e virada de paradigmas. Mudanças para melhor estão no horizonte. Aguente firme. Esse processo todo vai fazer muito sentido lá para o final do ano. E vai valer a pena. Os trânsitos do momento podem indicar que você está passando por um processo de cura e recuperação. Talvez você ainda esteja lidando com as consequências de algumas situações, resolvendo internamente algumas frustrações e decepções, ou quem sabe apenas entendendo um novo rumo, se despedindo de antigos padrões. Esse exame de consciência é muito valioso, por mais desconfortável que seja. Garantindo que todo esse processo, mesmo em suas etapas mais dolorosas, vai valer a pena, temos o trânsito de Vênus em Leão, a partir do dia 06/09.

Como essa Vênus se manifesta no fundo do céu, no quarto signo a partir de Touro, podemos dizer que seu trânsito se relaciona com uma frutificação das suas bases, sejam elas materiais, emocionais ou afetivas. Você tem chão, você tem onde pisar, você já construiu muita coisa para chegar até aqui. Esse trânsito pode fortalecer suas raízes e sua força de sustentação, além de indicar bons momentos para curtir a vida íntima, a família e deixar a sua casa e seu ambiente doméstico mais agradável. Boa hora para dar uma ajeitada no lar, deixando tudo mais bonito e confortável. Vênus é o planeta que representa as parcerias afetivas, o amor e a união. Tudo em Vênus funciona por correlação e codependência. Talvez esse seja um bom momento para pensar em como anda a sua rede de apoio, buscando equilíbrio e reciprocidade nas relações e entendendo que cada pessoa dá o que tem, na medida de suas possibilidades. A grande genialidade de Vênus está em alinhavar as diferenças em prol de um objetivo em comum.

Arcanos do tarô associados a esse período: cavaleiro de espadas; o mago; a roda da fortuna; nove de espadas; rainha de ouros.

Vênus carrega a fama de ser o astro que comanda o amor, mas ele é muito mais do que isso. Ele tem a ver com os acordos, a beleza e a forma que cada pessoa tem de se relacionar com tudo que a cerca, inclusive o dinheiro.

Gêmeos

A temporada de Virgem dá uma boa remexida na vida das geminianes de Sol, ascendente ou Lua. Os trânsitos do momento ativam o que é importante para lhe dar sustentação. Uma árvore só consegue crescer se tiver a profundidade necessária para suas raízes se firmarem. Logo no início do mês, no dia 02/09, teremos uma Lua cheia no signo de Peixes, que também é um signo mutável e que pontua o seu meio do céu. Isso pode indicar que esse é um momento para procurar equilíbrio e ponderação entre dois eixos de vida: base e topo. De onde você vem e para onde você quer e está indo. É sobre encontrar o seu ponto de equilíbrio interno, identificando o que pode estar pesando ou se excedendo. Uma vez que você consiga entender qual é o problema, é preciso abrir espaço na vida para a solução chegar. Essa Lua cheia pode iluminar caminhos, abrir portas e fortalecer seu processo de cura e transformação. Esses são trânsitos que indicam movimento.

O desafio é justamente focar nesse processo de temperar os excessos e as faltas, encontrando um caminho do meio. Os trânsitos desse ano indicam uma certa radicalidade, tanto para o coletivo como para o pessoal. Talvez você esteja canalizando toda a sua energia no trabalho, abrindo mão de partes importantes da sua vida. Ou talvez você esteja se doando tanto para as relações íntimas e familiares que não sobra muito espaço para os seus projetos pessoais. O astral do mês pode indicar que agora é um bom momento para identificar possíveis excessos e intoxicações. É preciso ter cautela e não cantar vitória antes da hora. Seja cuidadosa e estratégica. E, o principal, busque fazer um exame profundo sobre como anda a sua satisfação pessoal e seu contentamento. O trânsito de Mercúrio em Virgem pode estar te puxando para uma zona de menos procrastinação e mais ação. É sobre ir atrás dos seus objetivos e se dispor a passar por todas as etapas sem, no entanto, se atropelar no processo. É para ser algo suave, natural e gradual. É pra você se dar uma chance.

Outro trânsito que exige delicadeza e tento é a retrogradação de Marte em Áries. Marte é o planeta que se relaciona com as nossas lutas, disputas e iniciativas. Ele pode se expressar de uma forma mais agressiva e nervosa. É de Marte que aprendemos a sobreviver em condições tensas ou hostis. Todo mundo precisa ativar seu Marte para viver nesse mundão kaos. Mas tudo tem sua hora e lugar, e a grande questão desse Marte retrógrado é perder de perspectiva o verdadeiro tamanho das coisas. Grandes chances de exagerar a proporção e agir de maneira precipitada ou desmedida. Principalmente no que se refere a tudo o que movimenta a nossa raiva e o santo ódio de cada dia. Marte é também associado às rupturas, separações e tudo o que fortalece o individualismo. Por isso, se a intenção é equiLibrar a vida, talvez o remédio astral seja colocar uma dose extra de Vênus nessa equação, e fortalecer os laços de mútuo apoio e os afetos. Precisa dar uma adocicada, uma temperada no olhar, uma ponderação chic. Digo isso pensando na vida íntima, nas relações mais próximas. No coletivo, as coisas precisam mesmo é pegar fogo. Como diz um amigo muito sábio, certas coisas só vão mudar na base do incêndio. É preciso botar fogo e construir em cima. Mas voltando às suas questões particulares, encare esse desafio: assumir uma postura firme sem no entanto forçar a barra, entendendo o contexto, sendo gentil mas ocupando o seu devido espaço.

De forma geral, o conselho central para esse mês é focar nos seus objetivos e fortalecer a sua determinação. Aproveite as oportunidades que surgirem, mão na massa! Se concentre no que está ao seu alcance e depende de você. Querer abraçar o mundo é uma ilusão que só traz frustração e desamparo. A melhor coisa é amadurecer nossas iniciativas e articular uma organização pragmática que produza efeitos reais. Mostre para si mesma que você dá conta do recado. Não tenha medo de se impor e mostrar a que veio. Agora não é hora de bancar a boazinha fofinha que tem medo de desagradar. Esse é um mês para ativar a grandeza que existe em você, se colocar, se firmar e não ceder a pressões externas. Longe de querer reproduzir uma ideia patriarcal de dominância, a ideia é aproveitar esses movimentos marciais para defender o que você acredita e lutar pelos seus objetivos. Hora de ativar a sua guerreira piranhuda. Não peça desculpas por ser quem você é, se assuma! E exija respeito. Setembro é um mês para definir limites e mostrar para o mundo as suas próprias condições.

Arcanos do tarô associados a esse período: a temperança; três de copas; dois de copas; oito de ouros; e o imperador.

Câncer

A primeira semana de setembro traz notícias interessantes: logo no dia 02/09 teremos uma Lua cheia em Peixes bem especial (feat piranhas românticas), abrindo os horizontes e iluminando caminhos. Essa Lua é pura magia do amor e da atração, perfeita para fazer rituais de conexão pedindo por inspiração, guiança e proteção. No dia 05/09, é a vez de Mercúrio ingressar no signo de Libra, ativando seu Fundo do Céu e movimentando a vida afetiva, emocional e material. Esse é um trânsito que pode trazer desenvoltura para o trabalho e abertura de caminhos. Ele pede movimento, mudanças e sagacidade. E, no dia 06/09, Vênus se despede do seu signo e ingressa em Leão. Desde do dia 07/08, Vênus transitou no seu signo, trazendo um charme a mais para elas que já são pirigóticas encantadoras. Por onde Vênus passa, ela traz junto seu melzinho. Agora que Vênus ingressa em Leão, é hora de focar em questões mais pragmáticas como dinheiro, trabalho e prosperidade em amplo sentido.

Com a devida cautela que 2020 nos pede, esse pode ser um período favorável para firmar boas alianças, contratos e parcerias. Uma virada de jogo pode estar no seu caminho. Isso se relaciona com todo o trabalho que você já vem desenvolvendo, e pode ser encarado como os frutos e resultados dos seus processos. O trânsito de Vênus no signo de Leão, ativando a sua Casa 2, pode indicar um momento para valorizar o próprio trabalho e atualizar seus acordos. Também pode ser o caso de investir em você mesma e nos seus objetivos. **Se dedicar a algum curso, adquirir e aprimorar ferramentas chiques e qualquer coisa que possa dar uma elevada no seu trabalho**. Se você já sabe o que quer, esse pode ser um momento para se dedicar a atingir seus objetivos dando o seu melhor. Se você ainda está num caminho de encontrar algo novo, esse pode ser um momento de ampliar a visão, com boas oportunidades chegando. De qualquer forma, Vênus pede que você coloque as coisas em sua devida proporção e encontre real satisfação com suas ocupações, fortalecendo sua satisfação pessoal com boas escolhas. Bem-estar é a prioridade.

O desafio desse período é fortalecer o emocional, pois esse ano não está sendo fácil. Os trânsitos desse ano fazem oposição direta com o seu signo, testando sua paciência e jogo de cintura. Obstáculos podem estar cansando a sua beleza. Lidar com desapegos, frustrações e mudanças de plano demandam energia e um grande trabalho emocional. Claro, isso tudo, quando acaba e é devidamente resolvido e superado, pode nos fortalecer imensamente, mas não tem como negar que certos processos são realmente difíceis. Acolha os seus sentimentos e não force sua barra. Entre em contato com a sua vulnerabilidade e se dê um carinho. Mas não fique presa a essas dores. Você é maior do que isso, e esse momento vai passar, já está passando. O que se descobre forte não quebra. Coloca pra fora os seus lamentos, se permita. Mas não se demore nesse lugar.

Esse mês vivenciamos um grande fluxo de trânsitos astrológicos, com quadraturas e oposições significativas. O mais intenso já passou. Em outubro, as coisas tendem a se suavizar ainda mais. Mas, por agora, precisamos lidar com todas essas disputas cósmicas que refletem os fortes desejos de mudança que estão borbulhando no mundo todo. Como diz uma grande amiga bruxona, para sacudir o mundo é preciso se sacudir primeiro. As contradições, conflitos e negociações (internas e externas) são importantíssimas para nosso desenvolvimento individual e coletivo. Todo movimento é bem-vindo. E certas tretas são incontornáveis. A retrogradação de Marte em Áries aplica quadratura em Júpiter, Saturno e Plutão em Capricórnio. Em termos coletivos, isso significa que nada que é conservador, tradicional ou rígido demais passará confortável diante de tantos testes, rupturas e explosões. Marte em Áries não está para brincadeira. Ele chegou a um limite e impõe agora as suas condições. Do ponto de vista canceriano, Marte ocupa o décimo signo ativando o seu Meio do Céu. Esse é um momento para sacudir geral, encarar os desconfortos e explodir de vez as paredes que dificultam o seu movimento. Esse Marte quer ação, liberdade e revolução. É também sobre uma questão de postura, de como você se vê e se trata e, a partir disso, de como você se coloca no mundo.

Arcanos do tarô associados a esse período: sete de ouros; cinco de copas; a torre; o louco; a imperatriz.

Leão

Alô olá hello, pode entrar setembro ;) O mês começa muito bem para o signo de Leão, considerando que Vênus, a deusa do amor, do prazer e da prosperidade, entra na sua casa a partir do dia 06/09. Pode entrar, doçura, seja muito bem-vinda!!** Inclusive, você pode até fazer algum ritualzinho para marcar esse momento e chamar a abundância para dentro da sua casa. Vale meditação, limpeza da casa, banho de rosas, o que você sentir que serve para você. Para quem tem Sol e ascendente em Leão, um novo ciclo solar está apenas no começo, renovando as energias todas. Momento de fertilidade e muita criatividade. E agora Vênus transita no seu signo até o dia 02/10, trazendo um espírito de conciliação, suavidade, união e prazer. Boa hora para se conectar com a sua grandeza interior, reconhecendo a grande gostosa que você é. E, assim, se tudo der errado, pelo menos você vai estar encantadoramente bela e com o cabelo hidratado. Prioridades de Vênus, né mores?

Nas últimas semanas, Sol e Mercúrio transitaram no signo de Virgem, indicando que esse foi um período de muito trabalho, foco e organização. Ainda não terminou. Essa semana teremos Lua cheia em Peixes e os trânsitos finais de Vênus em Câncer e Mercúrio em Virgem. Faz bem quem conseguir aproveitar os primeiros dias do mês de setembro para ajustar pendências e resolver de vez coisas que estão sendo procrastinadas. O desafio é justamente conseguir dar conta e finalizar seus compromissos sem grandes enrolations. Aproveite para fazer o que você tem que fazer logo de uma vez, angel. Procrastinação é um vício que nos arrasta para o buraco da baixa autoestima, exaurindo nossa energia, é uó. Nada faz tão bem para a pele quanto começar, realizar e finalizar um projeto. Não precisa ser perfeito, não precisa ser incrível. Basta ficar pronto. Faça, descanse, continue fazendo, descanse mais um pouco, e só depois que você finalizar tudo é que você senta, comemora, analisa e critica. Tudo tem seu tempo.

Reflita sobre o que pode estar pesando ou se atravessando no seu caminho, cansando sua beleza para além da conta. Obviamente viver num país que está passando por nada mais nada menos que uma pandemia em pleno estado de negação, traz os seus efeitos, inclusive psicológicos e emocionais. Por isso, focar em tudo que pode lhe fortalecer é importante. É caso de sobrevivência mental, física e emocional. O desafio é dar conta das suas responsas sem se sobrecarregar tanto. Vá com calma, vai dar tudo certo. A retrogradação de Marte faz quadratura com Júpiter, Saturno e Plutão que transitam no sexto signo a partir de Leão, ativando assuntos de trabalho e afins. Essa configuração pode sugerir que agora é hora de impor seus limites, colocando as coisas em sua devida proporção, assumindo o seu lugar no comando. Talvez agora você esteja vendo as coisas sob uma perspectiva mais ampla, o que requer reajustes nos seus acordos e compromissos. Para onde está indo a sua energia? Como você tem se colocado no mundo, na sua rotina, nas coisas pequenas? E o que pode estar desgastando a sua saúde? Hora de cuidar dos seus interesses e valorizar o seu tempo.

Mas se atente para não cair em conclusões precipitadas. Essa retrogradação de Marte pode tirar algumas coisas de sua devida proporção, principalmente aquilo que nos diz respeito e com o qual estamos muito envolvidas. É preciso tomar um distanciamento para esfriar a cabeça e analisar a situação com frieza e racionalidade. Tem que parar para pensar, e dar um gelo na emoção. Ajustado o termômetro, hora de conversar e deixar tudo acertado. Fale o que você precisa falar. Mas não confunda assertividade com agressividade. Dê o seu recado de forma respeitosa e transparente. Seja objetiva e vá direto ao ponto. Examine bem os seus porquês, pois há chance de questões mal resolvidas do seu próprio ego estarem nublando o seu julgamento. Capricha na ponderação e na eleganzza. Mas não deixe de resolver suas questões, pois isso só vai aumentar a ansiedade e prolongar um eventual problema que pode ser resolvido mais rápido e suavemente. Faça esse balanço consigo mesme e busque reajustar sua rotina às novas necessidades e descobertas. Setembro nos pede uma mudança radical de paradigmas, deixando sair o que está preso aqui dentro, encarando a instabilidade que faz parte da vida. Deixa sair, mona. Limpa isso de você. Solta.

Arcanos do tarô a esse período: a imperatriz; dez de ouros; sete de ouros; cinco de copas; a torre.

O jovem maquiador assina o editorial "Um novo digimundo" da segunda edição da ELLE View e aqui você confere uma conversa sobre seus processos, sua história e seu ponto de vista sobre a intersecção entre beleza e arte.

Virgem

Temporada de Virgem no ar, você tá sentindo? Tá chegando a renovação aí também? Ou tá tudo na mesma, ainda esperando os refrescos? Logo no início do mês, teremos uma Lua cheia belíssima em Peixes, marcando um momento de clímax durante esse ano. Uma Lua cheia é sempre uma oposição ao Sol, e é justamente por isso que ela fica toda iluminada, grandona, à vista, exibida. Em seu temperamento colérico, a Lua cheia está cheia de energia, luz e desejos. Ótimo momento para renovar as energias e regenerar as forças da mente e do corpo. Faça um pedido, faça suas preces e seus rituais. Essa semana a magia está extra especial. Para tudo fluir da melhor maneira possível, o melhor a fazer é buscar o famoso equilíbrio. Não precisa se apressar, nem tensionar e nem se sentir pressionada. Relaxa, confia, solta. Mas entenda que o pensamento, o discernimento e a lógica também são orgânicos a esse corpo e a essa realidade. Nesse mood, o mês pode começar nessa tentativa de equiLibrar razão e sensibilidade. Virgem e Peixes. Trabalho, serviço, estudo dedicado e intuição, carinho, coração e fluidez. Tudo isso existe numa fina mistura.

Até o dia 05/09, Mercúrio transita no seu signo. Isso é especialmente bom para quem tem ascendente, Sol ou Lua em Virgem. Pode indicar que ** o intelecto está afiado, a mente está desperta, focada e boa de análise. Mercúrio está domiciliado em Virgem, significa: tá forte, tá trabalhando bem e se sente em casa. Isso é ótimo para tomar boas decisões, analisar as coisas com o distanciamento necessário, dentro de uma razoabilidade bacana. Aproveite a primeira semana do mês para se dedicar a atividades que demandem atenção aos detalhes e sagacidade. É bom para fazer planejamentos e um ajuste de contas. É bom para trabalhar com palavras, comunicações e mudanças. A criatividade pode estar em alta. O desafio é estar no domínio de si mesme sem entrar em nóias de controlar tudo e todos. O trânsito de Marte em Áries traz à tona questões antigas. Ancestralidade, heranças e aprendizados enraizados: tudo isso é tema que está em foco agora. Esses movimentos pedem um olhar mais carinhoso e acolhedor, ressignificando antigas dores e transmutando o que era chumbo em ouro. Boa hora para trabalhar o seu lado lavandinha, acessando o cuidado, a fertilidade e a energia do amor. É sobre aceitação, perdão e acolhimento.

A melhor forma de lidar com a energia explosiva de Marte é se assumindo e se posicionando enquanto guerreira. É sobre discernimento, estratégia e criatividade. Marte é também o planeta da inventidade, das ferramentas e da sobrevivência. É Marte quem nos ensina a realizar, tomar frente e fazer jus aos desafios da vida. Marte não é meramente guerra e treta à toa, Marte é também proteção e defesa. Esse Marte já vem causando, aplicando quadratura em Júpiter, Saturno e Plutão em Capricórnio, ativando as forças do coração, remexendo em questões sexuais e nos desejos mais profundos. Magia braba. Raiva. A partir do dia 20, Mercúrio, seu planeta regente, faz oposição direta a esse Marte. Isso pode indicar um momento de tomar decisões delicadas, que exigem uma análise estratégica e ousada. Ou quem sabe alguma ideia nova, ainda não bem definida, que esteja encontrando seus contornos e tomando corpo. Aspectos que envolvem Marte e Mercúrio falam de senso de sobrevivência, improviso, agilidade mental, inventividade e muita, mas muita criatividade. Coisas incríveis podem surgir dessa configuração ao mesmo tempo que ela se revela um tanto nervosa.

No dia 22/9, o Sol ingressa em Libra, abrindo uma nova estação de regeneração e renovação. Mudanças — para melhor — estão vindo. Mas para receber essas mudanças, é preciso abrir espaço na sua vida para que elas possam crescer e se desenvolver. Você está quase lá. No fim do ano, muita coisa vai fazer sentido. O importante é focar na organização emocional, buscando assentar seus sentimentos, fazendo as pazes consigo mesme, se perdoando, se entendendo e se resolvendo. É muito mais sobre você do que sobre os outros. Sacudindo aí dentro, tudo se sacode lá fora. Uma chavinha está virando e, com ela, portas estão se abrindo. Isso vale também para questões materiais, trabalho e realizações. Nesse processo, as relações também passam por uma renovação, uma vez que você muda a sua atitude e posicionamento no mundo. Os caminhos estão abertos. Com estratégia, é possível se movimentar para onde bons ventos sopram.

Arcanos do tarô associados a esse período: a justiça; seis de copas; cinco de copas; seis de paus; nove de copas; e rainha de ouros.

Libra

Início de mais um mês, cheio de possibilidades e oportunidades que surgem no horozonte librianístico. Sim, a coisa anda bem louca no cenário coletivo. É simplesmente bizarro viver e testemunhar um grande acordo coletivo de negação dos problemas. Vida que segue, não é mesmo? Não que isso seja exatamente uma novidade... mas o fato é que a senhora corona escancarou muitas coisas que já estavam rolando há tempos. Mas vamos focar na análise do seu signo de um ponto de vista mais particular, se concentrar no que é construtivo e no que pode lhe fortalecer! Começando pelo início: Vênus, seu planeta regente, ingressa no signo de Leão no dia 06/09. No seu trânsito por Câncer, projetos de trabalho, boas oportunidades e caminhos se abriram. Ou talvez esse trânsito possa ter se manifestado de uma forma mais prazerosa, trazendo uma confiança a mais nos seus processos, na sua autoestima e no que você tem a oferecer para o mundo. Agora em Leão, essa sensação de poder ser cada vez mais você mesme se fortalece. A Vênus em Leão é muito boa para quem tem sol em Libra e Touro, pois acentua as suas próprias características e pontos fortes. Se você quiser, um pedaço de sorte está a sua disposição. Use com sabedoria.

Mas nem tudo são flores, é claro. Pois bem, temos Marte fazendo oposição direta, chata e irritante, ao seu signo. Isso pode se manifestar em pessoas desagradáveis te enchendo o saco, torrando sua preciosa paciência e forçando a sua barra. Agora é hora de colocar um limite nesse povo folgado e se posicionar exigindo respeito. Se coloque! Lembre-se de quem você é, da sua trajetória e da sua própria força. Mantenha a sua verdade, e se imponha como a patroa que você sabe ser. Não é hora de deitar, parça. Se imponha! Compartilhe suas paixões, se expresse livremente, e faça o que você sente que precisa ser feito. Foco, força e fé. Nesse momento que o Sol transita em Virgem, pessoas com Sol e ascendente em Libra vivem o famoso período conhecido como "inferno astral" — que não precisa ser infernal, num sentido negativo. Aproveite o momento para resolver suas pendências e deixar tudo redondinho, articulando pendências e assuntos inacabados. Um novo ciclo se aproxima!

No dia 22/09, o Sol ingressa em Libra, abrindo uma nova estação de regeneração e renovação. O foco dos próximos meses é nos atributos da sensibilidade, coração, cuidado e vida afetiva. E eu não digo isso porque os trânsitos astrológicos estão fofos ou fáceis. Força emocional é algo que precisamos nutrir profundamente quando enfrentamos desafios. Nossa cultura superestima o racional e ignora o lado afetivo e emocional da força. E não é à toa que a coisa tá nessa merda, né? Ampliar sua conexão com os seus sentimentos, desejos, lembranças e também com a espiritualidade pode vir a ser uma grande ajuda.
Inspiração, criação e empatia podem expandir sua experiência de vida. A ética do cuidado deve guiar os próximos passos. Tudo que for feito pela ótica do cuidado encontrará terreno mais fértil. Seguir antigas lógicas dominadoras não vai trazer a solução que estamos precisando. É preciso mudar coisas num nível muito profundo. Não existe manual para isso, nem conceitos universais ou absolutos. Receitas de bolo não dão conta. Você vai ter que criar a sua própria, se guiando pela sua intuição, ativando todo o poder da imaginação. Setembro pede que você chame seu espírito de volta para si e se liberte de coisas que oprimem, prendem ou diminuem seu desejo de vida. Você precisa alimentar a sua curiosidade, coragem, ousadia, iniciativa e não se levar tão a sério. É pra ser doidera mesmo, é pra se movimentar, deixar o próprio caminho guiar. Não tenha medo do erro, nem de sentir medo, nem de ter que voltar atrás ou mudar de ideia. Tudo isso é permitido, e tem a sua própria beleza.

Arcanos do tarô associados a esse período: ás de ouros; rainha de paus; rei de ouros; o mundo; rei de copas; o louco.

Fortemente ligado à contracultura e excelente opção de customização, o tie-dye nem sempre foi abraçado pelas passarelas e vitrines, mas neste período de isolamento está por todos os lados. Saiba mais sobre sua origem, descubra a história e a relação dessa estampa com a moda e, claro, aprenda dicas de DIY.

Escorpião

Setembro começa com uma belíssima Lua cheia em Peixes, trazendo à tona temas de amor, relacionamentos, afetos, reciprocidade e cuidado. Dar e receber, com prazer, com verdade e disposição. Nem preciso falar que a energia sexual desse período anda toda na saliência, mas nem todo mundo vai senti-la pelas mesmas vias. O contexto muda tudo. Esses trânsitos de água podem ser sentidos nos processos de cura, renovação, criação e amor pela própria vida. É sobre ficar em paz consigo mesma e se entender. Uma vez que você sabe bem quem você é, sobra espaço para receber o outro com leveza e mais verdade, sem projetar suas nóias por toda parte. Reflita sobre o que você tem para dar, e como anda a sua balança. Você sabe se doar? Você sente o prazer de entregar? E você sabe receber, você se permite aceitar os presentes da vida? Essas são questões que surgem na primeira semana do mês. Não é exatamente uma operação racional de colocar tudo na ponta do lápis, como gostaria Mercúrio em Virgem. A resposta tá mais pras bandas da Lua cheia em Peixes. O desafio do momento é, no entanto, lidar com eventuais expectativas frustradas e pequenas coisinhas que podem sair do controle ou do planejado.

Escorpião é um signo tão fixo, e tem tanto amor pelos desafios, que às vezes pode preferir se apegar ao desconforto do que investir em mudanças mais suaves. O que exatamente precisa ser provado? Medo, coragem, instinto de sobrevivência, insegurança? O que será que bate nesses momentos que o desejo de controlar se sobrepõe a todo resto? Existe aí uma questão de virar uma chavinha, ressignificando as motivações, batalhas e desafios. O fato é que esse novo normal é uma furada, e de novo não tem nada. Os trânsitos desse mês sugerem uma lentidão e processos mais travados. A retrogradação de Marte em Áries e seus movimentos de quadratura indicam que limites podem estar sendo desrespeitados. É preciso colocar as coisas em sua devida proporção e perspectiva. Imponha seus nãos, defenda seu espaço. E, de outra mão, saiba que você também vai estar escutando uns nãos. Lide com isso. É sobre respeitar limites e ajustar as coisas na sua devida proporção. A partir do dia 12/09, Júpiter retoma o seu movimento direto, dando uma sensação de maior sentido e amplitude para as situações que estão se desenrolando durante esse período de quarentena.

Todo esse processo vai ter um impacto de mudança, motivação, energia e foco mais para o final do mês, quando o sol ingressa no signo de Libra, no dia 22/09, marcando o início de uma nova estação. Esse será um momento de atualizar o GPS e seguir viagem com a segurança de saber que você está no caminho certo. Mas se atente: essa segurança não vem de fora e nem espera validação externa. Essa segurança só pode vir de dentro. Você precisa se autorizar. Entendendo bem os seus porquês, as suas lutas e objetivos, o próximo passo é seguir firme, assumindo o controle e a iniciativa de certas situações que antes pareciam muito nebulosas ou incertas. Domínio emocional, material e autoconhecimento são palavras-chave para esse período. De modo geral, esse não é um mês para fazer a loka. Seu planeta regente, Marte, estará em movimento de retrogradação, um tantinho destemperado, mas cheio de boas intenções. Ele estará passando por um processo de reavaliação, reajustes e resgate. Confie nesse processo. Mas seja cautelosa e cuidadosa. E valorize seu trabalho, seu tempo e essa sua jornada. Cuide do que é seu, esse é o principal conselho para o mês!

Arcanos do tarô associados a esse período: seis de ouros; nove de copas; a força; o carro; quatro de ouros.

Sagitário

O início do mês é marcado pela intensidade da Lua cheia em Peixes, repleta de luz, calor e energia. Momento de embarcar em certas epifanias, visualizar o quadro maior, e finalizar um ciclo de derrotas e amarguras. Chega de sofrer, minha filha!!! A Lua cheia em Peixes vem para mostrar o que realmente importa, trazendo luz para o que gera mais vida e abundância. É sobre um certo reajuste de olhar, afetos e prioridades. E olhando assim de longe, entendendo o quadro geral, se distanciando das ilusões de perspectiva, limpando as lentes e colocando as coisas em sua devida proporção, questões difíceis podem vir à tona. Verdades tidas como naturais, inquestionáveis, leis absolutas... elas estarão passando por um teste. Com Marte aplicando quadratura em Júpiter e Saturno, nada que for da estrutura rígida, convencional e tradicional estará muito seguro ou confortável. O momento pede mesmo por rupturas, questionamentos e deslocamentos. Encare esse Marte em Áries como seu amigo, e preste atenção nos incômodos desse período, eles têm muito a lhe ensinar.

Ainda na primeira semana do mês, aproveite bem o trânsito de Mercúrio em Virgem. Ele transita no décimo signo a partir de Sagitário, ativando assuntos do Meio do Céu: é sobre atualizar sua bússola, abrir caminhos e acelerar o pensamento e a sagacidade. Ótimo trânsito para questões de trabalho, negociações e tudo o que possa mostrar suas habilidades para o mundo. Aproveitaaaaaa!!!!! Mas ó, cuidado com a emoção. Antes de tomar qualquer decisão precipitada, é melhor dar um tempo, tomar uma distância e esfriar a cabeça. Esse ano tem sido um teste para sua fogosidade. Estamos vivendo um ano muito saturnino, que pede planejamento, senso pragmático, realismo e muita dedicação. As coisas acontecem melhor se forem planejadas e bem temperadas. Pé no chão, cuide do que é seu. Não deixe que a urgência por movimento se atravesse no caminho da real mudança — que é gradual, demanda tempo e respeito ao ciclo das coisas. A partir do dia 12/09, seu planeta regente, Júpiter, retoma seu movimento direto, indicando que as coisas passam a fluir com mais efetividade. Isso vale principalmente para questões materiais: trabalho, dinheiro, segurança pessoal e tudo o que lhe alimenta. Isso pode indicar que, depois de tantas frustrações, você finalmente está absorvendo aprendizados e fazendo dos limões uma boa limonada. Aprendendo a gerenciar bem os recursos e trabalhar com o que se tem — tirando leite de pedra — meu amor, você vai longe.

No dia 22/09, o Sol ingressa em Libra, abrindo uma nova estação de regeneração e renovação. Estamos nos encaminhando para o fim de um ano muito difícil e transformador. Esse é um bom momento para acessar a força interior e se dar os devidos créditos por ter chegado até aqui. Com a conjunção de Júpiter e Saturno em Capricórnio, temos um longo período de expansão controlada. É sobre ter domínio de si mesme e da situação. Sim, meu amor, é muita aperto de mente. Eu também já não aguento mais, minha Lua em Sagitário tem vontade de sair correndo, dar uns gritão, lokiar, chamar a monstra. Mas eu respiro fundo, me controlo e mantenho minha compostura. Ok, nem sempre, às vezes o surto vem, mas depois que o surto passa dá até uma leveza, e vida que segue. O importante é continuar se fortalecendo, e entender que até mesmo as derrotas fazem parte desse processo. É sobre amar os erros, as falhas e as próprias sombras. Nosso instinto é muito poderoso, precisamos confiar no mistério do que está fora do nosso controle. E fazer as pazes com as nossas monstras. Enfim, setembro é um mês para aguentar firme, organizar os sentimentos e se assentar. Estamos atrevassando. Não importa se vai dar certo ou vai dar errado, pois tudo isso é muito relativo. O importante é continuar seguindo.

Arcanos do tarô associados a esse período: o mundo; o papa; quatro de ouros; a força; e nove de copas.

E quem não precisa, né, gente? Mas há alternativas melhores – e muito mais gostosas – do que bolacha recheada e outros ultraprocessados. Confira 12 receitas fáceis e ligeirinhas para matar aquela vontade de comer um doce em grande estilo.

Capricórnio

O mês começa naquela coisa: dedaria e grito no cy. Vamos por partes: primeiro teremos uma bela Lua cheia em Peixes, logo no dia 02/09, iluminando a mente e trazendo entendimentos sobre sua situação mais íntima. Questões de família, vida doméstica, casa, origens, passado e raízes estão no foco desses trânsitos. Marte em Áries anda movimentando as coisas nessa área mais emocional da vida. As bases estão tremendo mas, como diz uma sábia amiga, para sacudir o mundo é preciso sacudir a si mesma. E setembro tende a ser um mês de pico dessa agitação transformadora. Deixa sair, deixa rolar, crises, epifanias e revelações vêm também para libertar e abrir os caminhos. Hora de se livrar do que oprime e aprisiona. Respira, toma fôlego e coragem, e se permita encarar o desconforto da transformação. Vai valer a pena e, afinal de contas, a vida é sobre isso. Estruturas rígidas e conservadoras — do cenário coletivo também, mas principalmente no nosso íntimo — estão sendo testadas. Tudo o que incomoda indica um caminho a ser seguido. Não fuja desses desconfortos e dores de crescimento, vá em direção a eles! É assim que crescemos e nos expandimos.

O desafio é entender que esse é um processo sobretudo seu. Evite jogar a sua verdade para cima dos outros, projetando as suas próprias questões em pessoas que estão vivendo outros processos. Respeite o caminho do outro, e honre com o seu. A sua verdade diz respeito a você. Se acerte internamente, se investigue, volte para si. E entenda que todo esse processo é sim muito lento, gradual e exige um certo nível de desprendimento. O trânsito de Mercúrio no signo de Virgem, que vai até o dia 05/09, anda movimentando os seus horizontes e atualizando o seu ponto de vista. É preciso abrir a mente para enxergar o todo, e entender que esse é também um processo muito solitário. Nas últimas semanas, Vênus transitou em Câncer, ativando encontros significativos, trazendo boas oportunidades para reconciliações, mútuos entendimentos e equilíbrio nas relações. A partir de 06/09, Vênus ingressa no signo de Leão, chamando sua capricornianice para um processo de regeneração, limpeza e purificação. Hora de discernir o joio do trigo, de entender o que é seu e o que é do outro, até onde vão seus limites e até onde você pode exigir e esperar das outras pessoas. Vale a pena tomar um tempo e se distanciar para analisar essas questões todas com a devida ponderação. Certos processos são mesmo muito solitários.

A partir do dia 09/09, Marte inicia seu movimento de retrogradação, ativando linhas estruturais e encruzilhadas da sua vida. Decisões delicadas precisarão ser tomadas com cautela, estratégia, discernimento e cabeça fria. Não tenha pressa. Tente analisar as contradições da situação, acolhendo também as suas próprias contradições. E pense bem: o que de fato diz respeito a você? Veja bem se certas questões são realmente suas e se referem ao que está ao seu alcance. Cuidado para não se meter num fogo cruzado que só irá te desgastar. Foque no que é seu e no que é construtivo. Não é hora de embarcar em lutas impensadas. É fundamental que você saiba os seus porquês. Levada a que, onde e por quem? Mantenha essas perguntas por perto, elas serão seu amuleto talismã. Busque algo que funcione para você limpar a mente, pode ser meditação, exercícios físicos, música, o que for. A partir do dia 05/09, Mercúrio já ingressa em Libra, e, no dia 22/09, o Sol ingressa em Libra abrindo uma nova estação, ativando seu Meio do Céu e indicando um período de alta carga mental. Se cuide, meu bem. Cuide bem dessa sua cabeça. Mantenha ela limpa e protegida! Tendo esses cuidados, esse pode ser um período muito construtivo e potencialmente muito transformador. O caminho tem desafios, mas ele também pode trazer as suas recompensas para quem souber transitar com cautela, responsa, firmeza e paciência.

Arcanos associados a esse período: a torre; o eremita; dois de espadas; cavaleiro de ouros; seis de paus.

Aquário

O mês começa no nervoso já: uma inquietude vem surgindo na primeira semana. A Lua cheia está brilhante, fervorosa e bem foguentinha. Em seu temperamento colérico, os humores do início do mês estão numa onda crescente, com muitos sentimentos à flor da pele, caminhando para rápidas mudanças, revelações e epifanias. Parece que as coisas começam a fazer sentido? Do nada, uma ficha caindo bem no meio das nossas cabeças. Luz, movimento e foco no que realmente importa! Essa Lua cheia traz à tona tudo que se refere ao seu sentimento de segurança pessoal e sustento. Pode ser num nível mais material, em questões financeiras, mas pode ser também num nível mais emocional e interno. O desafio é alinhar essa inquietude toda com a necessidade de cozinhar e temperar as ideias em fogo brando, na paciência da ponderação que pede distanciamento, solitude e uma devoção à arte da paciência sagaz. Uma visão de mundo, uma nova perspectiva, um olhar apurado, tudo isso está se refinando conforme o mês segue em seus trânsitos.

O desafio é lidar com a energia solta e às avessas de Marte que ingressa em seu movimento retrógrado a partir do dia 09/09. Esse Marte precisa se desvencilhar de certas amarras, ele está em busca de liberdade, estimulado por seu senso de curiosidade. Talvez o mais sábio a se fazer seja embarcar de uma vez nessa viagem, sem grandes pretensões, só para curtir o caminho. Ficar se segurando muito pode trazer problemas maiores. Solta, deixa a coisa acontecer, se entrega. O próprio caminho vai lhe guiar. Vamos ver no que vai dar, vai que cola, vai que algo novo e delicioso se revela no meio dessa jornada? Marte fica retrógrado até 13/11, incomodando a rigidez saturnina e puxando Júpiter para a ação. É pra sacudir as ideias, se sacudir, se movimentar e sair do lugar de conforto. Chega de mesmice, chega da mesma ladainha de sempre. Vamos testar algo diferente. Faz bem também dar um tempo para a sua própria teimosia e, para variar, escutar um conselho ou outro. Os trânsitos desse período indicam que esse pode ser um bom momento para recuperar ideias esquecidas, aprendizados deixados de lado e retomar conversas necessárias. Mas fique atenta: esse Marte pode se exceder e adotar para si uma perspectiva desproporcional das coisas. É o caso de quando estamos tão envolvidas com algo que não conseguimos ver o quadro todo, e corremos o risco de nos perdemos em detalhes. Por isso, vale a pena ser menos teimosa e aceitar alguns sábios conselhos e orientações que possam surgir no seu caminho. Ou quem sabe até buscar ativamente algum tipo de orientação com alguém mais experiente, com sabedoria e confiança.

No dia 22/09, o Sol ingressa em Libra, abrindo uma nova estação de regeneração e renovação. Essa temporada de Libra pode ser especialmente boa para você, considerando que Vênus, a regente de Libra, estará transitando em Leão, ativando a sua Casa 7, numa oposição de forças que pode se traduzir em união de esforços, boas parcerias, visões que se complementam e novas relações que tendem a ser muito frutíferas. Isso pode se manifestar em amizades, sociedades, parcerias de trabalho ou em relacionamentos amorosos, afetivos, tesudos e cheios de carinho. Se abra para receber essas boas novas. Aceite receber essa abundância, abra seu coração para regenerar sua relação com o mundo. Esse é um fluxo de reciprocidade. É sobre dar e receber. É sobre harmonizar as relações, dar um voto de confiança, respeitar e nutrir as diferenças, firmar sua lealdade e sentir que você tem amparo nessa vida da mesma forma que você também tem condições de ser o suporte e o apoio das suas parcerias. Setembro pede que você tenha jogo de cintura, leveza e abertura para se movimentar sem medo de errar. Se permita, meu amor!

Arcanos associados a esse período: oito de paus; sete de espadas; o louco; às de ouros; seis de ouros.

Para falar de pluralidade e responsabilidade social e ambiental, é preciso mudar a maneira como assunto é abordado nas faculdades e universidades do país.

Peixes

Setembro começa com uma Lua cheiona bem na sua cabeça, queride pisciangel. Sentimentos estarão à flor da pele, e a intensidade tende a tomar conta dessa primeira semana. Esse pode ser um momento de muita clareza, para entrar em contato com os seus desejos mais sinceros. É sobre coração, envolvimento, escolhas sensíveis e a tentativa de se manter fiel a si mesme. Não se apresse a tomar decisões precipitadas, respeite seu tempo. Esses movimentos podem ser melhor compreendidos com o tempo e com a devida ponderação. Estamos em plena temporada de Virgem, seu signo oposto, o que indica que esse é um período voltado para as relações, parcerias e tudo o que envolver o contato direto com outras pessoas. Com Mercúrio transitando em Virgem até o dia 05/09, as relações pedem jogo de cintura, abertura para negociações e disposição para conversar. Já na segunda semana do mês, se iniciam os trânsitos de Mercúrio em Libra e Vênus em Leão, marcando um período para resolver pendências e ajustar contas.

O desafio do mês é entrar em contato com toda a sua abundância, fertilidade e necessidade de apenas relaxar e ser quem você é, sem forçar a barra, sem precisar se impor, sem ter que provar nada para ninguém. No dia 12/09, Júpiter retoma seu movimento direto, indicando um momento de colheita, onde resultados do trabalho dos últimos meses se farão mais evidentes. As coisas tendem a fluir com maior facilidade, apesar de ainda haver um forte mood de restrição e expansão controlada. Enquanto Júpiter permanecer colado em Saturno, precisaremos ter muito jogo de cintura para gerenciar a vontade de jogar tudo para o alto com a necessidade de cumprir certas responsas. É preciso trabalhar com os limites da realidade, expandindo nossos limites de forma gradual. O mais importante é você se respeitar e não forçar a sua barra. **Autocuidado, mimos e carinhos merecem ter um devido espaço na sua vida. Não deixe de lado esses agrados.** Fortaleça a afetividade, o cuidado e o amor na sua vida e todo o resto se desenrola.

A partir do dia 09/09, Marte inicia sua jornada de retrogradação, ativando seus assuntos de Casa 2: finanças, trabalho, segurança pessoal, sustento, estabilidade e tudo que alimenta. Recursos compartilhados, frutos do seu trabalho e tudo o que envolve sustentar seu corpo no mundo estará em processo de reajuste. Boa hora para repensar hábitos de consumo, valores do seu trabalho, valores do trabalho das outras pessoas, e prioridades. Onde você tem investido seu tempo e seus recursos de vida? Esses trânsitos também pedem um resgate de habilidades e tudo o que é ferramenta que dê suporte para sua vida. Pode existir a necessidade de reinventar alguns processos, principalmente o que se relacionar com grupos de pessoas, coletividades, internet, redes sociais e expectativas para o futuro. Não é uma boa hora para tomar decisões precipitadas. Ponderação, nesse caso, é a chave do sucesso. No dia 22/09, o Sol ingressa em Libra, abrindo uma nova estação e refinando todas essas questões financeiras e pragmáticas. Boa hora para fazer um balanço dos últimos tempos e estabelecer um plano de ação a partir das novas necessidades do momento. Existe algo que precisa ser estudado e devidamente analisado. Você já tem algo acumulado, e agora precisa agir com estratégia para fazer esses recursos prosperarem.

Setembro é um mês para organizar os sentimentos e se voltar para dentro. Se você estiver se sentindo um tanto apática ou bloqueada, não insista e não force sua barra. Vale mais fazer uma pausa para recolhimento e entender o que está acontecendo aí dentro. É preciso firmar desejos e reconhecer sentimentos e sensações que podem estar embaralhando a sua visão e o seu coração. Esse é um mês para se organizar internamente e externamente. Além disso, Vênus, um planeta que lhe protege e gosta muito do seu signo, estará transitando em Leão, ativando questões de rotina, detox, limpezas no geral, trabalho e recuperação. Se concentre em organizar a vida! Essa organização vai fazer muito sentido nos meses que se seguem. Aproveite o tempo que está à sua disposição agora. Cuide de você, cuide da sua saúde, cuide dos seus. Se concentre nas suas prioridades. No fim do mês, Saturno retoma seu movimento direto, indicando que processos que dependem também de outras pessoas passarão a fluir com mais efetividade. Portanto, aproveite esse mês para se preparar para a movimentação de fim de ano, e se atente para as boas oportunidades que possam já estar rolando agora. Valendooo. Vamo time!!!!

Arcanos do tarô associados a esse período: os namorados; a imperatriz; dez de ouros; sete de ouros; e quatro de copas.

Sete profissionais da moda explicam o que é coloração pessoal, compartilham detalhes e segredos sobre a técnica e ensinam como burlar as regras de forma consciente.


Rotinas com 20 passos, arsenal de produtos, horas de dedicação: autocuidado ou obsessão? A discussão em torno do skincare tem muito mais camadas do que faz supor aquele belo efeito glossy no rosto.


Moda, é bom lembrar, não é só roupa. Arte, arquitetura, design, beleza, os lugares que vamos e a forma como nos portamos ou falamos estão sujeitas à moda — e igualmente por meio deles buscamos expressar nosso verdadeiro eu. Mas, como você talvez já tenha notado, não temos conseguido muito bem.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE