Afropunk Bahia chega à sua terceira edição, com Victoria Monét entre as atrações

Revelação do R&B e indicada a sete Grammys, ela está no line-up do festival em Salvador, ao lado de Alcione e IZA.


Victoria Monet se apresenta durante sua "The Jaguar Tour" no The Regency Ballroom em outubro de 2023 em São Francisco, Califórnia.
Photo by Dana Jacobs/Getty Images



Nascido nos EUA como um movimento de resistência negra na comunidade punk-rock, com o lançamento de um documentário em 2003, o Afropunk realizou sua primeira edição no Brooklyn, em Nova York, em 2005. Desde então, vem se espalhando pelo mundo, passando por países como África do Sul, Inglaterra, França e Brasil, sempre pautado pela ideia de celebrar a música negra e revelar talentos.

O Afropunk aporta pela terceira vez em Salvador, ocupando o Parque de Exposições neste sábado e domingo (18 e 19.11), com mais de 20 atrações. A maioria são apresentações especiais, como Alcione convidando a escola de samba Mangueira; BaianaSystem recebendo Patche Di Rima (Guiné-Bissau) & NoiteDia (Angola), Tasha e Tracie dividindo o palco com Tati Quebra Barraco, além de Carlinhos Brown tocando o álbum Alfagamabetizado (1996), IZA, Olodum, Majur e Djonga.

O documentário que deu origem ao festival

Além deles, o Afropunk Bahia traz pela primeira vez ao Brasil Victoria Monét, indicada a sete Grammys, incluindo artista revelação, gravação do ano e melhor álbum de R&B. Com as nomeações (os vencedores serão conhecidos em 4 de fevereiro), ela parece ter conquistado o posto de revelação do R&B, mas suas letras já são sucesso no mainstream há tempos. A estadunidense é uma das autoras de “Thank u, next” e “7 rings”, hits da amiga Ariana Grande, e de “Do it”, das irmãs Chloe e Halle Bailey. Chris Brown e Fifth Harmony também já gravaram letras dela.

Do soul ao rap, com inspiração que passam por Motown, Prince e Bruno Mars, Victoria lançou em agosto seu trabalho mais recente, o elogiado Jaguar II, com participações do jamaicano Buju Banton, em “Party girls”, e da banda Earth, Wind & Fire, em “Hollywood”, que também conta com Hazel, filha da cantora. Aos 2 anos, a pequena se tornou a pessoa mais jovem a ser indicada ao Grammy, já que a faixa concorre na categoria melhor desempenho de R&B tradicional.

Afropunk: sábado e domingo (18 e 19/11) às 16h, no Parque de Exposições (Av. Luís Viana Filho, 1590, Salvador, Bahia. Ingressos entre R$ 90 e R$ 850. Mais informações aqui.

LEIA MAIS: “TUDO O QUE FALO NESSE ÁLBUM É UMA GRANDE SESSÃO DE TERAPIA”, DIZ IZA

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes