Como o elenco de Stranger things cresceu além da série

Millie Bobby Brown, Sadie Sink, Joe Keery e outros protagonistas vêm atuando no cinema, na música e no terceiro setor.


Stranger things



Ao longo de quase uma década, Stranger things transformou jovens atores em fenômenos globais. Com o encerramento da quinta e última temporada, que acaba de chegar à Netflix, os protagonistas se veem diante da pergunta: como seguir depois de protagonizar um dos maiores sucessos da plataforma de streaming? A resposta, ao que tudo indica, passa por carreiras diversificadas no cinema, música e empreendedorismo.

Parte dos atores mostra que a cidadezinha de Hawkins, onde a trama é ambientada, serviu como trampolim, e não como destino final. Confira a seguir:

LEIA MAIS: Atores e criadores de Stranger things falam à ELLE sobre a despedida da série

Millie Bobby Brown 

Aos 21 anos, casada e mãe de uma criança, que adotou em agosto com o marido, o ator Jake Bongiovi, Millie Bobby Brown expandiu sua carreira profissional desde que foi escalada para a série com apenas 10 anos. Além de dar vida à Eleven na produção, ela passou por outras grandes produções e construiu uma parceria com a própria Netflix.

A atriz é protagonista e produtora executiva da franquia Enola Holmes, que começou em 2020, ganhou uma sequência em 2022 e se prepara para uma terceira parte, ainda sem data de lançamento. Nos últimos anos, também participou de Godzilla II: Rei dos monstros (2019), Godzilla vs. Kong (2021), Donzela (2024) e The electric state (2025). Em entrevistas recentes, Brown contou que usa a experiência de crescer em Hollywood para assumir mais controle de sua carreira.

“Sou mãe. Estou casada. Muita coisa mudou. Comecei a gravar a série aos 10 anos. Foi como uma escola. Aprendi a ser profissional, a ter foco, como falar com o diretor, como aceitar as observações feitas por ele”, disse em entrevista à ELLE Brasil.

Noah Schnapp  

Intérprete de Will, outro personagem central do universo de Stranger Things, Schnapp, 21 anos, ingressou na Universidade da Pensilvânia (EUA), onde estudou empreendedorismo e gestão, e lançou sua própria marca de produtos alimentícios, a TBH, focada em opções sustentáveis e veganas de comidas feitas de avelã e chocolate.

Ao mesmo tempo, participou de filmes independentes, como Abe (2019), dirigido pelo brasileiro Fernando Grostein Andrade. Em entrevista à Variety, o ator falou sobre o desafio de continuar buscando seu lugar no mundo após participar de uma produção tão popular. “Crescer diante das pessoas e, de repente, tentar se reinventar é assustador. Mas é exatamente isso que me anima”, disse.

A revelação pública de sua sexualidade, em 2023, quando tinha completado 18 anos, como homem gay, também marcou um momento importante de amadurecimento. Ele afirma ter encontrado apoio no elenco e nos fãs. “A série me deu um lugar seguro para entender quem eu sou”, explicou em um vídeo nas redes sociais.

Finn Wolfhard  

O ator de 22 anos, que interpreta Mike, se tornou um dos nomes mais versáteis do elenco. Além de seu trabalho em filmes como It: A coisa (2017) e Ghostbusters (2021), ele investe na carreira como diretor de cinema e músico.

Após lançar alguns curtas autorais, Wolfhard escreveu, dirigiu e protagonizou seu primeiro longa de terror, Um verão infernal (2023). Até 2019, mantinha a banda de rock Calpurnia e atualmente se dedica ao duo The Aubreys, que foi responsável pela trilha sonora de Os órfãos (2020).

LEIA MAIS: Ariana Grande, Cynthia Erivo e Jon M. Chu falam sobre Wicked: Parte 2

Caleb McLaughlin  

O ator de 24 anos ficou conhecido como Lucas, mas segue acumulando outros papéis no cinema, além de usar sua visibilidade para discutir representatividade e combater o racismo na indústria. Desenvolveu sua própria fundação sem fins lucrativos, a Toa Foundation Inc., que apoia o desenvolvimento de jovens por meio das artes cênicas e da educação financeira.

Ele ainda é membro ativo do Jr. NBA Leadership Council, o programa oficial de participação juvenil no basquete da NBA, que trabalha para apoiar e aprimorar a experiência do basquete para jovens jogadores nos Estados Unidos.

Na moda, passou a vestir grandes marcas, como Thom Browne e Dior, que o escolheu como seu embaixador da linha de beleza em 2023.

Gaten Matarazzo  

Antes mesmo de dar vida ao carismático Dustin, Gaten já atuava na Broadway. Aos 10 anos, participou de uma adaptação de Os Miseráveis (2014-15). Embora tenha se dedicado à série, cantar nunca deixou de ser importante para ele. Nesse meio tempo, voltou ao teatro musical e participou de montagens como Sweeney Todd: O barbeiro demoníaco da rua Fleet (2023), também na Broadway.

Em 2019, ele também ganhou seu próprio programa na Netflix, Grite, você está sendo filmado, em que apresentou pegadinhas.

Diagnóstico de displasia cleidocraniana (uma condição genética rara que afeta ossos), Matarazzo se tornou um ativista sobre o assunto. Segundo ele, interpretar um personagem que compartilha da mesma condição em Stranger things foi libertador e ajudou outras crianças ao redor do mundo a se sentirem representadas.

Joe Keery 

O ator, que vive Steve na trama, aproveitou o sucesso para impulsionar sua carreira musical sob o nome artístico Djo. Em 2025, ele realizou uma turnê mundial de oito meses e ganhou destaque com o álbum The Crux, que mistura rock com psicodelia.

Graças a um viral no TikTok, o single “End of beginning”, de 2022, ultrapassou mais de 1 bilhão de plays no Spotify. “É muito louco ver a reação das pessoas à essa música”, contou à revista People. Em paralelo, atuou no videoclipe de “Loser”, single do quinto disco do Tame Impala, Deadbeat (2025). O cantor vem ao Brasil em março de 2026 junto com sua banda para uma apresentação no Lollapalooza, em São Paulo.

Sadie Sink  

A atriz de 23 anos ganhou destaque como Max e coleciona elogios por outros papéis dramáticos.
Em 2022, contracenou com Brendan Fraser em A baleia, dirigido por Darren Aronofsky, sobre um homem obeso e solitário que busca se reconectar com a filha adolescente, interpretada pela atriz.  

No teatro, conquistou uma indicação ao Tony de melhor atriz este ano pela peça da Broadway John Proctor is the villain.

No ano que vem, Sink estará no elenco do quarto filme da nova franquia do Homem-Aranha, da Marvel, dividindo a tela com Tom Holland e Zendaya.

Maya Hawke 

A filha de Ethan Hawke e Uma Thurman, intérprete de Robin, pode até ser considerada uma nepo baby, mas construiu com naturalidade uma carreira entre a música e a atuação. Bebendo no folk, Maya lançou discos elogiados pela crítica, incluindo veículos como Pitchfork e NME.

Em 2024, soltou Chaos Angel, seu terceiro álbum de estúdio, com composições autorais. Nas telas, participou de Asteroid City (2023), de Wes Anderson, e em 2026 estará no novo filme da franquia Jogos vorazes, ao lado de Jesse Plemons, Ralph Fiennes e Elle Fanning.

Joseph Quinn 

Apesar de aparecer somente na quarta temporada, Quinn virou um dos personagens favoritos do público ao interpretar o roqueiro Eddie Munson. Desde então, o ator de 31 anos tem sido escalado para diversas superproduções.

Entre os destaques, estão a distopia Um lugar silencioso: Dia um (2024), Gladiador 2 (2024) e Quarteto Fantástico: Primeiros passos (2025). Os fãs torcem para que ele retorne nos últimos episódios de Stranger things.

LEIA MAIS: Para Marjorie Estiano, Ângela Diniz era uma feminista sem consciência política disso

 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes