Gustavo Nazareno inaugura mostra em Londres

Artista mineiro exibe "Orixás: Histórias pessoais em retratos" durante a Frieze London.


Bara 402 2019 –2024 Charcoal on Hahnemuhle cotton paper detail Provenance Artists Studio 2
Bará #402 (2019-2024), série de pinturas a carvão. Foto: Divulgação



Gustavo Nazareno desembarca em Londres com Orixás: Histórias pessoais em retratos, mostra na Opera Gallery, em Londres, em cartaz a partir desta terça-feira (08.10), em meio a Frieze London, uma das principais feiras de arte contemporânea do mundo, que acontece entre a próxima quarta-feira (09.10) e domingo (13.10), na capital inglesa.

Com curadoria de Samuele Visentin, o artista mineiro exibirá 16 pinturas e 25 desenhos a carvão inspirados em religiões afro-latinas, especialmente no Candomblé e seus orixás, e também na fotografia de moda, incluindo nomes como Irving Penn.

Nazareno assinou as pinturas de Milton Nascimento na ELLE Volume 06, em 2021. Como ela contou na edição, seu trabalho é guiado por fábulas e poemas que escreve a partir da sua fé, em que cada obra é acompanhada por um texto.

Install Images Orixas Personal Tales on Portraiture Opera Gallery London © Eva Herzog Photography 8

Segmento da mostra Foto: Opera Gallery London/Eva Herzog

​​“Venho manifestando essa mostra desde que comecei a entender meu propósito na arte – elaborar minha fé, minhas paixões e meu universo”, disse Nazareno sobre a exposição em Londres. “Expor em uma cidade tão grande e importante na minha vida, onde a maioria das minhas referências nasceram, é uma verdadeira celebração. Toda a narrativa dessa mostra me leva de volta a 2018, quando cheguei pela primeira vez em São Paulo. Tive que estudar os orixás para um trabalho comissionado e, em troca, recebi um estúdio para pintar. Essa mostra é baseada nesse início e também representa um novo começo com a Opera Gallery, tanto para mim quanto para eles.”

LEIA MAIS: CALOR E TRANSFORMAÇÃO GUIAM OBRAS NO 38º PANORAMA DA ARTE BRASILEIRA

Gustavo Nazareno in his Sao Paulo Brazil studio © Courtesy of GUSN Studio

Gustavo Nazareno em seu estúdio, em São Paulo Foto: Divulgação/GUSN Studio



A exibição marca o início da representação do artista pela Opera Gallery, com sede em Singapura e filiais em Paris, Nova York, entre outras cidades, além de Londres. No próximo ano, Nazareno terá uma exposição solo no The DuSable Black History Museum and Education Center em Chicago (EUA).

Orixás – Histórias pessoais em retratos: de 8 de outubro a 9 de novembro, na Opera Gallery (65 – 66 New Bond Street W1S 1RW), em Londres.

LEIA MAIS: COM DESENHOS E INSTALAÇÕES INÉDITAS NO PAÍS, GALERIAS EM SP ABREM INDIVIDUAIS DE CILDO MEIRELES

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes