Mostra revisita 30 anos da moda e influências de Alexandre Herchcovitch
Exposição de Museu Judaico de São Paulo reúne peças, fotos e vídeos para revelar os contextos que inspiraram o trabalho do designer.
Era final de 1993 quando um jovem de origem judaica e cabelos alaranjados apresentou 40 looks reciclados, manchados e até queimados como seu trabalho de graduação no tradicional curso de design de moda da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. O trabalho de Alexandre Herchcovitch, que começou a costurar aos 13 anos, já chamava a atenção além do ambiente universitário e reuniu uma plateia que incluía Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho e Erika Palomino.
Alexandre Herchcovitch no desfile verão 2003 de sua marca Foto: Agência Fotosite
O desfile impulsionou a carreira do estilista, que abriu sua marca homônima no ano seguinte. Em comemoração aos 30 anos da apresentação, Herchcovitch ganha uma mostra, que se abre ao público em 20 de abril, no Museu Judaico de São Paulo. A partir de peças criadas ao longo dessas três décadas, além de fotos e vídeos, a exposição revela os contextos que não só influenciaram o trabalho do designer, mas que também formam seu legado.
LEIA TAMBÉM: OS SHOWS MAIS AGUARDADOS NO BRASIL EM 2024
Backstage do desfile inverno 2013 de Alexandre Herchcovitch Foto: Rafael Canas/Agência Fotosite
“Ele colocou em suas roupas e nas passarelas questões que não são específicas da moda, como quebra dos limites de gênero, políticas de classe e acessibilidade, racismo e representatividade, uso de espaços públicos e privados e o trabalho sexual”, diz o curador Maurício Ianês, que trabalhou por anos com o estilista, sobre a abordagem que norteia a exposição Alexandre Herchcovitch: 30 anos além da moda.
“Consideramos importante resgatar esses temas, que sempre foram importantes para ele, mas que talvez, com o passar do tempo, tenham acabado por se perder, principalmente para as novas gerações”, finaliza.
LEIA TAMBÉM: ABRIL NO STREAMING: “DIAS PERFEITOS”, “OPPENHEIMER” E “GARRA DE FERRO”
Backstage do desfile inverno 2013 de Alexandre Herchcovitch Foto: Rafael Canas/Agência Fotosite
Alexandre Herchcovitch – 30 anos além da moda: de 20 de abril a 8 de setembro, no Museu Judaico (Rua Martinho Prado, 128). De terça a domingo, das 10 horas às 19 horas (excepcionalmente nas quintas-feiras, o horário é das 12h às 21h). Ingressos: R$ 20 inteira; R$10 meia; entrada gratuita aos sábados.
LEIA TAMBÉM: MADONNA NO BRASIL: O QUE ESPERAR DO SHOW EM COPACABANA
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes