Onde e por que assistir aos indicados do Oscar 2024

Prepare a maratona, a cerimônia acontece em 10 de março.


Montagem com alguns dos filmes indicados ao Oscar 2024



A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou os indicados ao Oscar 2024 na manhã de terça-feira (23.1). E agora está na hora de correr para assistir aos concorrentes até dia 10 de março, quando acontece a premiação. A ELLE conta por que e onde ver os principais candidatos às cobiçadas estatuetas.

OPPENHEIMER

Sinopse: O filme de Christopher Nolan (O cavaleiro das trevas, Interestelar) é uma cinebiografia de J. Robert Oppenheimer (interpretado por Cillian Murphy), um dos maiores cientistas da história e diretor do Projeto Manhattan, que criou a bomba atômica, usada logo depois pelos Estados Unidos nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Por que ver: Oppenheimer aparece como um gênio vaidoso que inventou uma arma aterrorizante e demonstrou sentir certa culpa ao ver os resultados. Christopher Nolan reflete a ambiguidade de Oppenheimer no próprio filme, sem afirmar nada. Fora isso, tem atuações fabulosas de Cillian Murphy e Robert Downey Jr., entre outros. Quem diria que uma obra sobre um físico poderia fluir tão bem?
Indicações: 13 (filme, direção, ator – Cillian Murphy, ator coadjuvante – Robert Downey Jr., atriz coadjuvante – Emily Blunt, roteiro adaptado, fotografia, figurino, maquiagem e cabelo, trilha sonora, design de produção, montagem, som)
Onde assistir: disponível para aluguel no Prime Video, Apple TV, YouTube Play e de volta às salas IMAX

POBRES CRIATURAS

Sinopse: Graças ao pouco ortodoxo Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe), a jovem Bella Baxter (Emma Stone) renasce com o cérebro de um bebê, evoluindo aos poucos e descobrindo sua liberdade neste filme dirigido por Yorgos Lanthimos (A favorita, A lagosta).
Por que ver: É uma espécie de Frankenstein com uma mulher como o monstro e diálogos espertos sobre as hipocrisias da sociedade, especialmente no que concerne às mulheres, seus corpos e sexualidade. Com um belo visual vitoriano/futurista nos cenários e figurinos, conta com uma performance fenomenal e ousada de Emma Stone.
Indicações: 11 (filme, direção, atriz – Emma Stone, ator coadjuvante – Mark Ruffalo, roteiro adaptado, fotografia, figurino, maquiagem e cabelo, trilha sonora, design de produção, montagem)
Onde assistir: em cartaz nos cinemas

ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES

Sinopse: O longa de Martin Scorsese é baseado na história real dos indígenas Osage, que passam a morrer misteriosamente depois da descoberta de petróleo em suas terras, na década de 1920, como as irmãs de Molly (Lily Gladstone, primeira indígena estadunidense a concorrer ao Oscar de atriz). Ela se casa com Ernest (Leonardo DiCaprio), sobrinho do poderoso William Hale (Robert De Niro).
Por que ver: Scorsese volta a câmera para si mesmo, como homem branco, e para o papel que os faroestes que tanto amou tiveram na vilanização dos indígenas, impedindo que suas histórias fossem contadas, escondendo a construção de um país pela violência, pelo racismo e pela ganância. Atuações brilhantes de Lily Gladstone, Leonardo DiCaprio e Robert De Niro.
Indicações: 10 (filme, direção, atriz – Lily Gladstone, ator coadjuvante – Robert De Niro, fotografia, figurino, canção original – “Wahzhazhe (A song for my people)”, trilha sonora, design de produção, montagem)
Onde assistir: Apple TV+

BARBIE

Sinopse: No filme de Greta Gerwig, a boneca Barbie (Margot Robbie), que vive em uma terra dominada pelas mulheres, começa a ter pensamentos sombrios e precisa descobrir o que está acontecendo. Ao atravessar para o mundo dos humanos, descobre que, lá (ou aqui), os homens dominam, o que influencia o comportamento de Ken (Ryan Gosling). Barbie vai contar com a ajuda de sua “dona”, Gloria (America Ferrera, da série Superstore).
Por que ver: Ninguém imaginava um filme de boneca tão divertido e capaz de colocar em discussão de forma popular as dificuldades de ser mulher, mesmo que você seja a Barbie. Tem cenas hilárias, hits instantâneos e uma atuação excelente de Ryan Gosling como Ken.
Indicações: 8 (filme, ator coadjuvante – Ryan Gosling, atriz coadjuvante – America Ferrera, roteiro adaptado, figurino, canção original – “I’m just Ken” e “What was I made for?”, design de produção)
Onde assistir: HBO Max

MAESTRO

Sinopse: Bradley Cooper dirige a biografia do genial maestro Leonard Bernstein (Bradley Cooper), mostrando seu casamento com a atriz Felicia Montealegre (Carey Mulligan) e seus casos com homens.
Por que ver: Diferentemente da maior parte das cinebiografias de gênios, esta aqui reconhece os sacrifícios e a importância da mulher a seu lado, com uma grande atuação de Mulligan.
Indicações: 7 (filme, ator – Bradley Cooper, atriz – Carey Mulligan, roteiro original, fotografia, maquiagem e cabelo, som)
Onde assistir: Netflix

ANATOMIA DE UMA QUEDA

Sinopse: No vencedor da Palma de Ouro em Cannes, dirigido por Justine Triet (Sibyl), a escritora Sandra (Sandra Hüller, de Toni Erdmann) vira suspeita de assassinar o marido, colocando o filho do casal, Daniel (Milo Machado Graner), que é cego, no centro de um dilema.
Por que ver: A francesa Justine Triet, única mulher indicada na categoria direção deste ano, discute as diferentes faces da verdade e os desafios que uma mulher enfrenta no banco dos réus.
Indicações: 5 (filme, direção, atriz – Sandra Hüller, roteiro original, montagem)
Onde assistir: em cartaz nos cinemas

VIDAS PASSADAS

Sinopse: Uma menina sul-coreana deixa seu melhor amigo para trás ao se mudar para o Canadá com sua família. Anos mais tarde, já casada (na fase adulta, interpretada por Greta Lee, de The morning show), ela reencontra o amigo (Teo Yoo, da série Love to hate you).
Por que ver: Nesta bela estreia de Celine Song como roteirista e diretora, ela se inspira em sua própria experiência como imigrante para falar com delicadeza dos caminhos, pessoas e as versões de nós mesmos que deixamos para trás. Tem belíssimos diálogos e atuações de Greta Lee, Teo Yoo e John Magaro (First cowA primeira vaca da América), que interpreta o marido.
Indicações: 2 (filme e roteiro original)
Onde assistir: em cartaz nos cinemas

OS REJEITADOS

Sinopse: Nos anos 1970, um professor rabugento (Paul Giamatti, de Sideways – Entre umas e outras), um adolescente problemático (o estreante Dominic Sessa) e uma cozinheira em luto (Da’Vine Joy Randolph, de Only murders in the building) são obrigados a passar o Natal juntos em um colégio interno nesta obra de Alexander Payne (Sideways, Os Descendentes).
Por que ver: Sabe aqueles filmes sobre amizades e famílias improváveis que dão um quentinho no coração? É o caso aqui, com belíssimas atuações do trio.
Indicações: 5 (filme, ator – Paul Giamatti, atriz coadjuvante – Da’Vine Joy Randolph, roteiro original, montagem)
Onde assistir: em cartaz nos cinemas

ZONA DE INTERESSE

Sinopse: Jonathan Glazer (Sob a pele) faz um filme sobre o lado de lá do Holocausto. Seus personagens são o comandante de Auschwitz, Rudolf Höss (Christian Friedel, da série Babylon Berlin), e sua mulher Hedwig (Sandra Hüller, indicada ao Oscar deste ano por Anatomia de uma queda), que levam uma vida de sonho ao lado dos muros do campo de extermínio.
Por que ver: Zona de interesse, vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes, é mais do que um filme sobre o fascismo por dentro. Ele revela como pessoas comuns cometeram aquelas atrocidades e como muita gente é capaz de fechar os olhos ou abraçar o terror, em qualquer época, em qualquer lugar – inclusive hoje.
Indicações: 5 (filme, direção, roteiro adaptado, filme internacional, som)
Onde assistir: em cartaz nos cinemas

NYAD

Sinopse: A história real da nadadora Diana Nyad, que tentou várias vezes fazer a travessia entre a Flórida e Cuba, até conseguir, aos 64 anos de idade, com ajuda da amiga Bonnie (Jodie Foster), é adaptada neste filme de estreia na ficção de Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi, diretores do documentário ganhador do Oscar Free solo.
Por que ver: pelas atuações de Annette Bening e, principalmente, Jodie Foster
Indicações: 2 (atriz – Annette Bening e atriz coadjuvante – Jodie Foster)
Onde assistir: Netflix

A SOCIEDADE DA NEVE

Sinopse: Acostumado a filmar catástrofes, J.A. Bayona (O impossível,) retrata a história real da queda de um avião com um time de rúgbi uruguaio nos Andes, em 1972. Os sobreviventes ficaram 72 dias perdidos nas montanhas geladas e foram obrigados a recorrer ao canibalismo.
Por que ver: Bayona filma o acidente de maneira impressionante e dá conta tanto das cenas de ação quanto dos dramas dos personagens. O elenco é carismático.
Indicações: 2 (filme internacional, maquiagem e cabelo)
Onde assistir: Netflix

AMERICAN FICTION

Sinopse: O escritor Thelonious Ellison (Jeffrey Wright, de Westworld), conhecido como Monk, cansado de ver outros escritores negros fazendo sucesso ao escrever livros que os brancos querem ler, resolve fazer um experimento, criando uma obra cheia de clichês. Ao mesmo tempo, precisa lidar com sua família. Filme de estreia de Cord Jefferson.
Por que ver: A discussão sobre os estereótipos da experiência negra, que conta com Issa Rae (da série Insecure) como uma escritora, é interessante, mas melhor ainda é a relação de Monk com sua família, especialmente com os irmãos Lisa (Tracee Ellis Ross, de Black-ish) e Clifford (Sterling K. Brown, This is us). Wright e Brown brilham.
Indicações: 5 (filme, ator – Jeffrey Wright, ator coadjuvante – Sterling K. Brown, roteiro adaptado, trilha sonora)
Onde assistir: sem previsão no Brasil

RUSTIN

Sinopse: A história real e pouco conhecida do ativista negro e LGBTQIA+ Bayard Rustin (Colman Domingo, de Euphoria), que enfrentou o racismo e a homofobia, até dentro do próprio movimento pelos direitos civis. Ele organizou a Marcha sobre Washington de 1963, onde Martin Luther King Jr. fez seu famoso discurso “Eu tenho um sonho”, reunindo cerca de 300 mil pessoas.
Por que ver: Pela história desconhecida, mas, principalmente pelo atuação de Domingo.
Indicações: 1 (ator – Colman Domingo)
Onde assistir: Netflix

A COR PÚRPURA

Sinopse: Versão cinematográfica dirigida por Blitz Bazawule (Black is king) do musical da Broadway, baseado no livro de Alice Walker. O espetáculo foi adaptado para o cinema por Steven Spielberg em 1985. A cor púrpura fala sobre os abusos sofridos por duas irmãs negras, Celie (Phylicia Pearl Mpasi e a cantora Fantasia Barrino, que interpretam a personagem em fases diferentes) e Nettie (as cantoras Halle Bailey e Ciara), que acabam separadas.
Por que ver: Danielle Brooks, que arrasa como Sofia, uma mulher que não abaixa a cabeça para ninguém.
Indicações: 1 (atriz coadjuvante – Danielle Brooks)
Onde assistir: em cartaz nos cinemas

SEGREDOS DE UM ESCÂNDALO

Sinopse: Na produção de Todd Haynes (Carol), Elizabeth (Natalie Portman) é uma atriz que passa um tempo com Gracie (Julianne Moore), a mulher que vai interpretar em um filme. No passado, Gracie foi presa por, já adulta, manter um relacionamento com o adolescente Joe. Depois de sua soltura, os dois se casaram e tiveram filhos. A chegada de Elizabeth vai abalar a relação de Gracie e Joe (Charles Melton, da série Riverdale).
Por que ver: O roteiro de estreia de Samy Burch é complexo e de tons variados, e o trio de atores dá show.
Indicações: 1 (roteiro original)
Onde assistir: em cartaz nos cinemas

MEMÓRIA INFINITA

Sinopse: No documentário de Maite Alberdi (Agente duplo), a atriz Paulina Urrutia cuida de seu marido Augusto Góngora, com quem está há 25 anos. Ele, que foi um jornalista importante no registro da realidade e da memória de seu país, o Chile, durante a ditadura militar, está perdendo a sua memória devido ao Alzheimer.
Por que ver: Prepare os lenços, porque esse documentário abraça a emoção sem medo. É um filme que discute a importância da memória particular e de todo um país, mas também que mostra um amor que parece impossível.
Indicações: 1 (documentário)
Onde assistir: Paramount+

DIAS PERFEITOS

Sinopse: Vencedor do prêmio de melhor ator em Cannes, traz Kôji Yakusho (Dança comigo?) como um homem solitário que faz faxina em banheiros públicos em Tóquio e tenta apreciar as pequenas coisas da vida. O filme é dirigido pelo alemão Wim Wenders (Asas do desejo).
Por que ver: Além da interpretação brilhante de Kôji Yakusho, emociona ao fazer pensar no que precisamos realmente para viver.
Indicações: 1 (filme internacional)
Onde assistir: estreia em 29 de fevereiro

O MENINO E A GARÇA

Sinopse: Hayao Miyazaki (Meu amigo Totoro, A viagem de Chihiro) volta de sua aposentadoria após dez anos com um filme semiautobiográfico sobre um menino que perde a mãe e vai morar no interior com o pai e sua nova mulher. Ele tem dificuldade de aceitar a situação e vai embarcar em uma aventura entre o presente e o passado.
Por que ver: O belíssimo filme de Miyazaki leva a uma viagem onírica que fala de trauma, aceitação, criação, amizade.
Indicações: 1 (animação)
Onde assistir: em cartaz nos cinemas

MEU AMIGO ROBÔ

Sinopse: Um cachorro solitário compra um robô para ser seu melhor amigo, na Nova York dos anos 1980. Mas uma ida à praia acaba terminando mal, separando-os, nesta animação do espanhol Pablo Berger (Branca de Neve).
Por que ver: É mais um filme que emociona e acalenta o coração, falando de amizade e de como a vida caminha e às vezes é preciso deixar pessoas, lugares e coisas para trás, por mais que seja doloroso.
Indicações: 1 (animação)
Onde assistir: nos cinemas

LEIA MAIS: NA NOVA TEMPORADA DE “TRUE DETECTIVE”, AS MULHERES DOMINAM

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes