Como fazer brócolis gratinado e outras receitas quentinhas

Preparos para comer de colher, como fonduta de queijo e polenta com ragu de linguiça, aquecem corpo e alma quando chega o frio.


Terraco Bruno Geraldi
Creme de queijo, cogumelos e couve, do restaurante Terraço Jardins, no hotel Renaissance. Foto: Bruno Geraldi



Já reparou como as receitas de gratinados tomam conta das redes sociais assim que as temperaturas começam a baixar? Pudera: sob molhos cremosos e muito queijo, legumes e raízes ficam mesmo irresistíveis e valem por uma refeição. Para quem defende que sopa não é jantar, então, é literalmente um prato cheio.

A receita que abre esta reportagem é uma das mais buscadas na internet: brócolis gratinado. Aqui, a empresária Fer Fontoura ensina uma versão simplificada inventada para a filha, em que o preparo não leva molho bechamel e se resolve no liquidificador. 

Também vegetariana, a fonduta de queijo com cogumelos tem assinatura de chef: faz parte do menu do restaurante Terraço Jardins, dentro do hotel Renaissance, em São Paulo, e foi criada pelo chef Raul Vieira.

E, para quem procura um prato com “sustança”, a polenta mole com ragu de linguiça é facinha de fazer, mesmo com molho de tomates feito em casa – quem garante é o autor da receita, o chef-celebridade Henrique Fogaça, dono do restaurante Sal Gastronomia e jurado do programa Masterchef.  

 

Receita de brócolis gratinado

brócolis gratinado

Foto: @comidinhasdadiana

“Em vez de preparar o bechamel clássico, com farinha de trigo, manteiga e leite, aproveito o próprio brócolis para deixar o molho encorpado e mais nutritivo. Como cozinho todos os dias para meus filhos, Diana e Davi, preparos práticos facilitam bastante, mas servir um prato bonito também ajuda. A receita de brócolis gratinado faz o maior sucesso aqui em casa.”

Fer Fontoura, autora do perfil @comidinhasdadiana 

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 50 minutos

Ingredientes

1 brócolis japonês grande ou 2 pequenos
2 colheres (sopa) de creme de ricota ou requeijão cremoso
1 colher (sopa) de água morna
Sal a gosto
Queijo ralado a gosto 

Modo de fazer

1. Cozinhe o brócolis inteiro, em água com sal, mas retire metade quando ainda estiver al dente e reserve. Finalize o cozimento da outra metade, até estar bem macio, e escorra. 

2. No liquidificador, bata a metade mais cozida junto com o creme de ricota (ou requeijão cremoso) e a água morna, até que forme um creme liso. Ajuste o sal se necessário. 

3. Em uma travessa, coloque um pouco do creme, os floretes do brócolis al dente e complete com o creme por cima. Cubra com queijo ralado e leve ao forno a 200ºC, até gratinar.

 

Receita de creme de queijo, cogumelos grelhados e couve tostada 

Terraco2 Bruno Geraldi

Foto: Bruno Geraldi

“Uso o queijo artesanal Soberano, produzido pela queijaria Belafazenda, em Bofete (SP). É um produto inspirado nos queijos de montanha, que derrete muito bem. Outros queijos com essa característica podem ser usados, como o gruyère, ou um tipo mais curado de sabor marcante, como o parmesão.”

Raul Vieira, chef do restaurante Terraço Jardins, do Hotel Renaissance SP

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

200 ml de creme de leite fresco
100 g de queijo gruyère (Raul Vieira usa o queijo Soberano Reserva) ou parmesão ralado fino
Sal a gosto
100 g de cogumelo eryngui fresco
10 ml de azeite
Pimenta-do-reino a gosto
1 folha de couve-manteiga
Brotos de girassol a gosto
Flor-de-sal a gosto 

Modo de fazer

1. Reduza o creme de leite pela metade e adicione o queijo ralado. Ajuste o sal, se necessário, e reserve.

2. Corte os cogumelos ao meio, no sentido do comprimento, e toste-os no azeite, com sal e pimenta-do-reino, e reserve. Na mesma frigideira, toste a folha de couve rasgada.

3. Para montar o prato, coloque o creme no fundo, disponha os cogumelos e a couve por cima. Finalize com os brotos, flor de sal e um fio de azeite. Sirva com pão de fermentação natural.

Leia também:
Como preparar a famosa sopa de cebola do Ceagesp

Receita de polenta com ragu de linguiça

Polenta Cremosa com Ragu de Linguica 021

Foto: Divulgação

 

“Polenta mole é um prato de que sempre gostei e tenho no Sal faz tempo. É importante usar uma linguiça bem temperadinha, de preferência com ervas. Já usei também linguiça recheada com queijo, fica gostoso, porque o queijo dissolve junto com a linguiça e o molho. É uma memória afetiva deliciosa para dias frios.”
Henrique Fogaça, chef do restaurante Sal Gastronomia, em São Paulo 

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1h30

Ingredientes

500 g de tomates italianos
Folhas de manjericão a gosto
Sal a gosto
125 ml de óleo de soja
500 g de linguiça fresca sem as tripas
400 ml de caldo de legumes
250 g de fubá
100 g de parmesão ralado
50 g de manteiga
Sal a gosto

Modo de fazer

1. Remova o miolo e as sementes dos tomates e os disponha em uma assadeira. Tempere com sal e manjericão, cubra com papel-alumínio e leve ao forno a 180°C, por 35 a 40 minutos. Quando os tomates assados amornarem, bata no liquidificador, coe e reserve. 

2. Em uma panela, aqueça o óleo e frite a massa das linguiças, sem as tripas, até começar a dourar. Adicione o molho de tomates, acerte o sal e deixe apurar. Desligue e reserve. 

3. Em uma panela grande, ferva o caldo de legumes, acrescente o fubá e, com um batedor de arame, misture sem parar até a polenta ficar cremosa. Finalize com a manteiga e o parmesão. Ajuste o sal, se necessário, e sirva com o ragu. 

Leia também:
Nós amamos polenta!

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes