5 exposições em São Paulo para visitar em janeiro
Exposições em São Paulo passeiam pelo universo do design, artes plásticas e fotografia.
Em busca de exposições em São Paulo para visitar? Confira essas indicações, que alcançam expoentes no design, artes plásticas e fotografia.
Entre elas, há a mostra panorâmica Flávio Cerqueira – um escultor de significados, que distribui esculturas do artista por todo o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo.
LEIA TAMBÉM: GALERIAS BRASILEIRAS LEVAM MÓVEIS MODERNISTAS PARA A DESIGN MIAMI 2024
Flávio Cerqueira – um escultor de significados
A exposição individual inédita percorre 15 anos de carreira do artista paulistano que se debruça sobre questões de classe, identidade, raça e gênero para criar esculturas.
Com curadoria da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, a mostra distribui dezenas de obras provenientes de museus brasileiros e do exterior em todos os andares do edifício.
Obra Amnésia, 2015, de Flávio Cerqueira. Foto: Gui Caielli
Após a temporada de São Paulo, a exposição segue para os CCBBs Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro.
Flávio Cerqueira– um escultor de significados: até 17 de fevereiro de 2025, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, São Paulo. De quarta a segunda, das 9h às 20h. Entrada gratuita.
Amostra: um recorte da coleção Luisa Strina
Devido aos seus 50 anos de história, a galeria abriu a exposição com parte da coleção privada da galerista Luisa Strina. O acervo reúne obras de artistas como Cildo Meireles, Fernanda Gomes, Carl Andre, Jimmie Durham, Francis Alÿs, Mira Schendel e Leonilson.
A exposição tem curadoria assinada por Luisa Strina, além da diretora artística da galeria, Kiki Mazzucchelli, e pelo galerista e curador Ricardo Sardenberg.
Obra A Penteadeira, 1967, de Cildo Meireles Foto: Divulgação
Além da abertura da mostra, recentemente foi lançado o livro Luisa Strina 50 (Act. Editora), organizado por Kiki e Oliver Basciano.
Amostra: um recorte da coleção Luisa Strina: até 18 de janeiro de 2025, na Galeria Luisa Strina, na Rua Padre João Manuel, 755, Cerqueira César, São Paulo. De segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 17h. Entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM: NOVO EDIFÍCIO DO MASP SERÁ ABERTO AO PÚBLICO EM MARÇO DE 2025
Era uma vez: visões do céu e da terra
Aberta em outubro, a exposição reúne trabalhos de 34 artistas brasileiros e do exterior, de diferentes gerações, que refletem sobre o fim do mundo e imaginam novos inícios, misturando abordagens documentais, especulativas e ficcionais.
Exposição Era uma vez, na Pina Contemporânea. Foto: Isabella Matheus
Organizada por Ana Maria Maia, Lorraine Mendes e Pollyana Quintella, a mostra reúne obras de artistas como Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Erika Verzutti, Jaider Esbell, Jota Mombaça e Sueli Maxakali.
Era uma vez: visões do céu e da terra: até 21 de abril de 2025, na Pina Contemporânea, na Avenida Tiradentes, 273, Luz, São Paulo. De quarta a segunda, das 10h às 18h. Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Entrada gratuita aos sábados.
John Graz, Designer
Desenhos de ambientes assinados pelo designer e artista plástico suíço John Graz (1891- 1980), considerado pioneiro na arquitetura de interiores no país, integram exposição na Dpot. Lá, foi montado ainda um espaço com decoração inspirada em um de seus projetos.
Exposição John Graz, Designer. Foto: Baba Vacaro
A loja lançou recentemente um livro sobre o artista, com o mesmo nome da exposição, feito em parceria com a editora Monolito. Os autores são os próprios curadores da mostra, Fernando Serapião e Baba Vacaro.
John Graz, Designer: até 15 de janeiro de 2025, na Dpot, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 479, Jardim Paulistano, São Paulo. De segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 15h. Entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM: EM MOSTRA, HUMBERTO CAMPANA FALA SOBRE VIDA A PARTIR DE MATERIAIS ESSENCIAIS
Thomaz Farkas, todomundo
A exposição que celebra o centenário de Thomaz Farkas (1924-2011) reúne cerca de 500 itens, entre fotografias, filmes, equipamentos e documentos, de sua autoria e relacionados à sua trajetória, além de obras de outros fotógrafos e cineastas que atuaram em colaboração com o artista.
Integram a exposição registros do centro de São Paulo feitos na década de 1940, assim como o de escolas de samba no Rio de Janeiro. Há também fotos feitas durante a construção da cidade de Brasília, com detalhes dos projetos arquitetônicos e paisagísticos e as precárias condições de moradia dos trabalhadores migrantes de diferentes regiões do Brasil.
Salto ornamental em piscina do estádio do Pacaembu, São Paulo, SP. Foto: Thomaz Farkas / Acervo Instituto Moreira Salles
A curadoria é assinada pelo cineasta e crítico Juliano Gomes, Rosely Nakagawa – parceira de Thomaz Farkas na fundação da Galeria Fotoptica – e de Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS.
Thomaz Farkas, todomundo: até 9 de março de 2025, no IMS Paulista, na Avenida Paulista, 2424, Bela Vista, São Paulo. De terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h. Entrada gratuita
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes