Saiba como visitar o museu a céu aberto criado pelos irmãos Campana

O museu a céu aberto Parque Campana abriu as portas em outubro com oito pavilhões construídos com materiais locais e fibras naturais.


Museu a céu aberto dos irmãos Campana é aberto em Brotas, no interior de São Paulo.
Museu a céu aberto dos irmãos Campana é aberto em Brotas, no interior de São Paulo. Foto: Tuca Reinés



Projeto iniciado em 2020, o museu a céu aberto Parque Campana abriu as portas no fim de outubro em Brotas, cidade a 250 km da capital paulista, onde Humberto e Fernando Campana passaram a infância. 

O parque fica numa propriedade de 52 hectares, herdada em 2000 pelos irmãos, que passou por um processo de reflorestamento. Ao todo, o novo espaço cultural terá 12 pavilhões projetados pela dupla – desses, oito foram abertos para visitação. Essas edificações remetem à origem toscana da família e foram feitas com materiais locais, como plantas, bambu, eucalipto e palha. 

LEIA TAMBÉM: Louis Vuitton celebra 40 anos do Estúdio Campana na Design Miami.Paris 2024

Um dos pavilhões do museu a céu aberto dos irmãos Campana.

Foto: Tuca Reinés

Em entrevista publicada no primeiro volume de ELLE Decoration Brasil, em 2022, os irmãos compartilharam o sonho do parque. Na ocasião, Fernando, que morreu no mesmo ano, confirmou o desejo em ver o espaço em funcionamento.

“Muito significativa essa nossa volta a Brotas com o parque, vendo a cidade mais preparada para receber nossa contribuição, com mais consciência das tradições, da vegetação, da conservação dos rios. Porque se virar tudo soja ou canavial, a região vai virar um deserto”, disse na ocasião.

Um dos pavilhões do museu a céu aberto dos irmãos Campana.

Foto: Tuca Reinés

LEIA TAMBÉM: O DESIGN ICONOCLASTA E BEM-HUMORADO DOS IRMÃOS CAMPANA

Futuramente, o Parque Campana abrigará oficinas de técnicas manuais, cursos e residências artísticas, assim como um café e um museu com peças do acervo do Instituto Campana, que conta com mais de 6 mil itens. Também há previsão de um projeto de pesquisa científica, com foco na restauração da paisagem.

Um dos pavilhões do museu a céu aberto dos irmãos Campana.

Foto: Tuca Reinés

Como visitar o Parque Campana

O Parque Campana fica a oito minutos de carro do centro de Brotas, cidade a 3 horas de São Paulo.

As próximas datas disponíveis para visitação, ainda neste ano, são: 29 e 30 de novembro e 13, 14, 27 e 28 de dezembro. No ano que vem, foram confirmadas visitas nos dias 10, 11, 24 e 25 de janeiro e 7, 8, 21 e 22 de fevereiro.

Um dos pavilhões do museu a céu aberto dos irmãos Campana.

Foto: Tuca Reinés

Por dia, o parque recebe até 30 visitantes divididos em dois grupos, pela manhã e à tarde. Eles devem passar por uma visita guiada, com 1 hora de duração, e, caso desejem, podem participar de uma aula educativa. O período de visitação é de 2 horas no total.

LEIA TAMBÉM: AS METAMORFOSES DOS IRMÃOS CAMPANA

Um dos pavilhões do museu a céu aberto dos irmãos Campana.

Foto: Tuca Reinés

Os ingressos custam R$ 50 (meia-entrada custa R$ 25) e podem ser comprados no site. Idosos, crianças de até 5 anos e grupos de escolas públicas não pagam entrada. O local conta com estacionamento e as vagas podem ser reservadas também pelo site, durante a compra do ingresso.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes