Crochê em versões contemporâneas fisga o design

Com toque aconchegante, o vestir a casa ganha nova roupagem e doses de memória afetiva.


luminárias com crochê
Luminárias de crochê da coleção Fluxo. Foto: André Klotz



Vovó sabia das coisas. Lembra daquelas capas de crochê que cobriam peças em várias casas décadas atrás? Elas voltaram! Mas com roupagem moderna e uma dose extra de bom gosto. O modo de vestir a casa já havia sido apontado como tendência para 2023 no relatório da WGSN, agência de consultoria de dados. E se alguém duvidou que a moda ia pegar, eventos como a SP-Arte e a DW!, a semana de design de São Paulo, provaram que as coberturas para móveis e objetos decorativos vieram para ficar.

Utilizando técnicas como tricô, crochê e até tapeçaria, peças como abajures e poltronas receberam intervenções coloridas e elegantes. Um mix entre o retrô e o moderno, para aumentar o grau de aconchego dos ambientes.

Crochê no clássico

crochê na decoração: poltrona paulistana com assento de crochê

Paulistano: a mesma estrutura em roupagem artesanal. Foto: Divulgação

 

A poltrona Paulistano, assinada por Paulo Mendes da Rocha, ganhou uma versão em crochê recentemente. Com assento confeccionado à mão pela artesã Anne Galante, a peça está disponível nas cores branco e preto, na Deezign.

Costura entre design e arte

croche na decoração - poltrona com crochê

Poltrona Lina em versão crochetada. Foto: Henrique Padilha

A poltrona Lina, assinada pela Suíte Design para a Líder Interiores, ganhou cinco reedições para celebrar seu aniversário de cinco anos. Uma das peças ganhou intervenção da Srta. Galante e foi totalmente crochetada.

Patchwork de crochê

croche na decoração - capa de sofá de croche

Created with RNI Films app. Profile ‘Fuji Instax Normalised’

O sofá Omni ganhou uma capa feita por crocheteiras. Foto: Divulgação

Durante a DW! 2023, a Saccaro convidou quatro artesãs do Rio Grande do Norte para confeccionar uma pele de crochê para o sofá Omni. Sob a coordenação do estilista Marcus Figueiredo, diretor criativo da grife potiguar De Pedro, que idealizou a padronagem da trama inspirado nas estampas de ladrilhos hidráulicos, as crocheteiras produziram quadrados em tonalidades quentes. O resultado é inspiração para levar para dentro de casa.

Luz aconchegante

croche na decoração - luminaria com tapeçaria

Luminárias com tapeçaria de Alex Rocca. Foto: Divulgação

Nas mãos de Alex Rocca tudo reluz. A convite da Itens, o designer têxtil revestiu abajures e arandelas com suas tapeçarias em tons terrosos. Chamada Texturas, a linha é a primeira de Rocca com funcionalidade. Supermodernista!

Crochê no flow

croche na decoração - luminarias de croche

Luminárias da coleção Fluxo. Foto: Andre Klotz

O encontro entre o estúdio TomaziCabral, dos designers Nicole Tomazi e Sergio Cabral, a light designer Cris Bertolucci e o grupo Ateliê de Fiação deu origem à coleção Fluxo. Composta de luminárias numeradas e revestidas com crochê, a linha combina visões e estéticas diferentes em uma mesma linguagem.

Cortina-espetáculo

croche na decoração - cortina tramada

Cortinas da Uniflex: textura e jogo de luz. Foto: Valetim

Luz, sombras, nós e sensações foram as inspirações da Uniflex para a criação da Lashings Collection: cortinas feitas de tramas e amarrações em crochê. Nela, texturas se unem às sombras e luzes criadas pelas tramas do tecido, transformando o ambiente com um trabalho artesanal em grandes formatos.

Leia também:

O sincretismo religioso no design nacional

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes