Fazer manual é destaque na semana de design de São Paulo

Crochê e tapeçaria estão entre as tendências apontadas pela DW! 2023.


peças penduradas em fios de crochê
Luminárias de Nicole Tomazi e Sergio Cabral, com participação de Cris Bertolucci.



Em sua 12ª edição e com mais de 120 marcas participantes, a DW! Semana de design de São Paulo atingiu a maior extensão desde seu início, em 2011.
Da Alameda Gabriel Monteiro da Silva ao Centro da cidade, passando por Pinheiros e Jardins, não faltam grandes lançamentos de móveis e peças de design com assinaturas de peso, além de ótimas exposições. O evento começou no dia 11 e vai até o dia 19 de março, com ações espalhadas por oito distritos da capital paulista. Conferimos de pertinho cada uma delas para mapear as tendências mais quentes. Confira!

Crochês e bordados

O fazer manual, sempre valorizado no design, resgatou em 2023 as técnicas de bordado e crochê. Como um efeito de memória afetiva, que nos remete à casa da vovó, móveis e objetos de decoração ganham roupas.
Na DW! 2023, as tramas podem ser vistas no Ateliê Fiação, dirigido pelos designers Nicole Tomazi e Sergio Cabral, e com participação de Cris Bertolucci. O trio lançou sua primeira coleção, batizada de Fluxo, com luminárias cobertas com capas de crochê.

ambiente à meia luz com luminárias cobertas por crochê DW semana de design de São Paulo

Luminárias da coleção Fluxo, expostas no Ateliê Fiação. Foto: André Klotz

Já a Saccaro, levou crocheteiras para a loja na Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Durante o evento de lançamento do sofá Omni, as artesãs produziam uma capa para o móvel em tempo real.

poltrona bordada

Poltrona Derby, de Jader Almeida. Foto: Divulgação

O designer Jader Almeida, por sua vez, lançou a poltrona Derby, revestida com o tecido This must be the place, da dupla de ilustradores Icinori. Produzido pela Dedar, a partir de uma técnica exclusiva de tecer jacquard, as estampas possuem uma riqueza de detalhes impressionante, que garantem o ar de bordado feito à mão.

O reino funghi

Apontado como tendência pelo Pinterest Predicts 2023, a decoração com cogumelos pôde ser vista em um formato mais conceitual durante a semana de design. Deixando de lado o colorido e o lúdico, encontramos muitas peças que simulam o habitat natural dos fungos de forma poética e minimalista.

tapete feito de bolotas cinzas

Tapete Seixos, da Empório Beraldin. Foto: Divulgação

Na Empório Beraldim, por exemplo, o tapete Seixos lembra cogumelos à primeira vista. A peça faz parte da linha Cerrado, lançada durante a DW! 2023.

mesa que lembra um cogumelo com chapéu chato

Mesa Kieza, da Breton. Foto: Divulgação

Já na Breton a mesa lateral de concreto Kieza, que compõe a nova coleção da marca Borogodó, traz a estética do cogumelo de forma singela.

Um olhar mais aprofundado sobre a biofilia

O conceito que busca trazer a natureza e seus elementos para dentro de casa passou muito tempo conectado somente às estampas de folhagens. Durante a 12ª edição da DW!, encontramos um aprofundamento do design biofílico.

tapete redondo com desenho de arara

Tapete de Paulo Alves para a By Kamy. Foto: Divulgação

O estúdio Paulo Alves assina tapeçarias inspiradas no elemento ar, com desenhos de papagaios, tucanos, araras e outros pássaros. As criações fazem parte da coleção Elementi, da ByKamy.

tapete vermelho de formas orgânicas

Tapete da designer Paola Muller. Foto: Divulgação

Já a designer Paola Muller buscou nos vulcões a inspiração para o tapete Impermanência, que reflete sobre o caminhar por terrenos incertos para descobrir novos rumos.

Papel-de-parede-da-colecao-Raizes-da-Emporio-Beraldim-inspirado-nas-aquarelas-de-Ucho-Carvalho

Papel de parede com aquarela de Ucho Carvalho. Foto: Divulgação

Na Empório Beraldim, as aquarelas assinadas pelo artista Ucho Carvalho retratam diferentes biomas – Mata Atlântica, Amazônia e Pampas – e inspiraram a coleção Raízes, que conta com tecidos e a primeira linha de papel de parede da marca.

Tapeçaria em tudo e todo lugar ao mesmo tempo

No piso, nas paredes, no abajur, na poltrona e até no teto! É isso mesmo, a tapeçaria invade todos os cantinhos da casa. O designer têxtil Alex Rocca, a convite da Itens, criou peças repletas de cores que, nas palavras do artista, são parte de suas memórias afetivas.

luminária revestida de tapeçaria

Peça de Alex Rocca para a Itens. Foto: Divulgação

Na Feira Na Rosenbaum, o encontro entre Patrick Gondim e Valentina Stefani Saldanha, da Voador Tecelagem, com Guilherme Sass, da Casa na Árvore, resultou em uma poltrona revestida com tapeçaria. Na Maiori Casa, a tapeçaria virou uma obra de arte no teto. Para a tapeçaria, o céu é o limite!

poltrona com várias padronagens

Poltrona feita em parceria com a Voador Tecelagem e a Casa na Árvore. Foto: Divulgação

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes