As principais tendências de relógios em 2025 

Confira as novidades e tendências de relógios em 2025, de acordo com a Watches and Wonders. 


Relógio J12 da Chanel em coloração azul e pedras de safira na caixa.
J12 Bleu, da Chanel, com safiras. Divulgação



Nos sete primeiros dias de abril, a Watches and Wonders, maior salão relojoeiro do mundo, reuniu jornalistas, vendedores e colecionadores em Genebra, Suíça. Marcas que são referência em peças de luxo e inovação tecnológica apresentaram os lançamentos do ano e as tendências de relógios em 2025

Leia mais: Watches and Wonders mira na sustentabilidade

A principal delas foi a do lance mais alto. Significa que, frente à crise no mercado de luxo e  o uso massificado de smartwatches, destacaram-se as ofertas de modelos únicos e raros. Pense em relógios rebuscados, com pedras preciosas (um de mesa da Chanel tem uma escultura de leão com 5 mil diamantes). Houve também espaço para complicações que associam engenharia de ponta à beleza.

Relógio joia da Van Cleef and Arpels

Pulseira relógio Cadenas, da Van Cleef & Arpels. Divulgação

Abaixo, confira estas e outras tendências de relógios em 2025:

Joia com ponteiro? 

Um dos modelos mais instigantes da Van Cleef & Arpels é o Cadenas. Do tipo secreto, que mais parece joia, ele foi criado há 90 anos para a Duquesa de Windsor e virou um clássico. A versão atual combina ouro amarelo com caixa cravejada de diamantes e tem um mostrador angulado na direção perpendicular ao braço que surpreende: a peça que mais parece pulseira, revela o tempo também. 

Cartier Bangle

Pulseira relógio Panthère de Cartier. Divulgação

De jeito parecido, o Panthère de Cartier ganha uma repaginada em forma de bracelete robusto. Ele imita um salto de uma pantera sobre o pulso, com o ponteiro posicionado discretamente na direção do olhar da fera. Na versão de ouro amarelo e laca negra, há 23 diamantes e duas tsavoritas nos olhos. Já a opção de ouro branco tem 1103 diamantes e olhos de esmeraldas. 

Chanel mademoiselle prive bouton camellia necklace watch h10306 g rgb

Colar com relógio secreto da Chanel. Divulgação

Leia mais: Cartier expõe acervo icônico no México

Na Chanel, uma seleção de relógios escondidos vai além do braço e vira colar. Na coleção Mademoiselle Privé, eles estão dentro ou atrás de elementos que foram paixões de Gabrielle, tipo leões, pérolas e camélias. A Bvlgari também tem um modelo de relógio jóia para chamar de seu. É o Serpenti Aeterna, com design atualizado com formas geométricas e toque futurista.

Bvlgari 2025 Serpenti Aeterna 104205 Packshot 002 tendencias de relogios em 2025 watches and wonders

Serpenti Aeterna, da Bvlgari. Divulgação

Funcionalidade nas alturas 

No entanto, a grande notícia da Bvlgari neste ano foi a criação do relógio mais fino do mundo: O Octo Finissimo Ultra Tourbillon, com espessura de 1,85 mm. Trata-se do 10º recorde de finura batido pela marca romana. Com caixa de titânio e construção esqueletizada, a tiragem é limitada a 20 unidades. A façanha serve como símbolo de que a casa preza não só pelo luxo artesanal, mas também pela tecnicidade. 

Bvlgari 2025 Octo Finissimo Ultra TB 104313 Packshot 001

Octo Finissimo, da Bvlgari. Divulgação

Leia mais: A alta joalheria da Bvlgari vai além das joias 

A necessidade de apresentar avanços tecnológicos é uma premissa do setor. A Montblanc fez isso com o Iced Sea 0 Oxygen. O modelo recebe a mecânica usada pela etiqueta desde 2022 para alcançar as profundezas marítimas, mas, desta vez, para chegar às alturas – evitar embaçamento ou formação de gotículas internas na caixa. Branco, com 38 mm e inteiro de aço, o relógio é inspirado no Mer de Glace, maior glacial do Mont Blanc, a montanha mais alta dos Alpes que dá nome à grife.

Montblanc Iced Sea 0 Oxygen

Iced Sea 0 Oxygen, da Montblanc. Divulgação

 

Corrida contra o tempo

Além de mergulhadores e montanhistas, outros queridinhos da relojoaria são os amantes da corrida automobilística. Não à toa, a IWC Schaffhausen atualizou o clássico Ingenieur com mostrador verde por ser inspirado no personagem principal do filme Fórmula 1 (2025), interpretado pelo ator Brad Pitt, que usa a peça. 

IWC Ingenieur

Ingenieur, da IWC Schaffhausen. Divulgação

Leia mais: Um bate-papo entre Susana Barbosa e o diretor criativo da Montblanc

A Tag Heuer, cronometrista oficial da Fórmula 1, destacou a volta do Carrera Day-Date, homenagem ao seu modelo de 1986 para os Grand Prix. Com caixa de 41mm de aço polido e bracelete de couro, ele é movido a energia solar (dois minutos no sol carregam a bateria por um dia inteiro) e recebe cores que lembram o exagero da década de 1980. 

Tag Heuer Carrera

Carrera Day-Date, da Tag Heuer. Divulgação

Momento retrô

A pegada retrô também apareceu na Cartier. Em 1928, quando o mundo viu o advento do uso de carros motorizados, a maison francesa projetou um relógio que mostrasse as horas de forma rápida. O resultado foi o futurista Tank à Guichets, que fez um comeback. Sem ponteiros à vista, apenas os números das horas e minutos aparecem em espaços vazados na caixa metálica. São dois estilos: o que lembra o design original tem a abertura das horas na posição das 12h e dos minutos na das 6h, já a edição especial em platina (com 200 peças) apresenta as horas na posição das 11h e os minutos por volta no das 4h. 

Cartier Tank a Guichets

Tank à Guichets, da Cartier. Divulgação

Leia mais: 15 tendências de relógios em 2025 para o dia dos pais

Rolex Oyster Perpetual

Oyster Perpetual lavanda, da Rolex. Divulgação

Na Rolex, os jornalistas ficaram encantados pelas versões suaves, em cores vintage, do Oyster Perpetual. Os mostradores são em tons pastel, como pistache, bege e lavanda, perfeitos para aqueles que preferem delicadeza. Além dos queridinhos retrô, um grande frenesi aconteceu com a revelação do novo Land-Dweller, com pulseira integrada à caixa e mostrador num padrão de favo de mel em branco ou azul glacial. 

Rolex Land Dweller

O novo Land-Dweller, da Rolex. Divulgação

Tudo azul… 

A cor que prevaleceu na feira este ano foi o azul intenso. Na Chanel, é o tom da comemoração do 25º aniversário do J12, que ganha o nome de J12 Bleu. Ele tem um azul mate em todo o revestimento de cerâmica, coloração que levou cinco anos para ser alcançada. Dos nove modelos em edições limitadas, um deles tem 12 safiras representando as horas.  

Chanel j12 bleu caliber 12 1 38mma h10310 w rgb

J 12 Bleu com safiras no mostrador, da Chanel. Divulgação

Leia mais: Como tornar o relógio um aliado do look 

Na Panerai, o Luminor Calendário Perpétuo segue a tradição da label de ter um composto luminoso para enxergar no escuro. A tecnologia foi criada pela empresa italiana na década de 1960 para atender aos exigentes padrões da marinha nacional. Além da alavanca aparente, assinatura do acessório que protege a coroa de infiltração, todo o mostrador recebe um tom de azul profundo, como o das águas do oceano. 

Panerai Luminor Perpetual Calendar GMT Platinumtech PAM01575 DET 01 C

Luminor Calendário Perpétuo, da Panerai. Divulgação

…ou vermelho!

Da paleta primária, o vermelho também ganhou atenção. Na Tudor, o Black Bay 58 recebe, pela primeira vez, um mostrador bordô. O número do nome é uma referência ao ano em que o primeiro relógio de mergulho da Tudor foi lançado e os ponteiros têm revestimento fluorescente para enxergar quando falta luz. 

Tudor Black Bay 58

Black Bay 58, da Tudor. Divulgação

Leia mais: Os relógios Black Bay e Pelagos da Tudor 

A Hublot celebrou os 20 anos da linha Big Bang com edições especiais, como o Master of Sapphire em diferentes tons. Outras homenagens a clássicos da casa trouxeram, por exemplo, o Red Magic de volta, lembrando o primeiro relógio da grife em cerâmica colorida, feito há sete anos. São 100 modelos disponíveis atualmente. 

Hublot Red Magic jpg

Red Magic, da Hublot. Divulgação

Toque lúdico

Por fim, a relação poética com o tempo foi a proposta encabeçada por grifes que questionaram a aceleração da vida. Na Van Cleef & Arpels é uma tradição contar histórias de amor na linha Poetic complications. Em 2010, a maison apresentou o Pont des amoureux, que mostra dois amantes se encontrando em uma ponte para beijar, todos os dias, às 0h e 12h. Neste ano, o Bal des Amoureux atualiza a narrativa com o casal de mãos dadas o tempo todo. 

Van Cleef arpels tendencias de relogios em 2025

Bal des Amoureux, da Van Cleef & Arpels. Divulgação

Leia mais: A alta joalheria da Van Cleef & Arpels 

Hermes Cut Le Temps Suspendu

Hermès Cut, da linha Le temps suspendu, da Hermès. Divulgação

Na Hermès, encantam os relógios da linha Le temps suspendu, que dão uma ideia de suspensão do tempo, efeito quase mágico. Com o apertar de um botão, os ponteiros se movem em formato de V e criam a ilusão de que tudo parou. Com um segundo toque, a ordem é restaurada. Dos três modelos da série, o destaque fica por conta do Hermès Cut, com rotação no sentido anti-horário nos pequenos segundos. Excentricidade, charme e luxo para os dias atuais: é possível se divertir com o tempo. 

Leia também: O programa de mentoria da Rolex completa duas décadas

 

 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes