7 ideias para atualizar o slip dress neste inverno

Firme e forte há várias temporadas, o vestido-camisola ganha ainda mais cara de lingerie. Confira aqui sugestões fáceis de como usar e atualizar a peça.


7 ideias para atualizar o slip dress neste inverno: veja como compor camadas e usar o vestido camisola com blusas, jaquetas, casacos, tom sobre tom e com transparência
Foto: Getty Images



Você já deve ter reparado: o slip dress está em alta já faz algumas temporadas. Na mais recente, porém, o vestido com ares de camisola chegou mais decorado e reforçando seu link com o universo do boudoir e das roupas íntimas com detalhes de rendas, babados e transparências. Vide os desfiles internacionais de inverno 2023.

Antes, vamos de história: as primeiras aparições da peça fora da vida privada (real) foram documentadas pelo cinema hollywoodiano dos anos 1930. O modelo era usado pelas grandes atrizes em cenas que representavam os momentos de privacidade de suas personagens. Era uma reprodução fiel do contexto e possibilidades da camisola na época.

Acontece que a silhueta reta, caindo suavemente sobre o corpo, com alças mais largas e sem tantos detalhes, ecoou na moda de então e começou a influenciar o que se vestia fora das telas. Ainda assim, foi só com o minimalismo da década de 1990 que o slip dress se tornou objeto de desejo – da passarela ao streetwear até o tapete vermelho, graças a Winona Ryder e Gwyneth Paltrow.

Tendência incontestável nesta estação, compartilhamos a seguir algumas sugestões de styling para seu vestido-camisola, seja ele recém-adquirido, seja um queridinho do seu guarda-roupa. Ah, um spoiler: é tudo sobre superstições.

Com blusa por baixo

Um truque fácil para descontextualizar a camisola – ou vestido que parece com uma – é colocá-la por cima de uma blusa, camisa ou moletom.Tudo depende do mood que você busca. Para isso, os acessórios podem ser determinantes: um crocs adiciona ares descolados, enquanto um salto sustenta um lookão poderoso.

Duplinha com blazer

Para os dias em que a imaginação não está lá essas coisas, uma dica é no combo de blazer + slip dress. Não tem como dar errado, a sofisticação é garantida. Se quiser um toque um pouco mais alinhado às tendências do momento, vale investir num blazer oversized e em acessórios quentes, como pochetes ou o mocassim com meia branca. Outra sugestão bacana – e facílima – é inverter as alças, usando-as na diagonal, com um efeito de “x” no colo. 

Com casacão por cima

No inverno, o vestido vai bem um casaco imponente, como uma bomber ou uma jaqueta de couro alongada, como fez a Alexa Chung. Mas ele pode ficar ainda mais legal se, além do casaco, vier acompanhado de uma segunda pele texturizada (alô, renda!), uma blusa de gola alta ou um blazer fechado por debaixo. 

Diversifique e adicione camadas

Como você pode ter percebido, brincar com sobreposições é uma grande chave para diversificar o look com slip dress. Pensando nisso,  busque variações de uma mesma combinação – a camisa social, por exemplo, pode ir por baixo, mas também por cima, desabotoada e amarrada com um nó – e, se possível, adicione camadas. Acessórios, como cintos, body e belly chains, também é uma ótima maneira de levar mais informação à produção. 

Com calça

O complemento também pode estar embaixo. Aliás, vestido com calça é outra tendência forte da temporada. A combinação, usada e abusada pelas celebridades nos anos 2000, retorna aos holofotes. Dito isso, combinar um vestido-camisola com uma calça, deixa nítida qual foi sua referência. Mas existem outras maneiras de entrar nessa trend sem ser tão literal, com um look todo preto, por exemplo.

Tom sobre tom

A combinação de cores é uma outra forma de transformar o visual, seja ele monocromático ou com variações de um mesmo tom. A receita funciona dos dois lados: com tonalidades vibrantes e com mais calmas e neutras. Ah, e pode priorizar sem medo sapatos, bolsas e outros acessórios que se fundem aos outros elementos, fazendo tudo parecer uma coisa só. 

Transparência

Para quem quer entrar na onda do look-lingerie com força total, o slip dress com transparência é uma ótima opção. Além da silhueta e do tecido do vestido já fazerem referência às roupas íntimas, as próprias ficam em evidência quando a transparência entra em jogo. Aqui, no entanto, a atenção com os complementos – inclusive, a calcinha e o sutiã – tem importância dobrada, já que eles ganham destaque e ficam à mostra.  A criação de contrastes é muito bem-vinda, e botas pesadas, colares opulentos ou até uma maquiagem caprichada, com cores vibrantes ou delineados criativos, mudam a narrativa e tornam a peça do boudoir apta para a luz do dia.

Veja aqui os melhores modelos de slip dress da estação.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes