Dior, inverno 2024 alta-costura

Em ano de Olimpíadas, Maria Grazia Chiuri apresenta coleção com ode aos esportes e à Grécia Antiga no inverno 2024 de alta-costura da Dior.


Dior Alta costura Inverno 2024 Maria Grazia Chiuri GettyImages 2159038304
Dior, alta-costura inverno 2024 Foto: Getty Images



A Dior apresentou sua coleção de inverno 2024 de alta-costura nesta segunda-feira (24.06), no Musée Rodin, em Paris, já em aquecimento para as Olimpíadas de 2024. 

Como virou tradição com a diretora de criação Maria Grazia Chiuri, uma artista plástica foi homenageada com a apresentação. Desta vez, Faith Ringgold, ativista feminista negra, morta em 12 de abril de 2024, aos 93 anos. 

Modelo desfila com vestido preto plissado da coleção de alta-costura de inverno 2024 da Dior.

Leia mais: O cruise 2025 da Dior. 

No cenário, estavam dispostas reproduções de pinturas de algumas das séries mais celebradas de Ringgold, como Freedom woman now, Woman free yourself, Windows of the wedding #1: Woman. Esses trabalhos, no entanto, não estavam nas roupas. 

Em clima olímpico, a estilista decidiu construir looks inspirados na Grécia Antiga e nas primeiras versões dos jogos, que nasceram lá. Pense em vestidos colunas, túnicas com plissados, drapeados e amarrações na cintura. 

Modelo desfila com vestido metálico plissado da coleção de alta-costura de inverno 2024 da Dior.

Modelo desfila com vestido preto plissado da coleção de alta-costura de inverno 2024 da Dior.

Leia mais: O inverno 2024 da Dior. 

Alguns modelos de ombro único deixam o tecido cair sobre o corpo, resultando em mais movimento e drama. No entanto, a preferência é pelas linhas puras e minimalistas, combinadas à paleta de cores clássica de branco, preto e cinza, além de metálicos como o prata e o dourado. 

O toque contemporâneo fica por conta dos detalhes esportivos, como as regatas e os bodies com os ombros bem cavados, lembrando maiôs de natação – alguns são bordados com pequenos espelhos.

Modelo desfila com vestido branco minimalista da coleção de alta-costura de inverno 2024 da Dior.

Leia mais: A alta-costura de verão 2024 da Dior. 

Os acessórios também nos transportam para essa viagem mediterrânea, com sandálias gladiadoras que sobem até o joelho, além dos anéis e pulseiras com pérolas barrocas. 

É  sofisticada e confortável a alfaiataria que aparece com blazer com calça ou saia longa, mas, apesar de correta, fica a dúvida se essa profusão grega já não foi explorada em excesso pela moda.

Leia também: Marc Bohan, a história do mais longevo designer da Dior. 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes