Marina Bitu completa a frase

Conversamos com a estilista cearense que está redefinindo o artesanato e se tornando uma das favoritas do momento.


IMG 9192
Foto: Divulgação



À frente de projetos autorais desde 2013, Marina Bitu não é novata no que faz. Há pouco tempo, porém, o eixo Rio-São Paulo abriu os olhos para o seu trabalho. Em uma das estreias mais elogiadas da SPFW N55, sua marca homônima, co-fundada com Cecília Baima, apresentou manualidades nacionais, como fuxicos agigantados, plissados habilidosos e a típica renda richelieu, sob um ponto de vista contemporâneo. 

Não para por aí. A cearense também possui a Sau, com loja física no Shopping Rio Mar, em Fortaleza. Ao lado de Yasmim Nobre, desde 2021, ela faz da etiqueta de beachwear um destaque nas edições do Dragão Fashion, conectando os códigos femininos ao oceano através de soluções de estilo poucas vezes vistas no mercado de praia.

Em entrevista à ELLE, Marina relembra a sua infância, celebra a expansão de suas marcas e sonha com o dia em que vestirá Maria Bethânia. 

A sua infância foi…

“Pouco divertida. Não saia muito, não viajava e não tinha vários brinquedos. Mas estar dentro de casa fez com que eu desenvolvesse a criatividade, me resolvia com os recursos que tinha. Imaginava situações, criava experiências. A minha mãe conta que eu brincava até com tupperware (risos).

Antes da Marina Bitu e da Sau…

“Desde 2009, trabalho como estilista em outras empresas. Atuei na equipe de estilo de umas oito marcas: algumas de alcance nacional, outras não, algumas de luxo, outras mais populares. Fui aos poucos pincelando aprendizados, entendendo quais eram as minhas habilidades e fraquezas.”

Sua identidade como estilista é…

“A mescla de onde venho, dos elementos, ícones e técnicas de onde nasci, o Ceará. Mas com um olhar mais voltado para o entendimento do mundo. Identificar a nossa identidade é um processo demorado. Só por volta de 2017 consegui.” 

O cenário de moda atual é…

“Mais democrático, diverso e consciente. Os consumidores têm dado atenção e visibilidade para quem cria com significado, responsabilidade e valor. Isso é fruto de muitos esforços coletivos. Esforços dos próprios criadores, dos veículos que têm dado voz para esse perfil e dos grandes eventos. Às vezes, é só para surfar na onda, mas mesmo assim é proveitoso.”

Marina Bitu

Marina Bitu, SPFW N55. Foto: Agência Fotosite

As tendências são…

“Para confirmar as nossas percepções sobre o espírito do tempo. Não me prendo a elas, mas acho importante acompanhar o inconsciente coletivo. Quando aliada à originalidade, a tendência pode fazer a empresa ser comercialmente saudável.”

Beleza na moda é…

“Genuinidade e confiança. Você só consegue imprimir beleza quando você se veste com esses elementos como pilar. De resto, acaba caindo na superficialidade do que é a beleza.”

Os seus estilistas favoritos são…

“A nível internacional, Phoebe Philo e Gabriela Hearst são referências. A nível nacional, gosto da forma moderna que o Airon (Martin, da Misci) expressa o Brasil, gosto da sobriedade do plissado da Neriage, gosto da Ana Luiza (Fernandes, da Aluf) e do Walber, da marca Gonzalo, um conterrâneo que me ensinou muito em todos os contatos que tivemos.”

Na sua playlist…

“Vai de João Gomes até música de meditar. Mas a minha playlist trabalha mais no sábado e domingo. Nos dias de semana, gosto do silêncio.” 

Marina Bitu

Marina Bitu, SPFW N55. Foto: Agência Fotosite

Na sua estante…

Torto Arado.”

No seu TikTok…

“Não uso. Consumo mais Instagram. Por não ser uma pessoa do som, prefiro a imagem estática e o texto. Ainda leio a legenda toda, coisa que poucas pessoas fazem.” 

Último filme ou série que assistiu…

Barbie. Eu e metade do mundo (risos).” 

Nas sessões de terapia…

“Quase sempre são sobre trabalho.”

DSC 6949

Sau, DFB 2023. Foto: Divulgação

Uma collab que sonha fazer…

“Uma vez, a gente quase fechou uma parceria com a (marca de sapatos) Room. A operação acabou ficando inviável naquele momento, mas, vira e mexe, a gente volta a falar disso. As meninas (a estilista Simone Nunes e a sua sócia Fernanda Abrusio) são parceiras desde o início. Quero muito que aconteça. Inclusive, estou calçando um sapato da Room agora (risos).”

Uma pessoa que quer vestir…

“De Maria Bethânia, passando por Vanessa da Mata até Dua Lipa. Vanessa já tem algumas coisas nossas, Dua tem um estilo diferente mas é uma mulher que gosta das coisas mais fluidas. Acho que as meninas do Anavitória também combinariam com a nossa roupa. Mas, Maria Bethânia seria uma conquista além. É um ícone da cultura e é uma nordestina.”

Uma pessoa que convidaria para jantar…

“Pensando pelo lado de alguém que gostaria de ter a oportunidade de conversar, queria ouvir uma mulher que foi muito pouco escutada: Dilma. Ela foi apagada pelo machismo e sistema político, e, desde a posse até o Impeachment, foi ridicularizada. Mas é uma pessoa tão forte e com uma trajetória tão grande.”

Algo que atualmente ama…

“Chegar em casa no fim do dia e acender uma vela. É uma das melhores sensações. Agora, estou com um estoque para queimar porque foi meu aniversário e todo mundo sabe que eu amo.”

DSC 6753

Sau, DFB 2023. Foto: Divulgação

Algo que atualmente odeia…

“Tanta coisa (risos), mas, nesta semana, o noticiário me pegou muito. Ver tanta notícia de violência, principalmente em relação à mulher, foi detestável.”

Um momento decisivo para sua carreira foi…

“Quando passei a me dedicar 100% para as duas marcas, em maio do ano passado. Antes disso, trabalhava três dias fixos em outra empresa e os outros dias, incluindo os fins de semana, nas minhas marcas. Até que resolvi dar esse passo de confiança e foi decisivo para o nosso crescimento.”

O seu próximo passo é…

“Organizar as minhas empresas, tornando as suas bases mais firmes para que possam crescer tanto no Brasil quanto fora. Revisito bastante esse assunto da organização porque é uma coisa que se atualiza. Estou sempre querendo organizar alguma coisa nova.”

Algo que gostaria de falar, mas ninguém pergunta…

“Nem sei se saberia responder, mas seria sobre quem sou quando não estou trabalhando. Bom, sou canceriana, tenho muitos amigos mas não saio muito, amo estar no mar, sol, detesto nuvem e, por mais que não pareça, adoro dançar um piseiro no fim de semana.”

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes