As principais tendências de moda das passarelas em 2024
Confira uma retrospectiva dos códigos mais repetidos nos desfiles nacionais e internacionais, que se consagraram como as grandes tendências de moda de 2024.
A moda não para. Só este ano, acompanhamos no Brasil duas temporadas de São Paulo Fashion Week e Casa de Criadores e uma do Dragão Fashion Week. Internacionalmente, a conta sobe para dez: a equipe mergulhou no calendário de desfiles em Copenhague, Nova York, Londres, Milão e Paris.
Por ano, acontecem duas vezes a semana de alta-costura, de moda masculina, moda feminina e ainda uma temporada para as apresentações de resort e outra de pre-fall. Haja coleção e tendências de moda, né? Sendo assim, antes de embarcarmos nas promessas para 2025, relembramos os elementos que mais se repetiram nas passarelas ao longo de 2024, nacionalmente ou internacionalmente. Vamos lá?
Alfaiataria
Verão 2025 da Boss. Foto: Getty Images
O boom do quiet luxury em 2023 trouxe à tona um apreço especial por peças clássicas, de qualidade excepcional, que não se esvaem com o passar do tempo. Como um resultado desse processo, talvez, a alfaiataria se fortificou, expandindo sua presença para além do ambiente profissional. Prova disso são as tendências jovens, como o office siren ou gorpcore, que levam como base os códigos desse armário. Nas passarelas, eles estavam presentes como um grande elemento-chave dos desfiles de verão 2025 da Saint Laurent, Giorgio Armani, BOSS e Jil Sander. No Brasil, Igor Dadona e Gloria Coelho trouxeram o terno e suas decodificações para as passarelas do SPFW 57.
LEIA TAMBÉM: SPFW N57: as maiores tendências da semana de moda
Boho
Inverno 2024 da Chloé. Foto: Getty Images
A chegada de Chemena Kamali à Chloé fez barulho. E não apenas por se tratar de uma nova estréia na direção criativa, mas pela leitura romântica (mas sensual), boêmia e extremamente feminina trazida pela estilista, e bem aceita pelo público. Sua primeira coleção para a marca francesa, apresentada em fevereiro deste ano, colocou o boho chic de volta aos holofotes com suas silhuetas esvoaçantes, cores terrosas, acessórios robustos metalizados ou com franjas. Leitura reintroduzida na sua segunda coleção, a de verão 2025, e abraçada novamente também pela Isabel Marant e Saint Laurent.
Franjas
Verão 2025 da Stella McCartney. Foto: Getty Images
As franjas, por outro lado, não apareceram somente na leitura boho. O código chegou para adornar as roupas western da Patrícia Vieira e da Louis Vuitton (como introduzido na coleção masculina de inverno 2024 por Pharrell Williams), e também para incrementar as coleções contemporâneas de verão 2025 da Proenza Schouler, Stella McCartney, Michael Kors e Bottega Veneta.
Transparência
Inverno 2024 da Helmut Lang. Foto: Getty Images
Em ascensão nas temporadas anteriores, as transparências se destacaram também entre as texturas apresentadas nas coleções deste ano. No inverno 2024 da Helmut Lang, o efeito era acompanhado de pequenos círculos volumosos para levar a textura de papel-bolha a calças e camisas. No verão 2025 da Fendi, seda, tules e tricôs leves eram suavizados com a revelação da pele para oferecer um twist sensual e desapegado às peças românticas, algumas vezes enfeitadas com pedraria.
LEIA TAMBÉM: Românticas, sexy ou conceituais, as transparências mostram versatilidade
Renda e lingerie
Verão 2025 da Balenciaga. Foto: Getty Images
A transparência também se fez presente a partir da renda, uma outra textura em destaque entre as tendências de moda das passarelas de 2024. Na Gucci e Stella McCartney, vestidos no tecido vinham acompanhados de recortes para trazer frescor às produções do próximo verão. Já na Dolce & Gabbana, Valentino e Balenciaga a renda vinha mesmo com cara de lingerie. Sem brincadeirinhas ou disfarces, a proposta é que se leve a camisola para a rua, que se use sutiã no lugar da blusa e hot pant no lugar da calça.
Amassadinhos
Verão 2025 da Bottega Veneta. Foto: Getty Images
Engomadinho, aqui não! O look híper polido é substituído por tecidos de textura amassada, que dão uma cara de roupa usada às produções apresentadas por Bottega Veneta, Emporio Armani e Issey Miyake para o verão 2025.
Balonê
Verão 2025 da JW Anderson. Foto: Getty Images
Silhuetas volumosas e estruturadas, em geral, se consagram entre as tendências de moda dos desfiles apresentados em 2024. Dentre todos os tipos de volume, um comeback específico ganhou ênfase em diferentes coleções: o balonê. O efeito balão apareceu em saias longas e brancas no inverno 2024 da Miu Miu, e voltou durante a temporada de verão 2025, desta vez também em versão míni, nas coleções da Simone Rocha, Alaïa, JW Anderson, Marni, Alberta Ferretti e mais. Na Giorgio Armani, o elemento é incluído em blusas e vestidos, algo também observado no desfile de Marina Bitu, no Dragão Fashion Week.
Tons terrosos
Verão 2025 da Hermès. Foto: Getty Images
Nas passarelas, o vermelho até tentou, mas não conseguiu vencer os tons terrosos como a grande cor tendência de 2024. Diferentes nuances de marrom prevaleceram entre todas as temporadas apresentadas ao longo do ano, com destaque para a de inverno 2024 da Chloé e verão 2025 da Hermès, que traziam grande parte das composições desfiladas nesse tom. Para a estação de sol e praia, Versace também apostou no marrom, que promete crescer ainda mais em 2025, misturado ao verde e laranja vibrantes, enquanto Catarina Mina usou a cor em artesanias típicas do Brasil, como o crochê e trabalhos com palha.
LEIA TAMBÉM: 7 looks com Mocha Mousse, a cor de 2025
Laços
Foz no SPFW 58. Foto: Divulgação.
Menos românticos, como os enfatizados durante a febre do estilo coquette em 2023, os laços surgiram este ano em um contexto mais funcional e menos adornado. É o caso das blusas com fechamento de laços frontais, desenvolvidas por Martins, Foz e Lucas Leão para a edição 58 da São Paulo Fashion Week, ou dos laços pretos que atuavam como um cinto em blusas e vestidos de tricô do verão 2025 da Chanel.
LEIA TAMBÉM: Os dois lados de um laço: mulherzinha, sim; funcional, também.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes