Mesa para um: manual de primeiros passos para um date solo

Sair sozinha está deixando de ser um tabu. Veja nossas dicas para convencer você a topar um programa consigo mesma.


date solo
Arte: Gustavo Balducci



Às vezes você quer conhecer aquele restaurante novo, mas nenhuma amiga se animou para ir. Ou, então, deu desejo de um doce da sua cafeteria favorita. E também pode simplesmente bater a vontade de sair de casa e bebericar um drink, por que não? 

Fato é que muitas vezes a gente deixa de fazer o que tem vontade por falta de companhia – e não precisa ser assim. Cada vez mais mulheres têm descoberto que se divertir sozinha, desfrutando da própria presença, é uma ótima opção. E, como vários outros comportamentos que se popularizam, já ganhou até status de trend nas redes sociais, sob o nome de date solo (ou solo date).

Leia também:
5 cafés para um primeiro encontro em São Paulo

Mais do que uma modinha, no entanto, sair desacompanhado também pode ser uma excelente oportunidade de autoconhecimento. Se você se animou para aderir às saídas solitárias, mas ainda está um pouco receosa, separamos algumas dicas para ajudar você nessa jornada e sugerimos alguns locais em São Paulo para curtir sozinha. 

  1. Comece com lugares familiares

Se a ideia de sair sozinha é nova para você, comece em um lugar onde se sinta confortável, como um café que já frequenta ou um restaurante no seu bairro. Isso diminui o receio de estar em um ambiente desconhecido e ajuda a sentir mais segurança.

Vá ao cinema

Um lugar perfeito para saídas solitárias é o cinema. No escurinho da sala de projeção, concentrada na telona, não há a menor necessidade de outro acompanhante além de um balde de pipoca.  

Escolha horários mais tranquilos

Para as primeiras experiências de um date solo, optar por horários menos movimentados pode ser uma boa estratégia. Almoçar ou tomar um café no meio da tarde, por exemplo, oferece um ambiente mais calmo e intimista, permitindo que você se sinta à vontade para curtir sua companhia.

  1. Tenha algo que goste de fazer enquanto espera o pedido

O celular é um parceiro inevitável, atualmente. Mas você também pode ler um livro, curtir uma playlist ou levar um caderno para anotações para se distrair. Isso ajuda a desviar o foco da ideia de que você precisa estar acompanhada e transforma a experiência em algo enriquecedor.

  1. Desconstrua a ideia de que “todo mundo está olhando”

Muitas mulheres evitam sair sozinhas por medo do julgamento alheio. Lembre-se: a maioria das pessoas está mais preocupada com suas próprias vidas. Um date solo é um exercício de autoconfiança, e você vai perceber que a insegurança diminui com a prática.

Escolha um ambiente que combine com seu estilo

Se você gosta de ambientes mais tranquilos, como bistrôs ou livrarias com café, escolha esses espaços. Para quem curte agito, bares com música ao vivo ou rooftops podem ser interessantes. O importante é sentir que o ambiente reflete seu gosto pessoal.

  1. Foque na experiência, não no ato de estar só

Em vez de pensar que está “sozinha”, foque nos benefícios de aproveitar sua própria companhia. Aproveite o momento para saborear a comida, observar o ambiente ou apenas refletir sobre o seu dia. O objetivo é transformar o tempo solo em uma experiência prazerosa.

Leia também:
Sexo em tempos de TikTok
  1. Saia de casa com um plano, mas esteja aberta a improvisos

Defina um lugar aonde quer ir, mas não se pressione. Se sentir vontade de explorar novos ponts no meio do caminho ou mudar de ideia, siga seu instinto. A liberdade de fazer o que quiser é uma das grandes vantagens dos dates solos.

  1. Explore a cidade de maneira segura

Aventurar-se pela cidade, sim, correr riscos desnecessários, jamais. Ao escolher o local para seu encontro consigo mesmo, priorize regiões mais movimentadas e bairros que sejam familiares para você. Se for a uma área que não conhece muito bem, uma pesquisa prévia sobre a segurança do lugar e dos arredores sempre cai bem.

  1. Desafie-se a ir além

Conforme for ganhando confiança, desafie-se a explorar novos lugares para o seu date solo, como eventos culturais, bares com música ao vivo ou restaurantes premiados. A ideia é expandir seu repertório e criar novas experiências sem depender de companhia.

Lugares para um date solo

Cora

Localizado no centro de São Paulo, o bar é ideal para beber um drink na sua própria companhia. O espaço tem uma entrada “diferentona” e pode ser uma ótima pedida para quem quer petiscar ou experimentar bebidas autorais. O cardápio costuma ser sazonal, então, você sempre vai ter alguma novidade para provar.

Cora: Rua Amaral Gurgel, 344, Vila Buarque.

Fel

Bem reservado, o espaço fica embaixo do edifício Copan e é ideal para ir sozinha. É recomendável chegar cedo para não enfrentar fila, pois o bar acomoda pouquíssimas pessoas.

Fel: Avenida Ipiranga, 200, Centro Histórico.

Moela

O bar é ideal para quem gosta de comida de boteco, cerveja e não liga de ficar sentada em mesinhas na calçada ou até mesmo em pé. O lugar está sempre cheio e é fácil fazer amizades, caso queira. O carro-chefe da casa é o bolovo, com vários sabores diferentes.

Moela: Rua Cardeal Arcoverde 2.320, Pinheiros | Rua Canuto do Val, 136, Santa Cecília.

Parô

Esse barzinho fica na zona sul da capital paulista e a cozinha boêmia é o forte da casa. Ideal para beliscar e também tomar um chope gelado. Há opções de caipirinhas, drinques autorais, bolinhos e feijoada.

Parô: Av. Lavandisca, 717, Moema.

Quincho

Ambiente bom para comer, beber e ficar no balcão. O estabelecimento foi todo reformado recentemente e oferece um cardápio à base de vegetais que conquista mesmo quem nunca pensou em cortar a carne do cardápio. Você vai ficar feliz da vida de não ter que dividir a couve-flor empanada com molho picante com alguém.

Quincho: Rua Mourato Celho, 1.447, Vila Madalena.

Spot

Clássico paulistano, o Spot oferece bons drinques e comida contemporânea. O cardápio, inspirado em memórias de infância e viagens dos sócios, apresenta pratos que combinam influências diversas. Destaque para o penne com melão e presunto cru, a terrine de queijo de cabra com legumes e a salada Spot. 

Spot: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72, Bela Vista.

Leia também:
Sexo, álcool e consentimento

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes