O retorno da calça capri: 5 maneiras de usar
Mais uma tendência está de volta diretamente dos anos 2000. Desta vez, a calça capri ganha força em versões esportivas e oversized. Compartilhamos aqui algumas ideias de como adicioná-la ao visual.
Cintura baixa, vestido por cima da calça, jeans lavado e estampas duvidosas são algumas tendências do anos 2000 que ganharam sobrevida umas duas décadas depois do seu auge. Agora, a mais nova integrante desse grupo é a calça capri. Aquela com a barra logo abaixo do joelho ou no meio da panturrilha. Exemplos recentes do modelo apareceram na coleção da cantora Dua Lipa para Versace, apresentada em maio deste ano, e no verão 2023 de Jacquemus, desfilado em junho.
Mas a calça curta já vinha dando as caras em temporadas anteriores. Na de inverno 2022, por exemplo, apareceu nas passarelas da Chanel e Coperni. Em setembro de 2021, meses antes dessas apresentações de moda, a procura pelo termo aumentou 85% na plataforma digital de vendas e pesquisa Lyst. E de acordo com o site, Hailey Bieber seria uma das principais responsáveis por impulsionar os números ao ser uma das early adopters da calça capri versão 2020.
Embora nomes como Christina Aguilera, Hilary Duff e Beyoncé tenham encabeçado a febre por esse modelo uns 20 anos atrás, celebridades mais antigas já haviam adotado e eternizado a peça, como fez Audrey Hepburn com o filme “Cinderela em Paris”.
LEIA TAMBÉM: Jeans de cinema – dez séries e filmes que colocam a peça como protagonista
Marilyn Monroe, Brigitte Bardot e Grace Kelly foram outras grandes adoradoras da invenção de Sonja de Lennart. A designer alemã introduziu o corte ¾ no ano de 1945, quando lançou a coleção Capri, batizada em homenagem à cidade litorânea, no sul da Itália, seu destino de férias favorito.
Quase 70 anos após seu lançamento, a calça capri ganha força em versão esportiva, com cara de legging, de denim e também em shapes amplos e largos, quase como um bermudão
Abaixo, mostramos algumas ideias de como usar a peça hit do momento.
Calça capri com bota de cano alto
Uma brincadeira bacana é contrapor o comprimento curto da calça capri com uma bota de cano médio ou alto. Você pode combinar o calçado com a cor da roupa, como fez Dua Lipa, ou deixar o foco inteiramente nos pés.
Calça capri com meia aparente
A mesma tática da bota funciona também com meias de diferentes comprimentos e, por que não, texturas e cores. Na segunda temporada de And Just Like That, a personagem de Sarah Jessica Parker enfrentou o inverno de Nova York com uma boa calça capri sobre meia-calça cinza de renda. Na vida fora das telas, Bella Hadid deixou mais pele à mostra e incrementou o clássico scarpin preto com uma meia branca tradicional.
LEIA TAMBÉM: como usar meias para tirar seu look do básico
Monocromática
Se está na dúvida de qual top usar com a tendência, vale tentar um look monocromático. O tom sobre tom é uma opção segura, difícil de dar errado, mas que permite algumas variações. Uma delas é usar blusa fechada, como um cardigã abotoado. Outra é adicionar um pouco de sensualidade ao colocar um pouco de pele para jogo. Exemplo é fazer o blazer de blusa, usando só com um sutiã – ou nada – por baixo. Pense também nas texturas das roupas, e varie entre as escolhas se quiser fugir do básico. A modelo Liv Walters combinou o blazer encorpado com laço suave na cintura e paetês na calça.
Calça capri com alfaiataria
Misturar diferentes estéticas é uma dica que adoramos por aqui, funciona muito bem. Por isso, vale combinar as versões mais esportivas da calça capri com um blazer e uma camisa de alfaiataria: o combo dá uma elevada na tendência que pode parecer um tanto casual demais. Uma sandália de salto alto, por exemplo, funciona para sustentar o mood elegante. Mas rola também finalizar com tênis e boné para levar mais do streetwear ao visual.
Calça capri com cropped
Curtinho com curtinho, sim! O efeito cropped da saia pode ir também para a parte de cima para um look moderno e descontraído, construído de maneira fácil e rápida – principalmente se você adicionar alguma outra tendência do momento nos pés, como as sapatilhas ou sapatos com telinhas. Daí é só finalizar com acessórios alegres, como bolsas coloridas, e pronto!
LEIA TAMBÉM: Não suporta sapatilhas? Tudo bem, mas já conhece essas novas versões?
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes