4 marcas brasileiras de óculos para conhecer em 2024

O ano mudou e novas marcas brasileiras de óculos surgem para agitar o mercado e levantar nosso look do dia. Veja quais estão em nosso radar.


marcas brasileiras de óculos
Modelo Hortensia, da Uze Rio. Divulgação



O segmento de óticas vem crescendo nos últimos anos, registrando uma alta de 6% de 2022 para 2023, segundo levantamento da Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica). Diante do cenário positivo, novas marcas brasileiras de óculos agitam o mercado nacional. A seguir, apresentamos quatro delas para você conhecer.

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Cicia Eyewear

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Fundada por Gabriela Ciciarelli, a Cicia nasceu em 2021 a partir de uma dificuldade de encontrar marcas brasileiras de óculos que oferecessem modelos com design próprio de qualidade e que fossem acessíveis.

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Todos os óculos são desenhados por Gabriela e feitos a mão por artesãos brasileiros com materiais de alta qualidade. “Os designs são feitos a partir de um processo de criação baseado na observação de referências internacionais e adaptados à brasilidade contemporânea”, explica ela.

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São mais de 10 etapas na produção, entre cortes, montagem, acabamentos e pintura. “Não acreditamos na moda composta por acessórios descartáveis e entendemos os óculos como peças “xodó”, daquelas que queremos que vivam por gerações”, enfatiza.

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Além do design atemporal, a escolha dos materiais é essencial para a marca. “Sempre pensamos na produção de um spec durável, seguro e resistente”. Nas armações, são usados acetatos italianos Mazzucchelli e as lentes de todos os modelos são da alemã Zeiss.

Dindi Eyewear

Marcas brasileiras de oculos Anita 100 7

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“A Dindi nasceu independente e potencializa o que há de melhor em um par de óculos: design, qualidade e originalidade”, define o diretor criativo da grife, Ricardo Vernaglia. Com 20 anos de experiência, ele é a segunda geração de uma família que já soma mais de meio século trabalhando com marcas brasileiras de óculos.

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Durante sua carreira no segmento de óticas, predominantemente fazendo a curadoria e distribuição de labels independentes, Vernaglia sempre teve em mente criar uma coleção de óculos, mas a correria do dia a dia deixava o projeto em segundo plano. Com a pandemia da Covid-19 e o momento de isolamento, decidiu colocar o sonho em prática e abriu um ateliê próprio, em São Paulo.

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Hoje o processo da Dindi combina alta tecnologia e precisão com uma série de etapas exclusivamente artesanais. “Foi preciso desenvolver um know-how próprio, com processos específicos, para alcançar o padrão de excelência”, detalha Vernaglia.

Marcas brasileiras de oculos Dindi copia

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O polimento é um exemplo. Cada óculos passa, pelo menos, quatro vezes pelas mãos dos profissionais responsáveis para atender os padrões de qualidade e acabamento. Já as peças com colagens requerem uma minuciosa técnica para que a superfície fique totalmente lisa e sem sinais da junção dos materiais.

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A Dindi Eyewear tem duas coleções recentes: Essencial & Brumadinho. “Ambas oferecem combinações originais e criativas, que fogem do óbvio, mas sempre com muito refinamento estético e sofisticação”, arremata Vernaglia.

Nutti Studio

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Idealizada pelas irmãs paulistanas Marcela e Gabriela Sanches, a Nutti Studio nasceu em 2021, a partir de um estudo feito pela dupla. “A ideia inicial era montar um business e sentimos uma carência gigantesca no segmento óptico brasileiro online”, conta Marcela.

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Marcela já trabalhava com moda há mais de sete anos e, a irmã, com e-commerce há mais de 15, então uniram as expertises para entrar no nicho de marcas brasileiras de óculos. “Com foco em óculos solares, buscamos apresentar modelos fashionistas, seguindo tendências e, às vezes, até surpreender com lentes e elementos não muito óbvios”.

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Entre as marcas brasileiras de óculos, a Nutti se destaca pelos preços acessíveis (de até R$ 250) e por apresentar tendências pouco exploradas no Brasil, como as lentes coloridas do modelo 023. “Na época do lançamento, esse tipo de lente estava começando a reaparecer e o pessoal não entendeu, mas quando grandes marcas gringas começaram a fazer, ele bombou”, conta Marcela. Hoje o modelo é um fenômeno e não dura mais de uma semana no estoque.

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Além dos best sellers que são sempre repostos, a Nutti possui modelos clássicos em estoque e lançamentos a cada 2 meses. “Não trabalhamos com coleções, lançamos modelos separadamente para conseguir apresentar a ideia de uma forma consistente e coesa”, completa ela.

Uze Rio

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Baseada no Rio de Janeiro, a Uze surgiu na pandemia a partir da colaboração entre Ana e Isabela Katz, mãe e filha. “Unimos a minha formação em design com a experiência da minha mãe de quase 20 anos no varejo óptico para desenvolver óculos exclusivos, coloridos e 100% feitos mão”, explica Isabela.

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Segundo a dupla, o diferencial está na qualidade e originalidade dos produtos. “Os óculos são todos feitos em chapa de acetato italiano e lentes da Zeiss, valorizando o processo feito à mão no Brasil”, completa Ana.

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O DNA carioca também garante a Uze uma posição de destaque entre as marcas brasileiras de óculos. “Todas as peças refletem nossa personalidade única, moderna e vibrante”, define Isabela. “Para nós, óculos são mais que um simples acessório, mas um destaque único no visual de cada pessoa”.

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A Uze trabalha com duas coleções anuais, de verão e inverno; e realiza collabs pontuais com marcas, estilistas ou pessoas que tenham afinidade, como Isabela Capeto e Martu. A próxima coleção está prevista para março. “Esperem criações cheia de cores e modelagens modernas e atemporais”, antecipa a dupla.

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