5 marcas brasileiras de moda praia que você precisa conhecer
O beachwear nacional está cheio de novidades e nós destacamos cinco marcas de moda praia que estão no nosso radar neste verão.
Ah, que delícia o verão. Melhor ainda para quem pode relaxar numa praia ou piscina durante os dias de calor. Mesmo que este não seja o seu caso, a estação pede looks frescos, e biquínis e maiôs podem ser os complementos perfeitos para o visual. A seguir, reunimos cinco novas marcas brasileiras de moda praia para você conhecer e renovar o acervo de beachwear.
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SAU
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Comandada por Marina Bitu e Yasmim Nobre, a marca de Fortaleza nasceu em 2021 com o desafio de tirar a moda praia do lugar comum. “A SAU busca celebrar o Nordeste em suas coleções, traduzindo características da cultura regional para o exterior, a partir de designs modernos e exclusivos”, explica Bitu.
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Os biquínis estão entre os hits da marca e são produzidos com 65% de elastano biodegradável. “Também desenvolvemos colagens e cortes a laser, ou utilizamos matérias-primas incomuns, como tecidos planos, para criar nossas silhuetas de beachwear”, completa Yasmin.
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A SAU estreou na última edição da São Paulo Fashion Week e pretende continuar integrando o line-up do evento, acompanhando o calendário de moda tradicional, com quatro a seis lançamentos ao ano. “No caso dos desfiles, fazemos uma pré-venda e só depois produzimos em pronta-entrega”.
Arya
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“Fazemos uma moda praia mais democrática, criando peças que vistam diversos corpos, ao mesmo tempo sempre muito chique e atemporal”, diz Deise Sidegum sobre a sua marca, Arya, lançada em 2021. “Eu tinha muita dificuldade de achar um biquíni que eu amasse de verdade, então decidi desenvolver as minhas próprias peças.”
Com pequenas coleções de tiragem limitada, a Arya se destaca pelas criações minimalistas e texturizadas, produzidas com poliamida biodegradável. “Foi um grande desafio encontrar um fornecedor que pudesse atender a nossa demanda, mas a sustentabilidade é uma necessidade cada vez maior e sabemos do nosso impacto na natureza”, diz a modelo e designer.
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No ritmo slow fashion, a Arya tem seu próprio tempo. “É tudo bem exclusivo e produzido por um pequeno ateliê e muitas vezes sob medida, dependendo da necessidade da cliente”. Para o verão 2024, há novas cores de biquínis e maiôs, assim como peças de alfaiataria. “Procurei exaltar a versatilidade da moda praia, com peças que possam ir da areia para a cidade e vice-versa.”
Sage
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A carioca Duda Lopes tinha 16 anos quando herdou uma leva de biquínis da mãe e teve a ideia de criar uma marca de moda praia. “Entendi ali que um beachwear de qualidade poderia passar de geração para geração”, conta a designer. O plano ficou no papel até 2020, quando ela finalmente lançou a Sage, já morando em São Paulo.
Nascida em Angra dos Reis e com o pai trabalhando na indústria naval, ela passou grande parte da vida em regiões costeiras, como Maceió e Recife. “Meu Avô pintava barcos, sempre passeávamos pelo cais de toda Costa Verde, meus pais me criaram na praia, então não poderia escrever uma história diferente”, conta Duda.
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Na Sage, ela desenvolve peças de banho sem poliéster e alfaiataria com linho e algodão. “Faço roupas para passar por gerações, assim como foi comigo, então nada descartável”. O maiô Sônia, uma homenagem à avó, é seu best-seller, seguido pelos tops meia taça, com alças reguláveis e elastano levemente brilhante.
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Com dois lançamentos ao ano, a marca tem seus modelos clássicos sempre disponíveis online e adiciona novos itens de acordo com a demanda. “Neste verão, lançaremos nossas peças em 100% seda e, no próximo, a ideia é internacionalizar mais a marca, com uma abertura maior em Portugal e na Europa”, revela.
Di Croce Al Mare
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As irmãs paulistanas Vanessa e Giovanna Di Croce lançaram a marca no final de 2022, com o intuito de trazer mais luxo à moda praia. “Nossas peças são pensadas para possibilitar o trânsito da praia para um jantar, sem a necessidade de muitas trocas”, explica Vanessa.
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Além de maiôs, bodies e biquínis, a Di Croce Al Mare oferece saias, calças e tops; sempre priorizando uma cartela de cores atemporal e detalhes que fazem a diferença, como trançados e pedrarias. Os lançamentos seguem o calendário de estações, com drops adicionais ao longo do ano. “Estamos trabalhando em um drop de carnaval e outras coleções cápsula para 2024”, antecipa Giovanna.
Linnen
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Idealizada em 2019 por Denise Cassou, mãe das co-fundadoras do Gallerist, a Linnen é uma das seis marcas próprias do e-commerce e chega para complementar o portfólio com uma moda praia resort, para diferentes destinos e ocasiões. “Produzimos peças atemporais e cheias de bossa, para que as mulheres possam se apropriar de si mesmas através das nossas criações”, define Denise.
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Em cada coleção, os materiais ajudam a contar uma história, seja pelo uso de matelassê exclusivo que representou as linhas das pinturas rupestres do inverno 2023; ou nas estampas e detalhes de verão 2024, inspirada nos projetos paisagísticos, nas pinturas e esculturas de Burle Marx.
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“Nossos vestidos são sempre um sucesso, especialmente os estampados”, conta ela. “As estampas refletem nossas experiências vividas em viagens, assim como a beleza da arte e da arquitetura, inspirações constantes da marca”. Entre os próximos lançamentos estão um drop de peças de fim de ano, e a coleção de inverno 2024, inspirada na Turquia.
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