8 tendências da LFW para o inverno 2024
As texturas fofas estão com tudo e o estilo ladylike dominou as passarelas. Confira essas e outras tendências da LFW que irão bombar na próxima estação.
A semana de moda de Londres terminou ontem (19.02), com 31 desfiles e 1324 looks apresentados. Entre as tendências da LFW, destaque para as texturas fofas, como as pelúcias de Simone Rocha e as franjas de lã grossa da Burberry e Erdem.
Burberry, inverno 2024. Divulgação
O estilo ladylike visto nas coleções de Nova York também apareceu nos desfiles de Londres, assim como o vermelho – sim, ele de novo – e muitas transparências. A seguir, destacamos essas e outras tendências da LFW para o inverno 2024.
Babydoll
Bora Aksu, inverno 2024. Getty Images
Com mangas bufantes ou alças finas, os minivestidos de estilo babydoll já haviam aparecido no verão 2024 e ganharam uma nova rodada nas tendências da LFW.
Molly Goddard, inverno 2024. Getty Images
Nos desfiles de Molly Goddard e Bora Aksu, o look remete às roupas de bonecas e conversa com a estética coquette que viralizou na internet. Os tons adocicados, as mangas bufantes, os laços e babados românticos estão entre os principais elementos que caracterizam a trend, também vista no show de Dilara Findikoglu.
Dilara Findikoglu, inverno 2024. Divulgação
Leia mais:
O QUE ESPERAR DA SEMANA DE MODA DE MILÃO DE INVERNO 2024
Texturas fofas
Burberry, inverno 2024. Divulgação
Na mesma pegada da semana de moda de Nova York, os desfiles de Londres apresentaram diversas texturas fluffy, como as franjas de lã grossa, à la esfregão Mop, da Burberry, ou os detalhes em pelúcia dos looks de Simone Rocha.
Erdem, inverno 2024. Divulgação
As plumas também voltaram aos holofotes, ora em looks inteiros, como na Erdem, ora nos detalhes exuberantes de marcas como David Koma e Frolov.
David Koma, inverno 2024. Instagram @davidkoma
Drapeados
Erdem, inverno 2024. Instagram @erdem
Da Grécia antiga para as tendências da LFW, os drapeados entregam movimento e elegância aos looks da temporada.
16Arlington, inverno 2024. Instagram @16arlington
Na maioria das vezes, a técnica é aplicada em vestidos com capas, a exemplo da 16Arlington e Erdem. Na Burberry, o drapeado é mais solto no corpo e desenvolvido num veludo molhado em tom de ouro envelhecido.
Burberry, inverno 2024. Divulgação
Transparências
Simone Rocha, inverno 2024. Getty Images
Sensualidade e delicadeza são alguns dos termos que ressoaram nas mentes criativas da semana de moda de Londres nesta temporada.
JW Anderson, inverno 2024. Instagram @jwanderson
Vestidos e saias translúcidas, quase sempre longas, entraram nas coleções de Simone Rocha, JW Anderson, Eudon Choi, entre outras. Há muitas sobreposições com casacos, tricôs e outras peças mais grossas, para deixar o jogo de mostra e esconde com a cara do inverno.
16Arlington, inverno 2024. Instagram @16arlington
Floral
Erdem, inverno 2024. Instagram @erdem
A temporada mudou, mas o floral permanece em alta e é uma das tendências da LFW. Diferentemente das padronagens escuras, mais típicas do inverno, o jardim do momento é bem vibrante.
Richard Quinn, inverno 2024. Divulgação
Há uma estamparia bold nas maxiflores coloridas dos desfiles de Richard Quinn e Erdem, mas a trend vai além da print. Enquanto Emilia Wickstead aposta nos bordados florais, Simone Rocha vai de aplicações metalizadas para criar um buquê de shape tridimensional na sua coleção.
Simone Rocha, inverno 2024. Getty Images
Corsets
Simone Rocha, inverno 2024. Getty Images
No inverno 2024, as cinturas voltarão a ser marcadas por corsets, como já haviam sugerido os desfiles de alta-costura – Maison Margiela e Jean Paul Gaultier são alguns exemplos.
Dilara Findikoglu,, inverno 2024. Divulgação
Simone Rocha aproveitou sua collab com Gaultier na temporada couture e levou os corsets para vários looks do seu desfile, assim como a estilista turca Dilara Findikoglu, que utiliza a peça em vestidos e blusas, emprestando suas amarrações para saias e jaquetas.
Simone Rocha, inverno 2024. Getty Images
Ladylike
Emilia Wickstead, inverno 2024. Instagram @emiliawickstead
Depois de Nova York, foi a vez dos estilistas de Londres mostrarem propostas ladylike na passarela, fortalecendo a tendência na temporada de inverno 2024.
16Arlington, inverno 2024. Instagram @16arlington
Coincidência ou não, espere ver muitas saias mídi na nova estação – como a versão de lã cinza da 16 Arlington –, silhuetas inspiradas nos anos 1950 e 1960, e uma série de casaquetos e casacos com cintura marcada por cintos finos.
Huishan Zhang, inverno 2024. Instagram @huishanzhang
Vermelho
Marques Almeida, inverno 2024. Getty Images
Parece haver uma obsessão por vermelho na moda atual, ou talvez uma sobra de tecidos, porque a cor apareceu de novo e está entre as principais tendências da LFW.
Molly Goddard, inverno 2024. Getty Images
A abundância é tanta que quase todos os desfiles tiveram pelo menos um look vermelho na passarela. Há desde vestidos lisos, a modelos estampados e muitos conjuntinhos coordenados, como os pijamas deluxe da Erdem e os looks de tricô de Simone Rocha.
Simone Rocha, inverno 2024. Getty Images
Leia mais:
10 TENDÊNCIAS DA NYFW PARA O INVERNO 2024
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes