10 tendências da NYFW para o inverno 2024
Proteção, couro, texturas felpudas e mais. Destacamos as tendências da NYFW que irão influenciar os looks da próxima estação.
A semana de moda de Nova York terminou ontem (14.02) e nós já podemos pinçar algumas tendências da NYFW que veremos na próxima estação. De modo geral, há um grande senso de proteção entre os estilistas – foram 57 desfiles e 2025 looks apresentados –, com diversos sobretudos e casacos parrudos cruzando as passarelas.
Casacão power no desfile da Coach. Instagram @coach
Leia mais:
A NYFW MACETOU MARCAS PEQUENAS E INDEPENDENTES
Também há uma cartela de tons terrosos, com destaque para o marrom, visto nas coleções da Altuzarra, Helmut Lang, Jason Wu, entre outras. Confira essas e outras tendências da NYW para o inverno 2024, a seguir:
Proteção
Proenza Schouler, inverno 2024. Getty Images
O colapso climático também impactou a temporada de moda e o resultado é uma profusão de sobretudos, trench coats, capas e jaquetas power nos desfiles.
Khaite, inverno 2024. Divulgação
Nessa seara, maxigolas e capuzes acompanham os casacos da próxima estação. Na Helmut Lang, por exemplo, o capuz de um casaco de tricô quase se transforma numa balaclava para esquentar o terno de alfaiataria.
Helmut Lang, inverno 2024. Divulgação
Nas coleções da Khaite e Proenza Schouler, os casacos foram arrematados por golas extragrandes, tipo cachecol embutido. Também vale ficar de olho nas mangas trabalhadas com franjas, pelos, volumes e bordados.
Coach, inverno 2024. Getty Images
Verde escuro
Jason Wu, inverno 2024. Getty Images
Se os verdes hiper vivos apareceram na temporada de verão 2024, o mood do inverno é mais sóbrio. Nas tendências da NYFW, o verde escuro ganha destaque, a exemplo dos looks rústicos chiques da Jason Wu Collection.
Coach, inverno 2024. Getty Images
Na Coach, o verde escuro é combinado com preto para compor um look de blazer e vestido que remete ao estilo colegial estadunidense. Já a Fforme utiliza a cor na sua alfaiataria clean e sofisticada.
Fforme, inverno 2024. Divulgação
Couro
Khaite, inverno 2024. Divulgação
No mesmo clima de proteção que dominou a temporada, o couro extrapolou casacos e acessórios para arrematar vestidos, saias e calças, se tornando uma das principais tendências da NYFW.
Coach, inverno 2024. Divulgação
Os sobretudos de couro prometem bombar no inverno 2024, como apontam as coleções da Khaite, Coach, Eckhaus Latta e muitas outras. Destaque para os shapes oversized e ombros arredondados, deslocados para baixo.
Gabriela Hearst, inverno 2024. Divulgação
Numa vibe mais sexy, o material arrematou vestidos de Gabriela Hearst, Ludovic De Saint Sernin e Prabal Gurung, assim como saias de comprimentos diversos, indo do micro ao longo.
Proenza Schouler, inverno 2024. Getty Images
Vermelho
Carolina Herrera, inverno 2024. Divulgação
Os estilistas não querem abrir mão do vermelho em suas coleções e a cor vai de novo para o topo da lista de tendências da NYFW. A boa notícia é que você pode aproveitar as pecinhas vermelhas que já estão no seu guarda-roupa e colocá-las pra jogo.
Tory Burch, inverno 2024. Getty Images
Há uma variação de tons, com muitas nuances de cereja ou bordô, vistas na Tory Burch, Luar e Khaite, por exemplo. Mas o vermelho aberto, à la tomato girl, foi escolha de diversas marcas, entre elas Carolina Herrera, Proenza Schouler, Gabriela Hearst e Prabal Gurung.
Proenza Schouler, inverno 2024. Getty Images
Texturas felpudas
Sandy Liang, inverno 2024. Divulgação
Outro sintoma do clima de proteção que tomou conta da temporada é a grande quantidade de pelos e pelúcias nos desfiles. Há desde detalhes em mangas e golas de casacos, como na Anna Sui e Eckhaus Latta; a looks inteiros felpudos.
Gabriela Hearst, inverno 2024. Divulgação
Até os vestidos ganham texturas fluffy, como os da coleção de Gabriela Hearst. Mas são mesmo nos casacos que elas mais aparecem, a exemplo de Helmut Lang, Khaite, Laquan Smith, Michael Kors e Proenza Schouler.
Proenza Schouler, inverno 2024. Getty Images
Tricô de trança
Tommy Hilfiger, inverno 2024. Getty Images
Também conhecidos como “cable knits”, os tricôs de trança estão entre as tendências da NYFW. Enquanto a Tommy Hilfiger aposta num modelo grosso de gola alta combinado com saia midi, Jason Wu prefere algo mais podrinho, com uma peça propositalmente desfiada e mangas extralongas.
Jason Wu, inverno 2024. Getty Images
Joseph Altuzarra também aposta no tricô de trança com saia, mas dá um ar mais festivo ao look, com paetês bordados tanto na parte de cima como de baixo. As luvas complementam o look e são apostas quentes da temporada.
Altuzarra, inverno 2024. Divulgação
Jogo de transparências
Khaite, inverno 2024. Divulgação
O inverno pode ser a estação mais fria do ano, mas isso não nos impedirá de usar transparências. As coleções da Luar, Helmut Lang e Proenza Schouler são bons exemplos disso.
Luar, inverno 2024. Divulgação
De vestidos longos a looks de alfaiataria, o jogo de transparências é construído com diferentes materiais, indo da seda da Khaite ao plástico bolha da Helmut Lang. Também há rendas e telas criando efeitos de vela e revela no visual.
Halmut Lang, inverno 2024. Divulgação
Ladylike + retrô
Carolina Herrera, inverno 2024. Getty Images
Silhuetas dos anos 1960, como trapézio, A e evasê, trazem o estilo ladylike à passarela e acenam para o figurino de “Feud: The Swans vs. Capote”. Não é de estranhar, já que a série gira em torno de intrigas envolvendo a elite de Nova York.
Sandy Liang, inverno 2024. Divulgação
A trama mostrará como Capote traiu diversas amigas socialites – as swans, ou cisnes, em português – ao publicar o conto ‘La Côte Basque’, em 1965, onde descreveu aventuras utilizando boatos e segredos delas como material.
Tory Burch, inverno 2024. Getty Images
Carolina Herrera e Sandy Liang estão entre as marcas que apostam no estilo ladylike de influência retrô, assim como Tommy Hilfiger e Tory Burch.
Carolina Herrera, inverno 2024. Getty Images
Cartela terrosa
Jason Wu, inverno 2024. Getty Images
Mais uma vez, a cartela de tons terrosos se espalhou pelos desfiles, com destaque para beges e marrons.
Helmut Lang, inverno 2024. Divulgação
Marcas como Altuzarra, Jason Wu e Fforme propõem looks inteiros marrons, enquanto outras combinam a cor com vermelho, verde e branco, como Gabriela Hearst, Aknvas e Brandon Maxwell.
Altuzarra, inverno 2024. Divulgação
Xadrez
Helmut Lang, inverno 2024. Divulgação
Xadrez no inverno parece meio batido e talvez até seja, mas designers como Thom Browne não estão muito preocupados com isso, pois ele está nas tendências da NYFW para 2024.
Tommy Hilfiger, inverno 2024. Getty Images
Peter Do, por exemplo, misturou diferentes padronagens num mesmo look no desfile da Helmut Lang. A Altuzarra foi de sobretudo xadrez para arrematar um vestido com print abstrata, enquanto a Tommy Hilfiger olhou para a estética preppy no conjuntinho de paletó e saia.
Altuzarra, inverno 2024. Divulgação
Leia mais:
O QUE ESPERAR DA SEMANA DE MODA DE LONDRES DE INVERNO 2024
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes