LFW: Erdem inverno 2024
Erdem Moralioglu leva fashionistas ao Museu Britânico, em Londres, para homenagear Maria Callas em sua coleção de inverno 2024.
Na história da moda, algumas mulheres são mais do que musas inspiradoras – elas acabam se transformando em peças-chave na trajetória de alguns designers. Para Erdem Moralioglu, Maria Callas é uma dessas.
Erdem, inverno 2024. Getty Images
Leia mais:
LFW: MOLLY GODDARD INVERNO 2024
Sua voz, sua presença de palco incomparável – que lhe rendeu o título La Divina –, o drama e a intensidade da sua carreira e vida amorosa fazem dela um tema perfeito para a Erdem. Não à toa, o inverno 2024 é a segunda coleção da marca inspirada na icônica soprano – a primeira foi a de pre-fall 2024, apresentada em dezembro passado, junto à celebração de seu centenário de nascimento.
Erdem, inverno 2024. Getty images
Erdem, inverno 2024. Getty images
Dessa vez, o estilista explora a produção do espetáculo Medeia, de 1953, que trouxe Callas como uma feiticeira vingativa da mitologia grega e marcou sua carreira. Criada em colaboração com o artista, escultor e cenógrafo siciliano Salvatore Fiumi, a performance inspira não só os looks, mas todas as estampas da coleção.
Erdem, inverno 2024. Getty images
Erdem, inverno 2024. Getty images
Vestidos e saias florais são finalizados com pinceladas à mão, feitas pelo próprio designer. “Achei tão interessante esse contraste entre a silhueta perfeita dos anos 1950 e a pintura grosseira das linhas do corpo”, contou Erdem a jornalistas. “Brinquei com serigrafia, mas talvez esta seja a primeira vez em que peguei algo acabado e perfeito para pintar por cima, quase profanando aquilo”, completou.
Getty images
O moodboard parte de um estudo feito em colaboração com a Royal Opera House, de Londres, e o Museu Benaki, em Atenas. O estilista também explora o trabalho de Christian Bérard, ilustrador de moda que desenhou cenários para a Comédie-Française e os balés russos. “Observei diferentes artistas que trabalharam com criação de cenários de teatro e como isso parece muito mais refinado à distância e, de perto, é muito mais ingênuo e gráfico.”
Getty images
Entre um look e outro, Erdem exercita um jogo de contraste entre perfeição e imperfeição, entre a diva dos palcos e a mulher da vida real, com seus dramas e tragédias pessoais. Enquanto um vestido vermelho bordado é impecável como a lendária Callas, os pijamas deluxe trazem um olhar mais íntimo da musa. O mesmo ocorre na beleza, com os cabelos em coque finalizados por redes, como se vê nos backstages de teatro.
Getty images
Getty images
A coleção ainda combina drapeados gregos com plumas, tricô e algumas texturas felpudas e volumosas, criando um outro contraste com as silhuetas dos anos 1950 que arrematam a maioria dos looks. A trilha sonora também foi uma homenagem à cantora, com uma performance ao vivo da soprano Nadine Benjamin.
Getty images
Leia mais:
10 TENDÊNCIAS DA NYFW PARA O INVERNO 2024
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes