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Com a semana de moda francesa, chega ao fim a temporada internacional de inverno 2022. Com ela, revisitamos tendências clássicas, como os cabelos com acabamento molhado, demos uma volta nos anos 1980, com brilhos e visuais glamourosos, e aprendemos que, talvez, uma boa maquiagem não precisa ser sempre perfeita – é só ver os olhos com sombra preta borrada para entender o porquê. Paris fecha este ciclo reforçando boa parte das tendências vistas em Nova York, Londres e Milão, mas trazendo também toda a elegância pela qual a cidade é conhecida. Destrinchamos essas trends aqui.

Tranças

Elas já são figurinha carimbada nos penteados das passarelas e, dessa vez, não foi exceção: na Dior, elas saem da linha do meio e contornam o rosto, terminando presas na nuca. Já no desfile de Cecilie Bahnsen, elas aparecem ora no estilo nagô, ora feitas em três mechas grossas – em quase todas, com fitas amarradas. Na Givenchy, são torcidinhos laterais, de apenas um lado da cabeça, que criam um efeito bastante similar no cabelo. As tranças já são apostas dos tapetes vermelhos e também da internet, então podemos esperar muitas versões diferentes delas nos próximos meses.

Cecilie Bahnsen Foto: Getty Images

Olhos coloridos

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Ainda que boa parte dos looks tenham sido bem naturais e sem muita informação de maquiagem, alguns ganharam destaque por trazerem sombras supercoloridas. Os tons escolhidos foram quase sempre vibrantes, do roxo ao rosa. Na Valentino, a make ganhou o mesmo tom que acompanhou toda a coleção: o belíssimo Pink PP, desenvolvido por Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da label. Na Saint Laurent, as sombras intensas aparecem principalmente em roxos e azuis, e contornam os olhos das modelos. Já na Off White, um amarelo neon vem em esfumados desconstruídos.

Saint LaurentFoto: Getty Images

Wet hair

O efeito molhado no cabelo, que bombou nas passarelas de Milão, desembarca agora em terras francesas, ganhando a beleza de várias marcas. Giambattista Valli apostou nos fios soltos, puxados para trás e com uma risca lateral. Algo parecido foi feito pela Koche, com a diferença do repartido no meio. Na Acne, o gel fica apenas na raiz, enquanto o comprimento ganha um pouco mais de volume e frizz. Outras marcas como Yohji Yamamoto e Alter também apostaram na finalização.

Koche Foto: Getty Images

Cantinho do olho

A trend, que dominou a internet nos últimos meses, aparece também nas passarelas de Paris. Ela consiste, basicamente, em dar destaque ao canto interno dos olhos – seja com uma cor bem vibrante ou com uma sombra de acabamento metálico ou luminoso. A primeira versão foi escolhida pela Alter, com o verde neon. A Dior optou pela segunda, trazendo o ponto prateado como único destaque da maquiagem.

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DiorFoto: Getty Images

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