Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI

Horóscopo dezembro: as previsões completas para cada signo

PUBLICIDADE

A primeira semana de dezembro pede limpezas para descarregar as intensidades que foram remexidas pelo eclipse do dia 30/11, na lua cheia em Gêmeos. Esse eclipse coincide com o fim de um ano muito intenso, doidera nas redes sociais, excesso de telas e de informações, eleições, etc etc etc. Muita coisa rolando ao mesmo tempo, do jeitinho que Gêmeos gosta. Mil abas abertas. Respira. Agora libera esse ar todo, deixa sair, se esvazie e perceba o que existe dentro de você. Assim vamos abrindo espaço para que as mudanças encontrem seu caminho. A temporada de eclipses pede descanso, detox e recolhimento.

Se você está procurando o horóscopo de janeiro de 2021, clique aqui!

—>> No dia 14/12, segunda-feira, teremos mais um eclipse, dessa vez solar, com o encontro do sol e da Lua no signo de Sagitário, iniciando uma nova lunação. Em Sagitário, temos o nodo sul, indicando assuntos que precisamos compreender e desapegar para seguir viagem com mais leveza e disposição. Quem carrega muito peso (principalmente o peso da superioridade moral e das verdades absolutas) se exaure e acaba perdendo a parte boa de curtir a viagem. Com tanta coisa guardada, não sobra espaço para novos aprendizados e nem para o bom humor. Sim, existem coisas preciosas que podemos acessar e que já existem dentro de nós. Nem sempre o novo significa melhor. Mas muitas vezes preferimos o desconforto do já conhecido do que o medo da incerteza do desconhecido. Então, o negócio é ter discernimento para entender o que merece ficar e o que precisa ir. O famoso equilíbrio.

PUBLICIDADE

—>> Também em Sagitário, transitam Mercúrio (a partir do dia 2/12) e Vênus (a partir do dia 16/12). Mercúrio cumpre o papel de intermediário ao nos ajudar a atravessar esse ano e concluir mais um capítulo dessa novela que tem sido 2020. Mercúrio é inventivo, mestre da adaptação, e sabe bem como conduzir momentos de transição e mudanças. Vênus, por sua vez, garante que esses processos sejam mais bonitos, prazerosos, gentis e acolhedores. Ela traz um sentimento de união que faz toda a diferença.

—>> A temporada de Sagitário finaliza um ciclo importante que inaugurou mudanças profundas em nossas vidinhas. Quando o sol mudar de signo e ingressar em Capricórnio, no dia 21/12, tanto Júpiter como Saturno já estarão transitando em Aquário. Por isso, podemos considerar que esse é o momento de finalizar questões pendentes com o ciclo de Júpiter e Saturno em Capricórnio. É sobre entender os nossos limites, construir estruturas e formar estratégias de fortalecimento a longo prazo. Essa conjunção nos pede organização. Tudo que Saturno toca é lento. Quando ingressar novamente em Aquário, Saturno se conecta com os eventos que aconteceram lá no início da quarentena, em abril. A diferença é que dessa vez podemos contar com a ajuda de Júpiter, atenuando e buscando soluções para esses problemas saturninos. Vacina vem aí? Esperamos! Esse não é um movimento drástico. Com Saturno, tudo é gradual e com aviso prévio. Faça o que você tem que fazer e deixe que o tempo desenrole as consequências, que tendem a se estruturar num longo prazo, já que Aquário é um signo fixo. Não é hora de se fazer de louca, sinto muito sagitas & cia. Tem que levar a sério e se organizar direitinho! É disso que Saturno gosta. E com uma pandemia rolando solta, não é bom negligenciar os avisos saturninos.

PUBLICIDADE

Sobre o céu da virada

É bom lembrar que o ano novo astrológico só acontece em março, com o ingresso do sol no signo de Áries. Mesmo assim, é importante ritualizar essa virada de ano. Principalmente em 2020, que foi um ano tão intenso, marcar essa passagem de tempo nos ajuda a internalizar essas mudanças todas. Claro, não é como se a virada resetasse tudo da noite para o dia. Mas ritualizar essa transição é de grande ajuda em diversos níveis.

Recomendo fazer um ritualzinho de purificação, proteção, transmutação e atração com a energia do fogo. Se puder, passe uma tarde na natureza, ou pelo menos pegue um sol, se possível. Sinta o calor do sol na sua pele. Você pode fazer esse ritual sozinha ou acompanhada. Depois, ao anoitecer, acenda uma vela ou, se tiver espaço para isso, uma fogueira. Mas tome tento para evitar acidentes. Tomando todos os cuidados, se conecte com o fogo, observando e meditando sobre a chama. Mentalize sua intenção com esse fogo. Se apresente. Peça licença. Faça seus agradecimentos. Escreva num papel tudo o que você deseja desapegar e transmutar. Queime esse papel. Depois, você pode escrever o que você deseja atrair para o próximo ano. Guarde esse papel e ofereça rosas brancas, ervas ou folhas de sua preferência ao fogo. Faça seus agradecimentos e seus pedidos. Peça por força, proteção, brilho e vitalidade ao fogo.

Penso no elemento fogo por diversos motivos: primeiro, porque aqui no Brasil estaremos vivendo o verão. Segundo, porque no mapa da virada teremos uma lua cheia exibida e toda brilhosa. Essa lua cheia já se torna plena no dia 30/12, no signo de Câncer. Você pode incluir uma taça de água no seu ritualzinho para representar o signo do caranguejo, o cuidado, a flexibilidade e a criatividade do elemento água. Pode energizar essa água na luz da Lua e depois bebê-la. Água é vida, amor e cuidado. Mentalize essa intenção. Já no dia 31/12, a partir das 15:58, no horário de Brasília, a Lua ingressa em Leão. Leão é um signo de fogo, e se comunica por trígono com Vênus em Sagitário e com Marte em Áries. Trígonos são facilitadores. Além disso, com Saturno fortalecido no gelado signo de Aquário, é bacana chamar o calor do fogo para engrandecer nosso sol e nosso brilho vital. Isso representa um desejo por regeneração e força para iniciar um novo ano. - Madama Brona

Mapa astral da virada 2021 Mapa da virada 2020 - 2021

Bafos astrológicos de dezembro:
2/12 -> Mercúrio entra em Sagitário
14/12 -> Eclipse solar em Sagitário
16/12 -> Vênus entra em Sagitário
17/12 -> Saturno entra em Aquário
19/12 -> Júpiter entra em Aquário
21/12 -> Solstício de verão: ingresso do Sol em Capricórnio e conjunção de Saturno e Júpiter em Aquário
30/12 -> Belíssima lua cheia em Câncer
31/12 -> Virada com Lua em Leão, Vênus em Sagitário e Júpiter em Aquário

A seguir, a leitura para os 12 signos. Lembrando que a divisão por signos é meramente um recurso oracular. Você pode ler o seu signo solar, lunar e/ou ascendente, se quiser —>> receba —>> 🦋✨💗🕯️💕💫👁️🦋🦋🦋

Áries

Dezembro é um mês para se abrir para novos aprendizados, aguçando a curiosidade e se liberando da necessidade de certezas absolutas. Se for o caso, não tenha medo de assumir que errou e que precisa mudar de ideia. A dúvida é um bom lugar para crescer e se desenvolver. Seu planeta regente, Marte, transita no seu signo até janeiro. Esse Marte consegue visualizar bem o que precisa desapegar para seguir em frente. Tente analisar o que pode estar em excesso, o que ainda precisa ser cortado e refinado para que uma vida mais equilibrada encontre espaço nas suas relações, no seu trabalho e no seu dia a dia. Os eclipses que acontecem no eixo Gêmeos-Sagitário movimentam a sua vida nos pequenos detalhes e nas sutilezas. Talvez você precise aprender a ser mais leve e não levar as coisas tão a sério ou tão para o lado pessoal. É sobre sua comunicação com as outras pessoas, sua disponibilidade para ouvir e aprender.

O sol em Sagitário direciona a sua flecha para novos horizontes, e o desprendimento se faz essencial. Esse é um signo mutável que pede movimento físico, mental e emocional. Mas atenção: nessa busca por novidades e estímulos, não deixe de lado sua saúde. Afinal, ainda estamos passando por um pandemia! No dia 21/12, o sol ingressa em Capricórnio, e Júpiter e Saturno fazem uma conjunção em Aquário, iniciando um novo ciclo. O foco é no elemento ar: compartilhar ideias, fortalecer o coletivo e construir uma vida mais inteligente com espaço para crítica e liberdade de pensamento. Respira! Vai dar tudo certo! Aproveite o fim do ano para fazer um ritualzinho equilibrando os elementos fogo e ar. Para fortalecer o fogo, você pode pegar sol, acender uma vela, incensar sua casa e fazer atividades físicas que te façam suar. O fogo e o calor são purificantes e transmutadores. E para receber os bons ventos desse novo ciclo, ative o elemento ar nos seus rituais de fim de ano. Você pode fazer isso escutando músicas que elevem seu astral, fazendo orações, mantras, socializando, conversando com outras pessoas, lendo livros de ficção e tudo o que estimule uma circulação mais leve e solta da sua energia mental inventiva. Claro que a virada não vai resetar tudo. Mas ritualizar essa passagem pode nos ajudar a firmar intenções e planos.

Touro

Dezembro é um mês para se dedicar a um equilíbrio completo, fortalecendo sua vida espiritual. Touro é um signo de terra, profundamente conectado com a natureza. Busque se reencontrar com uma parte sua que é mais imaginativa, criativa e lúdica. Você pode desenvolver sua espiritualidade entrando em contato com a natureza, com banhos, danças e também cozinhando. Tudo pode ser espiritual, você só precisa direcionar o seu foco e as suas intenções. Isso pode se dar de um jeito bem pragmático, do jeitinho que Touro gosta: limpando sua casa, cuidando das plantas, observando o céu, cozinhando algo que alimente seu corpo e sua alma. Parece um papo clichê good vibes, mas não precisa ser. Encontre o jeito que funciona para você e se permita curtir um momento mais amoroso de introspecção e autocuidado. Isso vai te dar forças para iniciar um novo ciclo e movimentar suas ações no mundo. Desenvolvendo sua espiritualidade, você fortalece sua intuição e adquire mais confiança nos seus processos.

Esse fortalecimento espiritual também se relaciona com o seu planeta regente, Vênus. Finalizamos novembro com um eclipse lunar em Gêmeos, o mesmo signo em que Vênus retrogradou no meio do ano. Isso pode indicar mudanças e movimentos no que se relaciona ao seu sustento, suas finanças e relações. Talvez esse ano termine com boas lições sobre como você gerencia seus recursos. Talvez seja o caso de finalmente acessar e reconhecer suas riquezas que antes passavam despercebidas. Se valoriza, boneka! Tem algo aí que é só seu, e que é precioso! Nas primeiras duas semanas do mês, Vênus ainda estará transitando no seu signo oposto, em Escorpião. Algo está movimentando e transformando também as suas relações afetivas, amorosas e profissionais. No dia 14/12, teremos mais um eclipse no eixo Gêmeos-Sagitário. Nesse mesmo eixo, Vênus ingressará no dia 16/12, quando entra em Sagitário, onde já transita o sol e o nodo sul. Essa é uma configuração que pede limpezas e purificações. 2020 não foi um ano simples. Precisamos regenerar nossas forças para iniciar um novo ciclo. No dia 21/12, o sol ingressa em Capricórnio, e Júpiter e Saturno se encontram nos primeiros graus de Aquário, numa conjunção muito significativa que ativa o seu Meio do Céu. Nos próximos meses, você estará desenvolvendo gradualmente algumas habilidades especiais que lhe ajudarão a oferecer algo cada vez mais genuíno seu ao mundo. É para expandir horizontes e não ter medo de crescer, ser e aparecer. É pra se jogar, mas sem correria, sem nervoso. Tudo acontece no tempo certo!

Gêmeos

Chega mais, minha eclipsada!!! Vem suavinha, vem de boas. Novembro finalizou com um eclipse lunar no seu signo. Eclipses marcam momentos em que certas coisas vem à tona enquanto outras se voltam para as sombras. A gente muda de foco. Situações do passado podem retornar num novo desdobramento, com uma nova faceta, sob um outro ponto de vista. O céu é um mistério e os eclipses são um ponto chave que conectam passado-presente-futuro. É sobre nossa natureza cíclica, é uma grande viagem. Eclipses também tendem a ser intensos e movimentam forças profundas. Com isso, é esperado que esse seja um momento também sentido pelo corpo, dando um certo cansaço. Se cuide com carinho, se permita descansar. 2020 foi um ano exaustivo, intenso, de muito trabalho interno. Tome seu tempo para recompor sua energia, mas volte a se movimentar. Esse pode ser um momento importante para o seu crescimento. Você pode dar um salto!

A partir do dia 19/12, Júpiter passa a transitar em Aquário, em conjunção a Saturno, inaugurando um novo ciclo coletivo. Pessoalmente, e do ponto de vista do seu signo, esse pode ser um momento de fluir com os bons ventos e aproveitar a boa sorte e as facilidades que surgirem. Essa é uma configuração astrológica que favorece a abertura dos horizontes, o aprofundamento de estudos, vida acadêmica, viagens e uma preparação para ampliar sua atuação no mundo. Claro, cada pessoa vai vivenciar os temas júpiterianos dentro da sua realidade, de acordo com os seus interesses. O importante é você se manter fiel a si mesma, sendo cada vez mais genuína e sincera em todos os seus projetos e relações. Fique atenta para não cair na cilada de apenas querer agradar, se mantendo num lugar confortável porém estagnado. Esse é um momento para ser mais ousada e ir atrás do que você realmente quer. Aproveite essa chance! Foque no seu sol, no seu brilho pessoal, no que é seu, do seu jeitinho. Fortaleça seu sol e encare as situações de frente! Tomar consciência é um bom jeito de crescer e se desenvolver. Se você souber o que você quer, com objetividade, as coisas tendem a rolar com mais fluidez e de forma mais rápida. Delimite seus objetivos, faça uma lista de coisas que você deseja realizar no próximo ano, medite sobre elas. Passinho por passinho, tudo pode se realizar de uma forma mais rápida do que você imagina.

CÂNCER

Em dezembro, Saturno e Júpiter finalizam seu trânsito no signo de Capricórnio. Nesse último ano, Júpiter e Saturno estavam em oposição ao seu signo, num eixo estrutural do seu caminho, atuando com força na sua vida. Esses são planetas de movimento lento e gradual que constroem a base das nossas experiências na vida em sociedade. Transitando em Capricórnio desde 2017, Saturno se fortaleceu e exigiu toda uma movimentação mais planejada, com determinação e muita paciência. O que não mata, fortalece. Essa é a máxima aqui. Com certeza, esse foi um período de muito trabalho (interno, emocional, físico) e potencialmente muito construtivo - porém os frutos não são imediatos, esses são planetas de construção de longo prazo. Como Saturno estava em oposição ao seu signo, é como se você encarasse de frente as dificuldades - suas ou das pessoas que participam da sua vida. Talvez tenha sido um momento para assumir compromissos mais sérios ou, ao contrário, fazer as pazes com a solidão. Mas assim no céu como na terra, nada realmente nunca está imóvel. Tudo se movimenta. Somos criaturas efêmeras e estamos em constante mutação.

Com Marte ativando o seu Meio do Céu, a força vem de algum lugar e te faz mover montanhas. Talvez seja a força do ódio? Esse trânsito também pode indicar um momento de luta por maior independência e autonomia, com energia e concentração para focar no que é seu. Esse é um período para se empenhar em seguir em frente carregando consigo os aprendizados do passado na busca por novos horizontes. O que vai e o que fica? A viagem promete ser longa, então é importante carregar apenas o essencial. Sua energia, como Saturno bem evidenciou nos últimos tempos, é limitada. É preciso usá-la com sabedoria. O certo é que você já acumulou uma certa experiência e pode agora usá-la a seu favor. Afinal, a gente tem que aprender algo com os tapas da vida! É possível que você já esteja no caminho de algo que não começou hoje nem ontem, mas que vem de looonge. O desafio é continuar seguindo e refinando esse processo. Às vezes, pode bater uma vontade de jogar tudo para o alto e tacar um belo foda-se. Mas daí você descansa, tira uma folga só para si e volta com tudo a se dedicar a lapidar os seus diamantes. Não desista só porque você está cansada! Se permita descansar e verá que vale a pena lutar pelo que você vem construindo. Existe abundância na sua vida. Viva seu presente da melhor forma que puder e pense com carinho no seu eu do futuro. Não desista de você! No dia 30/12, teremos uma belíssima lua cheia em Câncer, trazendo luz, consciência, brilho e força para você. E, o principal, pela primeira vez depois de anos, sem oposição chata do chaturno chatão. Ufa, alívio, liberdade. É pra se enxergar. É pra se sentir. É pra se reconhecer. É pra se mimar e se parabenizar. Você chegou até aqui!

Leão

Dezembro é um mês para se envolver com mais profundidade em tudo o que lhe diz respeito. Encarar de frente, viver o processo, se jogar, se permitir sentir! Sentiu o clima de novela mexicana? Parece que vem drama, mas drama não precisa vir!! Repita comigo: VAZA BAD VIBES!!! VAZA BAD VIBES!!! Pois esse tem tudo para ser um mês gostosinho de se viver nas pequenas coisas, no dia a dia. Claro, pandemia comendo solta lá fora, derrotas, preocupações financeiras, psicológico afetado, as coisas não vêm sendo fáceis. E por isso mesmo é tão importante encontrarmos lugares de respiro e sossego em que possamos relaxar, dar umas risadas, sair dessa coisa ensimesmada. Tempestades vêm e vão. Quando a ventania chega, é importante se firmar nas raízes, onde existe proteção, aconchego e paz profunda.

Talvez o mais desafiador desse momento seja lidar com o medo do futuro. Esse é um momento de mais incertezas do que qualquer outra coisa. Precisamos aprender a lidar com essa instabilidade e talvez fazer algo de construtivo a partir disso. Enxergar para além sem deixar de viver o aqui e o agora. Curtir o amanhecer sem se preocupar se o dia vai dar bom ou não. Apenas curtir o momento sem tentar supor no que vai dar. Eu sei, é mais fácil falar do que fazer, mas meu trabalho aqui é lhe lembrar de coisas que você já sabe. Essa é uma das funções de uma leitura astrológica: lembrar a consulente de coisas que ela já sabe. E isso é importante porque é fácil esquecer. É fácil esquecer quem a gente é. É fácil perder a própria voz. E o céu, o sol, a Lua nos ajudam a lembrar. Nos lembram que depois da noite vem o dia, que nossos pés estão na terra, que o sol pode fritar e a noite nos ajuda a relaxar. A luz do dia, a clareza nas ideias, o entendimento e a consciência são bons, mas podem nos exaurir. A noite e o escuro, o não saber, a dúvida, eles podem ser relaxantes. Não precisamos entender tudo. Não precisamos nos identificar com tudo o que sentimos. Podemos simplesmente relaxar os olhos e ativar os outros sentidos.

Esse é um mês para ativar outros sentidos através das coisas simples do dia a dia. Esse é um mês para voltar para si mesme. Na noite da virada, a Lua brilhará no seu signo, fazendo um ótimo trígono com Vênus em Sagitário. Converse com a Lua, receba seu brilho, faça seus agradecimentos. Faça também um ritual para marcar essa passagem. Não porque a virada reseta nossas vidas num passe de mágica, mas porque ritualizar nos ajuda a firmar o tempo dentro da gente. Aproveite esse mês para se reconectar com a sua força.

Virgem

Começamos o mês eclipsadíssimas. A lua cheia em Gêmeos trouxe uma loucurinha, uma vontade de fazer e acontecer, de mudar tudo, de inventar algo, uma novidade que fosse, um prefeito diferente pra variar. Isso na teoria porque na prática... Com uma sobrecarga de informação, emoção, ansiedade, quem antes já estava cansada, agora se vê exausta real oficial. Descansar é preciso! Até porque o eclipse pode ter dado uma travada geral. Afinal, o nodo sul em Sagitário ativa bem o seu fundo do céu. Te chamando de volta para as suas raízes, mas não para ficar por lá, no lugar onde você já conhece. Ele te chama porque quer te fortalecer, conversar com você, te proteger. Tudo isso porque há trabalho a ser feito! Vamos lá, já chega de repetir as mesmas merdas. Faça seus agradecimentos, honre seus ancestrais e essa comunidade que chamamos de "eu" e vá alimentar sua curiosidade, sua sede de aprender. Nessas voltas, talvez você realize uma espécie de retorno a algum ciclo muito doido num grande nó. Pois bem, vamos ter que começar a desfazer esse nó. Passo por passo, não precisa se apressar. Respira. Primeiro é preciso identificar onde a coisa começa a se enroscar. Seu planeta regente, Mercúrio, vem passando por um detox importante, fazendo uma limpeza e escolhendo o que vai e o que fica. A partir do dia 2/12, Mercúrio ingressa em Sagitário, onde vocaliza aprendizados importantes de Júpiter. É um Mercúrio que quer filosofar, entender os porquês, o que se diz que é certo, o seu certo, e o que se diz que é errado, o seu errado. É menos sobre respostas e muito mais sobre dúvidas e perguntas.

Nesse último ano, Júpiter transitou em Capricórnio. Um Júpiter em queda, difícil de manter a fé, vários testes, pouca ajuda. Muito trabalho, pouca diversão. Nesse processo, coisas importantes podem ter sido deixadas de lado. O seu prazer, as pessoas que realmente importam, sua vida amorosa, os amigues. Talvez esse chamado para as origens seja também uma oportunidade para fortalecer sua sensibilidade e sua conexão com assuntos mais vênusianos e amorosos. Hora de cuidar do coração, de se tratar com mais carinho, de se voltar para atividades mais agradáveis. Chega de encheção de saco, deixa isso de lado, pelo menos por um tempo. Aproveite esse fim de ano para focar no seu processo de cura. Você pode se permitir sentir menos dor, se aliviar, aceitar ajuda. Se curando, se fortalecendo e regenerando suas energias e suas relações tudo vai fluir com mais facilidade. Chega de forçar e se esforçar tanto. As coisas podem ser mais fáceis, mais simples e mais tranquilas. A meta deste fim de ano é encontrar paz interior e sossego.

Libra

Dezembro é um mês para reconhecer o quanto você cresceu nesse último ano e o quanto esse crescimento pode ir ainda mais longe no próximo ano. É sobre expandir o olhar para além do que é seguro e já conhecido. É sobre se permitir experimentar e ver no que vai dar. Primeiramentchy, vamos falar dos movimentos bons, que trazem ufa! e alívio: Saturno finalmente está finalizando seu trânsito em Capricórnio. Desde 2017, Saturno vem testando suas raízes, exigindo trabalho, impondo restrições, cortando a brisa geral, sendo um chato chaturno. Nesse período, tudo aconteceu de forma mais travada, as coisas se mostraram mais difíceis e demoradas. A partir do dia 19/12, quando Saturno ingressa em Aquário, talvez seja o momento para colher os frutos do seu trabalho de estruturação feito nos últimos anos e, em especial, nesse 2020. Esse é um movimento especial não apenas por Saturno, mas porque Júpiter também ingressa em Aquário e, no dia 21/12, eles fazem uma conjunção que inaugura um importantíssimo ciclo astrológico no coletivo. E isso pode ser especialmente bom para os signos do elemento ar: Libra, Aquário e Gêmeos. Não significa que não vai ter dificuldades e que tudo vai ser um paraíso. Claro que não. Mas essa relação de trígono indica processos mais construtivos, dificuldades que ensinam e que motivam, resultados mais visíveis, com mais consciência e noção dos próprios processos. A tendência é que esses movimentos construam gradualmente uma via de expressão positiva. Talvez o desafio seja alinhar as relações com esse crescimento. Principalmente considerando que Marte está transitando no seu signo oposto, em Áries.

Seu planeta regente, Vênus, transita em Escorpião até o dia 16/12, quando ingressa em Sagitário. Em Escorpião, Vênus enfrenta sua queda, podendo passar por dificuldades nos contratos, nas finanças ou no amor. Em Sagitário, Vênus se inflama, e o movimento de transmutação continua. Principalmente porque em Sagitário também se encontra o nodo sul. No dia 14/12, teremos mais um eclipse, desta vez solar, com o sol e a lua nova no signo de Sagitário. Ao entrar nesse território eclipsado, Vênus é atravessada por essas mudanças todas. É bom lembrar que nesse ano tivemos a retrogradação de Vênus no signo oposto a Sagitário, em Gêmeos. Esse eixo ativa a sua relação com a criatividade, aprendizados, escolhas e a vida no dia a dia, na intimidade, nos pequenos detalhes. Talvez você esteja descobrindo um lado seu que é mais sensível e que precisa encontrar uma via de expressão. Talvez a vontade de voltar a estudar, ou estudar algo totalmente diferente do seu caminho até então esteja surgindo aí. Os eclipses no eixo Gêmeos-Sagitário prometem surpresas e reviravoltas nesses assuntos. Para fechar o ano, teremos uma belíssima lua cheia em Câncer no dia 30/12, iluminando seu Meio do Céu, trazendo clareza e uma conclusão para assuntos até então inacabados. Converse com a Lua, peça por luz e guiança. Faça seus agradecimentos. E vai com tudo porque 2021 promete muitas novidades.

Escorpião

Dezembro é um mês para buscar equilíbrio. Naquelas, um pouquinho de droga, uma pouquinho de salada. Nem mais, nem menos. Foque no seu prazer, aproveite o trânsito de Vênus no seu signo. Vênus é suave, tranquila e gosta de conciliar. E Vênus é também um ótimo planeta para negócios, trabalho, projetos e finanças. Com o seu planeta regente transitando por Áries, esse pode ser um momento para focar no trabalho, correndo atrás do tempo perdido, finalizando pendências e entregando seu melhor. Essa combinação de Vênus e Marte traz equilíbrio entre ação e atração. Um pouquinho de iniciativa, um pouquinho de sedução. Tente colocar na balança como anda a sua impulsividade e como tem sido o gerenciamento da raiva e da frustração. Um pouquinho de sal, um pouquinho de açúcar. Inclusive, cozinhar pode ser uma excelente atividade meditativa para fazer nesse período e se conectar com as qualidades da temperança vênusiana. O desafio é lidar com as doiderinhas relacionadas ao eclipse do eixo Gêmeos-Sagitário.

Novembro finalizou com um eclipse lunar em Gêmeos e, no dia 14/12, teremos mais um eclipse, solar, em Sagitário. Mudanças, regenerações, ciclos que retornam, tudo isso estará sendo ativado nesse período. Esses eclipses também nos questionam sobre as nossas trocas, sobre tudo o que compartilhamos: desejos, referências, energia, fofocas, frustrações. Como você se conecta às pessoas? E o que você pode estar carregando que não é seu? Talvez essa seja uma boa hora para fazer limpezas energéticas no corpo e na casa. Existem vários jeitos de ritualizar tais limpezas. Encontre o mais adequado para você. Também em dezembro temos a conjunção de Júpiter e Saturno em Aquário ativando o seu fundo do céu. Esse é um trânsito significativo que pede um retorno às origens, uma revisão das bases e dos seus fundamentos, uma reconexão com a sua história e com a sua ancestralidade. Na virada para 2021, a Lua brilhará em Leão, em oposição a Júpiter e Saturno, ativando um ponto importante do seu mapa: o Meio do Céu. É sobre onde você pisa, onde você se protege, o que te nutre, e para onde você deseja crescer, o que você quer alcançar e o que você tem para oferecer ao mundo. Aproveite para fazer um ritualzinho de prosperidade, fazer seus agradecimentos e chamar força para crescer e se desenvolver no próximo ano que já está quase ali.

Sagitário

Chega mais, minhas eclipsadas, vem com tudo!!! Esse dezembro é importante para você! Não basta a temporada de aniversário, retorno solar em Sagitário, temos também eclipses e Júpiter, seu planeta regente, mudando de signo. Vamos por partes porque tem muita coisa acontecendo. Esse pode ser considerado um momento de transição. Ainda bem que você tem a seu favor Mercúrio transitando no seu signo!!! Melhor ainda se você tiver ascendente em Sagitário, pois Mercúrio ama estar na casa 1. Ele é o intermediário, o que se movimenta, o que sabe se virar com desenvoltura, o que tem inteligência e um jeito todo especial de contornar os desafios. Mercúrio é inventivo e sabe melhor do que ninguém como conduzir processos de transição e mudança com bom humor e leveza. Mercúrio transita em diversos universos, em vários planos, e sabe as manhas certas para conduzir todos esses movimentos. Lembre-se disso, pois mudar de frequência nem sempre é fácil e exige certa preparação. Se bater uma ansiedade ou uma coisa meio assim, intensa, você pode chamar a ajuda de Mercúrio. E como se faz isso? Primeiro: respirando. Deixando o ar entrar e sair, observando esse movimento. Isso é precioso e o maior símbolo da nossa conexão com o mundo. Segundo: você precisa se mexer! Mercúrio não gosta de ficar parado. Saia para caminhar, vá dar uma volta na quadra, passeie na vizinhança, mude os móveis de lugar, converse com algum amigo. Tudo isso pode trazer prazer e ajudar a estabilizar sua energia. E o desafio reside justamente aí: no desejo por estabilidade. Sagitário é um signo mutável, precisa de metas, de planos mirabolantes, de estímulos, é um signo que gosta de uma boa doideira e de bons desafios. E com o nodo sul em Sagitário, mais do que nunca a necessidade de se transformar e de trocar de pele vem com tudo. E nem sempre isso é fácil, confortável ou bonito. Esses processos de autoconhecimentos podem ser difíceis e doloridos. Mas é preciso encarar essas incertezas, as dúvidas e a instabilidade. É preciso elevar a dúvida como modo de estar no mundo, e talvez isso não seja a coisa mais fácil do mundo para um signo que é regido por Júpiter, o grande planeta que se diz benéfico e é dono da razão e de todas as verdades do mundo. Pois é, se tem uma coisa que 2020 nos mostrou é que a maldade de gente boa é a pior coisa que tem. Cidadão de bem, quem ainda acredita nisso? Qual é a régua que marca quem é o bom e quem é o mal, o que é o certo e o errado? E até onde essa dúvida pode validar relativismos. Tem certas coisas que não são negociáveis. E tem certas coisas que precisam ser quebradas e reavaliadas. Tente se abrir para outros pontos de vista. Saia um pouco da posição de professor e se coloque mais como aluno. Coisas estimulantes podem acontecer.

Finalizando o ano, teremos o ingresso de Saturno e Júpiter em Aquário, numa conjunção que marca um ciclo importante. É algo bom que Júpiter entre em Aquário, pois ele ativa um eixo de aprendizado na sua vida, amplificando a sua voz, as suas ideias e sua rede de apoio no dia a dia. De alguma forma, esses trânsitos todos apontam para uma mesma direção: a necessidade de revisar as ideias, de se manter aprendendo e conversando com o mundo. Não queira parar no tempo. Isso seria muito chato! Aprender implica reconhecer o que não se sabe e estar disposto a mudar de ideia. Na virada, uma Lua toda brilhosa em Leão faz oposição a Júpiter em Aquário. É sobre encarar certas coisas de frente e ganhar perspectiva ;)

Capricórnio

Dezembro pede que você foque nas suas relações. Não apenas nas relações amorosas-românticas, mas em todas as relações que envolvem afeto e intimidade em sua mais ampla expressão. Esse é um mês que fecha um ciclo importante. Saturno e Júpiter finalmente finalizam o trânsito no seu signo, abrindo espaço para você enxergar com mais atenção as pessoas que participam da sua vida. Quando em Capricórnio, Saturno e Júpiter lhe exigiram foco e energia na sua própria pessoa. Esses são planetas pesados, atravessados pelas condições do coletivo, são lentos e bem cansativos. Desde 2017, Saturno se movimenta lentamente pelo seu signo, exigindo trabalho e esforço. Esse pode ter sido um período que você se sentiu mais introspectiva e retraída, com uma maior exigência sobre seus atos, falas e até a sua personalidade. Uma mudança profunda estava se desenrolando nesses últimos anos, e você acompanhou tudo de perto, de dentro, imersa. Em 2020, esse processo de olhar para dentro e tomar consciência sobre si se intensificou. Com Júpiter também transitando no seu signo, tudo seu começou a ser visto com uma lente de aumento. Autoconhecimento e altos conhecimentos: ooo processinho cansativo da porra. Sim, é errando que se aprende. Mas, às vezes, a gente só gostaria de não ter que aprender coisa nenhuma e simplesmente viver sossegada longe desse tal autoconhecimento. Mas enfim, não é como se a gente tivesse muita escolha, até porque o peso de ignorar nossas questões é muito maior do que o trabalho que dá se enxergar e se reconhecer como uma pessoa inteira, nem boa nem má, apenas uma pessoa cheia de nuances e complexidades. O lado bom desse processão todo é que agora você se conhece com mais profundidade. Já sabe lidar com certas coisinhas, já sabe reconhecer sinais, e isso lhe dá um poder imenso. O desafio é lidar com esse poder sem cair na cilada da superioridade moral e daquele papo de diferentona consciente iluminada evoluída descontruída. É possível brilhar e se amar muito sem desmerecer os processos dos outros. E eu sei que você sabe disso, mas meu dever aqui é lhe lembrar do que você já sabe! Então fica o alerta: cuidado com essas coisinhas do ego que nos fazem pensar que nós somos o centro do mundo. Foque nas suas relações, cuide de quem você ama, apenas observe e escute atentamente como estão e como se movimentam as pessoas que participam mais ativamente da sua vida. Aliás, o ano termina com uma belíssima lua cheia em Câncer, iluminando suas relações. Já na virada do dia 31/12 para o dia 1/1, a Lua ingressa em Leão, mas continua brilhosa, num signo de fogo. Aproveite para fazer um ritualzinho com vela ou fogueira, ativando os poderes do elemento fogo: vitalidade, transmutação, calor e vontade de viver. Perceba o quanto você cresceu internamente, sinta essa plenitude, pois você merece! Essas boneca caprica não tão pra brincadeira!! VEM QUE VEM 2021!

Aquário

Dezembro encerra um ciclo importante na astrologia. A sensação que pode bater é que você precisa agir com rapidez para resolver de vez todas as pontas soltas e pendências que se arrastaram nesses últimos meses de sofrência. Vivemos trânsitos astrológicos (e uma realidade) puxados. Distanciamento social, restrições, limites, luto... Tudo isso exigiu muito trabalho interno. Agora é hora de realmente lidar com pendências, deixar tudo organizadinho e se preparar para o ingresso de Saturno, no dia 17/12, e Júpiter, no dia 19/12, no seu signo. Essa conjunção de Júpiter e Saturno em Aquário vem poderosona. Tente lembrar o que estava rolando na sua vida em abril, e você terá uma pista dos temas que precisará desenvolver e estruturar nesse próximo ciclo que vai para além de 2021. O lado bom é que Júpiter abre seus caminhos e protege sua energia. Esse é um planeta tradicionalmente visto como benéfico e multiplicador. Talvez esse seja o momento de se mostrar mais, se assumir, se bancar. Saturno, por outro lado, exige esforço, paciência e planejamento.

O certo é que esses são processos que ocorrem de forma muito gradual, pois tanto Júpiter como Saturno são planetas de movimento lento, planetas que nos dão aviso prévio de sua chegada. As surpresas mesmo ficam por conta dos eclipses. Tivemos um eclipse lunar no dia 30/11, e teremos um outro eclipse, desta vez solar com a lua nova em Sagitário, no dia 14/12. Também em Sagitário, transitará Mercúrio (a partir do dia 2/12) e Vênus (a partir do dia 16/12). Mercúrio ativa o movimento e mudanças que se fazem necessárias. E Vênus vem para indicar que essas mudanças, por mais chatinhas e desconfortáveis que sejam, vêm para o seu melhor. Onde Vênus passa, ela deixa mimos e muito açúcar. Esse pode ser um mês delicinha para descansar e relaxar com amores e amizades. Mas fique atenta e não seja o terror da OMS, se proteja, evite grandes aglomerações, a pandemia ainda está rolando solta, principalmente aqui nesse brasilzão país tropical abandonado por deus. Cuidado com o que você compartilha por aí! Não seja louca! Faça o possível para se cuidar direitinho e aproveite as novidades que estão surgindo na sua vida. Foca no seu, se concentre no que está ao seu alcance e se cuide com carinho. Nos próximos meses, o foco será seu melhor amigo. Sabendo o que você quer e entendendo os seus porquês, as coisas tendem a se desenrolar. Vai dar bom! Confia!

Peixes

Chega mais, minhas eclipsadas!!! Vamos nos localizar aqui nos trânsitos astrológicos e entender o que o céu que compartilhamos no coletivo pode nos fazer pensar. Novembro finalizou com um eclipse lunar, na lua cheia em Gêmeos, no dia 30/11. E em dezembro teremos mais um eclipse, dessa vez solar, no eixo Gêmeos-Sagitário, com sol e Lua em Sagitário. Eclipses indicam mudanças, reviravoltas, conexões com ciclos que se repetem do passado e transformações. Eles também podem representar saltos para resolver problemas que pareciam sem solução. É uma troca de pele, uma mutação e por isso é permeado de surpresas. Não é algo que se possa controlar. No eixo Gêmeos-Sagitário, de signos mutáveis, o foco no movimento e na mudança se intensifica. E se tem uma coisa que combina com eclipse é a intensidade. Por isso, costuma-se aconselhar muito descanso, repouso e sossego durante a temporada de eclipses, como é o caso agora. Esses eclipses movimentam eixos estruturantes para os signos mutáveis. É uma espécie de atualização do gps. O melhor a fazer é abrir espaço para essas mudanças. O apego ou a aversão não vão facilitar o processo. Precisamos confiar que a mudança pode trazer novas possibilidades de crescimento na vida. Como o nodo norte está no signo de Gêmeos, o crescimento é nas raízes, com mais profundidade, na base.

Ao fortalecer suas raízes e se voltar para si mesme, você se protege e tem a sua energia acolhida. Esse pode ser um bom momento também para se dedicar a terapias e ao seu universo mais íntimo e emocional. Questões de família, passado e o que você considera ser o seu lar... tudo isso estará em evidência. É também sobre se sentir pertencente e conectada com as pessoas que fazem parte da construção da sua identidade. Mas fique atenta para não se exceder. É que peixes gosta de se derramar. Essas transformações todas e movimentos podem acontecer de uma forma natural e tranquila. Não tem porque ter pressa ou correr. A seu favor, Mercúrio (a partir do dia 2/12) e Vênus (a partir do dia 16/12) transitam em Sagitário, ativando seu Meio do Céu e mostrando de forma mais suave e gentil o que você precisa desapegar para dar espaço para que outras possibilidades possam crescer. Mercúrio é inventivo e sabe bem como conduzir momentos de transição e mudanças. E Vênus garante que esse processo pode ser também muito acolhedor e gentil. Parece que esse é um bom momento para se mostrar de forma mais leve e desprendida. Você não precisa provar nada pra ninguém. O mais importante é o seu contentamento íntimo e sua paz interior. Isso é precioso e precisa ser protegido!

Madama @Br000na é a drag astrológica de Brona Paludo, mística profissional, fazedora de horoscopinhos, feitiços meméticos, leituras intuitivas e oraculares.

O ascendente é a primeira impressão que você causa nas pessoas, antes delas te conhecerem de verdade. Confira abaixo o que cada signo ascendente significa.


Vênus carrega a fama de ser o astro que comanda o amor, mas ele é muito mais do que isso. Ele tem a ver com os acordos, a beleza e a forma que cada pessoa tem de se relacionar com tudo que a cerca, inclusive o dinheiro.


Uma das personagens mais esperadas de The Crown, Lady Di brilha na quarta temporada da série da Netflix. Relembre algumas características marcantes do seu estilo icônico que seguem sendo referência mesmo mais de duas décadas após a sua morte.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE