Barbie faz 65 anos e ganha mostra em Londres

Exposição no Design Museum mostra a evolução da boneca e de Ken, suas casas e carros.


Bonecas Barbie que estão na mostra do Design Museum
À esquerda, a primeira Barbie, lançada em 1959 Fotos: Divulgação



Depois da Barbiemania que o filme de Greta Gerwig provocou no ano passado, uma mostra sobre a boneca, que completa 65 anos neste 2024 (mas segue com o mesmo visual de décadas atrás), abre as portas nesta sexta-feira (05.07) no Design Museum, em Londres, mostrando como ela influenciou e refletiu ao mesmo tempo o comportamento das mulheres nessas seis décadas.

C546 1 1015

Barbie: The Exhibition reúne mais de 250 objetos, sendo 180 bonecas. Entre as salas do Design Museum estão a Barbie Número 1, lançada em 1959, a mais vendida de todos os tempos, a Totally Hair Barbie, de 1992, e Barbie Day to Night, de 1985, criada para refletir a revolução da mulher no mercado de trabalho daquela década, com um tailleur que se transformava em um look de noite.

A mostra apresenta também a busca da Mattel por mais diversidade, a partir de uma boneca que reforçou padrões e estereótipos femininos, com as primeiras Barbies negras, hispânicas e asiáticas. Há também a primeira Barbie com síndrome de Down e a primeira a usar cadeira de rodas. De presidente à astronauta, Barbie desempenhou mais de 250 profissões, como mostram suas respectivas bonecas.

LEIA TAMBÉM: 15 NOVOS FILMES, LIVROS E SÉRIES PARA CELEBRAR O ORGULHO LGBTQIAP+ O ANO TODO

C546 1 982

Há, claro, uma seção dedicada a Ken, mostrando sua evolução desde sua introdução em 1961, décadas antes dele pedir por mais protagonismo no filme do ano passado e ganhar até um número no Oscar.

O museu de design ainda dedica espaço aos veículos (incluindo uma van para viagens rurais), móveis e imóveis da boneca. Sua primeira casa, a Barbie Dreamhouse, é de 1962, e desde então ela morou em outra 50, que ganharam influência da decoração maximalista dos anos 70 e de arquitetos como Frank Gehry. A mostra segue em cartaz até 23 de fevereiro.

fuaRTd4Q C546 1 1149
LEIA TAMBÉM: “MELHOR NÃO CONTAR”: LIVRO DE TATIANA SALEM LEVY TRATA DA HISTÓRIA QUE UNE TANTAS MULHERES

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes