Liberatum reunirá Naomi Campbell, Alcione e Lee Daniels em Salvador

Festival internacional terá sua primeira edição no Brasil em novembro, com foco na celebração da cultura negra.


Naomi
Getty Images



Depois do Afropunk Bahia, Salvador ganha mais um grande evento em novembro com foco na celebração da cultura negra. O Liberatum acontece entre os dias 3 e 5, de forma gratuita e aberta ao público, após edições em diversos países do mundo.

Na estreia em solo brasileiro, o evento reunirá nomes como Taís Araújo, Lázaro Ramos, Alcione, a modelo Naomi Campbell, o diretor Lee Daniels (Preciosa), o artista visual Kehinde Wiley e a cantora Debbie Harry (Blondie), entre outros.

Kehinde Wileys Portrait of Obama

Retrato de Barack Obama por Kehinde Wiley Divulgação

A ideia do festival multidisciplinar é conectar ícones internacionais com artistas inovadores brasileiros, abordando temas como cultura, entretenimento e liderança e levantando debates sobre transformação social, liberdade de expressão para promover diversidade, igualdade e inclusão.

Detalhes e o formato do festival serão anunciados em breve. Shows, intervenções artísticas e painéis marcaram a programação de edições anteriores, em países como Estados Unidos, Papua-Nova Guiné, Marrocos, Itália, Turquia, México, Espanha, Índia e França, com participações de Nicole Kidman, Will Smith, Cher, Francis Ford Coppola, Zoe Saldana e Pharrell Williams, entre outros.

Lee Daniels

O diretor Lee Daniels Divulgação

Durante a pandemia, a organização convidou brasileiros a integrar seu projeto “Conversas que salvam vidas”, promovendo papos virtuais. Participaram Pabllo Vittar com Elvis Silva (refugiado venezuelano LGBTQIA+), Cauã Reymond e Camila Cristal (professora à frente de projeto que usa a educação para afastar crianças e adolescentes da violência), e Daniela Mercury com Rosy Silva (militante do Movimento Sem-Teto da Bahia).

Filmes

O festival que chega ao Brasil é realizado pela organização internacional de mesmo nome, fundada em 2001 pelo empresário indiano Pablo Ganguli e que se autodefine como uma intersecção entre cultura, entretenimento, mídia, tecnologia e inovação.

A organização também realiza filmes, dirigidos por Ganguli, como In this climate?, sobre as mudanças climáticas, com a participação de Cher e Mark Ruffalo, entre outros, e Inspiring creativity, em que apresenta 21 artistas.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes