Onde assistir aos filmes do Oscar 2023

Confira os títulos que estão disponíveis no streaming, nos cinemas e os que estreiam em breve.


filmes oscar



Todo ano, sobram críticas para a lista de indicados ao Oscar, mas é difícil não ficar de olho nela. De Elvis a Tár, prepare a pipoca e confira onde assistir às produções que concorrem à estatueta:

NO STREAMING

Aftersun
Protagonizado por Paul Mescal (Normal People), o longa de estreia da diretora escocesa Charlotte Wells narra as memórias da jovem Sophie (Frankie Corio), que, já adulta, relembra um feriado que viveu há 20 anos com o pai.
Indicação ao Oscar: melhor ator (Paul Mescal)
Onde assistir: na Mubi e nos cinemas

Argentina, 1985 
No filme, Ricardo Darín interpreta Julio Strassera (1933-2015), o promotor responsável por investigar e levar a julgamento os membros das juntas militares que governaram o país entre 1976 e 1983, deixando estimados 30 mil desaparecidos. Darín falou com a ELLE sobre o longa. Será que depois da Copa, a Argentina ainda leva o Oscar?
Indicação ao Oscar: melhor filme internacional
Onde assistir: Prime Video

Blonde
Um mergulho na vida pessoal e profissional de Marilyn Monroe, alternando verdade e ficção e partindo de algumas das fotos mais icônicas da atriz. Ana de Armas, que interpreta a atriz, conversou com a ELLE no Festival de Veneza.
Indicação ao Oscar: melhor atriz (Ana de Armas).
Onde assistir:
Netflix

Batman
Robert Pattinson encarna o Homem-Morcego ao lado de Zoë Kravitz como Mulher-Gato em uma Gotham City mais realista e tomada pela corrupção.
Indicações ao Oscar: melhor som, melhor cabelo e maquiagem e melhores efeitos visuais.
Onde assistir: HBO Max

Elvis
Austin Butler e de Olivia DeJonge interpretam o casal Presley nesta cinebiografia do rei do rock dirigida por Baz Luhrmann (Moulin Rouge! – Amor em vermelho). Destaque para a caracterização dos atores e figurino assinado por Catherine Martin, que conversou com a ELLE sobre o longa.
Indicações ao Oscar: melhor filme, melhor ator (Austin Butler), melhor fotografia, melhor edição, melhor design de produção, melhor cabelo e maquiagem e melhor som.
Onde assistir: HBO Max

Glass Onion: Um mistério Knives Out
A sequência de Entre facas e segredos (2019) se passa na Grécia e traz um novo assassinato para o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) investigar. No elenco, Janelle Monáe, Edward Norton e Kate Hudson.
Indicação ao Oscar: melhor roteiro adaptado
Onde assistir: Netflix

Nada de novo no front
O filme é o segundo de língua não-inglesa com mais indicações na história do Oscar (nove nomeações) e mostra os horrores enfrentados por um jovem soldado convocado para atuar na linha de frente na Primeira Guerra Mundial.
Indicações ao Oscar: melhor filme, melhor filme internacional, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor som, melhor design de produção, melhor trilha sonora, melhor cabelo e maquiagem e melhores efeitos visuais.
Onde assistir: Netflix

Pinóquio de Guillermo del Toro
A versão em stop-motion da história infantil ganhou uma abordagem mais profunda e até mesmo política nas mãos do cineasta mexicano vencedor do Oscar.
Indicação ao Oscar: melhor animação
Onde assistir: Netflix

RRR: Revolta, rebelião, revolução
A superprodução indiana uma das mais caras da história do país é marcada por grandes cenas de ação, dança e música, com mais de três horas de duração.
Indicações ao Oscar: melhor canção original (“Naatu Naatu”, de M.M. Keeravaani e Chadrabose).
Onde assistir: Netflix

Top Gun: Maverick
Na sequência do blockbuster de 1986, o capitão Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) enfrenta uma nova missão, além de fantasmas do passado, na escola de pilotos de caça de elite, 30 anos depois.
Indicações ao Oscar: melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor canção original (“Hold my hand”, de Lady Gaga e Bloodpop), melhor montagem, melhor edição de som e melhores efeitos visuais.
Onde assistir: aluguel no Prime Video, Telecine, Paramount+

Tudo em todo lugar ao mesmo tempo
Campeão de indicações ao Oscar, o filme da A24 é um dos favoritos e mais premiados da temporada, acumulando troféus no Globo de Ouro e Critics Choice Awards. Na trama, uma imigrante chinesa (Michelle Yeoh) descobre a existência de realidades paralelas.
Indicações ao Oscar: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro original, melhor atriz (Michelle Yeoh), melhor ator coadjuvante (Ke Huy Quan), melhor atriz coadjuvante (Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu), melhor trilha sonora, melhor canção original (“This is Life”, de Ryan Lott, David Byrne e Mitski), melhor figurino e melhor edição.
Onde assistir: aluguel no Prime Video e Apple TV+ e relançamento nos cinemas (a partir de 2 de fevereiro)

EM CARTAZ NOS CINEMAS

Avatar: O caminho da água
A sequência do filme de 2009 já se tornou a quinta maior bilheteria da história. Depois de um ataque, Jake (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) precisam deixar sua casa para proteger sua família, refugiando-se em uma comunidade à beira-mar. No elenco, Kate Winslet, que conversou com a ELLE  sobre o filme.
Indicações ao Oscar: melhor filme, melhor edição de som, melhor production design e melhores efeitos visuais.

Babilônia
Na passagem do cinema mudo para o falado, a ascensão e queda de vários nomes de Hollywood, com Brad Pitt e Margot Robbie interpretando atores dos anos 20. O longa de Damien Chazelle (La la Land), é ficção, mas baseado em fatos reais, desconstruindo clichês da época.
Indicações ao Oscar: melhor figurino, melhor design de produção e melhor trilha sonora original

Os Fabelmans
Steven Spielberg mistura fatos reais e ficção em uma história semiautobiográfica sobre um jovem que ama cinema, escrita pelo diretor durante a pandemia. Michelle Williams e Paul Dano interpretam os pais do garoto.
Indicações ao Oscar: melhor filme, melhor direção, melhor atriz (Michelle Williams), melhor ator coadjuvante (Judd Hirsch), melhor roteiro original, melhor trilha sonora e melhor design de produção

Pantera Negra: Wakanda para sempre
A continuação de Pantera Negra se passa após a morte do rei T’Challa (e do ator Chadwick Boseman), com o povo de Wakanda defendendo o reino. O longa, marcado pelo protagonismo feminino, traz músicas novas de Rihanna e figurino de Ruth E. Carter, que trabalhou em vários filmes de Spike Lee.
Indicações ao Oscar: melhor atriz coadjuvante (Angela Bassett), melhor figurino, melhor cabelo e maquiagem, melhores efeitos visuais e melhor canção original (“Lift me up”, de Tems,
Rihanna, Ryan Coogler, Ludwig Göransson)

Tár
Cate Blanchett é Lydia Tár, a primeira maestrina da Orquestra Filarmônica de Berlim, exigente, narcisista, egoísta – uma personagem fictícia, vale dizer. Seu mundo aparentemente perfeito e controlado começa a sair dos eixos quando surgem denúncias de assédio sexual e abuso de poder de sua parte. Blanchett conversou com a ELLE sobre o filme.
Indicações ao Oscar: melhor atriz (Cate Blanchett), melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor montagem.

EM BREVE NOS CINEMAS


Os Banshees de Inisherin
Nesta comédia dramática escrita e dirigida por Martin McDonagh (Três anúncios para um crime), a amizade entre dois homens é encerrada abruptamente por um deles, em uma ilha irlandesa nos anos 20.
Indicação ao Oscar: melhor filme, melhor roteiro, melhor ator (Collin Farrell), melhor atriz coadjuvante (Kerry Condon), melhor ator coadjuvante (Brendan Gleeson e Barry Keoghan), melhor montagem, melhor trilha sonora original
Quando estreia:
2 de fevereiro

Triângulo da tristeza
Vencedor da Palma de Ouro, a comédia sueca acompanha um grupo de ricos em um cruzeiro de luxo que termina em tragédia, quando a embarcação naufraga próxima a uma ilha deserta.
Indicações ao Oscar: melhor filme, melhor direção e melhor roteiro original.
Quando estreia: 16 de fevereiro

A baleia
Outra produção da A24, o filme dirigido por Darren Aronofsky (Cisne negro) trouxe Brendan Fraser (A múmia) de volta às telas em um drama psicológico sobre um homem em luto tentando se reconciliar com sua filha adolescente (Sadie Sink).
Indicações ao Oscar: melhor ator (Brendan Fraser), melhor atriz coadjuvante (Hong Chau) e melhor cabelo e maquiagem.
Quando estreia: 23 de fevereiro

Close
Representante da Bélgica no Oscar e premiado em Cannes, o drama mostra uma forte amizade entre dois garotos de 13 anos, até que eles passam a sofrer bullying na escola e acabam rompendo essa cumplicidade.
Indicações ao Oscar: melhor filme internacional
Quando estreia: 2 de março e a partir de 21 de abril no Mubi

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes