Em breve nos cinemas: os mais aguardados filmes de 2025

Cinebiografia de Bob Dylan, a segunda parte de "Wicked" e os novos longas de Bong Joon-ho e Kleber Mendonça Filho estão entre os destaques.


Destaques entre os mais aguardados filmes de 2025



Em um ano cheio de estreias esperadas no cinema, ELLE reúne os principais destaques para ficar de olho em 2025, incluindo as cinebiografias de Bob Dylan e Michael Jackson, a segunda parte de Wicked, além do retorno de diretores aclamados, como Bong Joon-ho, Paul Thomas Anderson, Yorgos Lanthimos, James Cameron e Kleber Mendonça Filho. Confira os mais aguardados:

Com data de estreia no Brasil:

Maria Callas

Depois de dirigir Jackie (2016), sobre a ex-primeira dama Jackie Kennedy, e Spencer (2021), focado na Princesa Diana, Pablo Larraín escolheu a cantora de ópera Maria Callas como tema de sua terceira cinebiografia. Protagonizado por Angelina Jolie, o longa explora os últimos dias da artista em Paris, durante a década de 1970, afastada dos palcos e reclusa após o fim do seu relacionamento com o magnata Aristóteles Onassis.

Estreia em 16 de janeiro

LEIA MAIS: Animação em lego sobre a trajetória de Pharrell Williams chega aos cinemas brasileiros

Anora

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o longa dirigido por Sean Baker (Projeto Flórida) acompanha uma stripper, interpretada por Mikey Madison (Pânico 5), que parece viver um conto de fadas depois de conhecer e se apaixonar por um herdeiro russo. Mas quando a família dele fica sabendo do relacionamento, o cenário muda.

Estreia em 23 de janeiro no Brasil

Conclave

Baseado no livro homônimo do inglês Robert Harris, o filme dirigido por Edward Berger (Nada de novo no front) acompanha os bastidores de um dos eventos mais restritos do mundo: a escolha de um novo papa, pelos olhos de um cardeal, vivido por Ralph Fiennes. Isabella Rossellini e Stanley Tucci também estão no elenco.

Estreia em 23 de janeiro no Brasil



Emilia Pérez

A história sobre um chefe do narcotráfico mexicano que passa pelo processo de redesignação sexual tem Karla Sofía Gascón, Zoë Saldaña, Adriana Paz e Selena Gomez no elenco. Juntas, elas dividiram o troféu de melhor atriz em Cannes. Já no Globo de Ouro, o longa levou os prêmios de melhor filme de comédia ou musical, melhor filme em língua não-inglesa, melhor atriz coadjuvante (Saldaña) e melhor canção original. Por outro lado, o longa, que é uma produção francesa, mas que se passa no México, sem que a maioria dos seus atores seja do país, vem recebendo críticas de apropriação cultural e falta de representatividade.



Bridget Jones: louca pelo garoto

O quarto filme da franquia inspirada na série de livros de Helen Fielding tem Renée Zellweger mais uma vez no papel de Bridget Jones. Aos 50 anos, a protagonista precisa lidar com a morte do ex-marido (Colin Firth) e conciliar sua vida profissional com a maternidade. Entre isso, ela conhece um homem mais jovem (Leo Woodwall, de One day). Hugh Grant, sempre ótimo como Daniel, também retorna ao novo filme.

Estreia em 13 de fevereiro no Brasil



O brutalista

Com mais de três horas de duração, a produção dirigida por Brady Corbet (Vox lux) saiu vencedora dos prêmios da crítica e de melhor direção no Festival de Veneza e foi um dos destaques do Globo de Ouro 2025. O longa narra a vida de um arquiteto judeu (Adrien Brody) que fugiu do nazismo e da Europa para os Estados Unidos, em 1947. Em busca de um recomeço, ele recebe uma oportunidade de emprego que marcará sua vida pelas próximas décadas.

Estreia em 20 de fevereiro no Brasil.

Um completo desconhecido

Timothée Chalamet encarna Bob Dylan nesta filme que foca na chegada do cantor e compositor a Nova York, nos anos 60, e em sua ascensão no cenário musical. Elle Fanning interpreta Sylvie, então namorada de Dylan, Edward Norton vive o músico Pete Seeger, e Monica Barbaro é a cantora e compositora Joan Baez.

Estreia em 27 de fevereiro no Brasil

Mickey 17

Após vencer o Oscar em 2020 por Parasita, Bong Joon-ho decidiu apostar em uma ficção científica para seu novo longa. Com Robert Pattinson no papel principal, além de Steven Yeun, Toni Collette e Mark Ruffalo, a trama gira em torno de um funcionário “descartável” em uma expedição espacial para colonizar outro planeta. Toda vez que há uma missão perigosa e com risco de morte, Mickey (Pattinson) é clonado. No entanto, uma dessas cópias sobrevive mesmo após ser deixada para trás e consegue retornar à nave, causando estranheza e confusão.

Estreia em 7 de março no Brasil

Extermínio, a evolução

Danny Boyle (Trainspotting) e Alex Garland (Guerra civil) se unem mais uma vez nessa franquia sobre o apocalipse zumbi que assola o planeta desde o primeiro filme da série, lançado em 2002, com Cillian Murphy no papel principal. Nesta terceira parte, ambientada 28 anos após os acontecimentos originais, a trama segue Jamie (Aaron Taylor-Johnson) e os moradores de uma ilha que virou refúgio para os últimos sobreviventes.

Previsão de estreia em 20 de junho no Brasil

F1

Coproduzido por Lewis Hamilton, e seguindo o recente interesse do público geral pelo esporte, despertado por produções como Formula 1: Drive to survive (Netflix), o filme dirigido por Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick) escalou Brad Pitt para viver um piloto veterano que está de volta às corridas após sofrer um grave acidente. Ele é o escolhido para liderar um time que precisa chegar ao topo do campeonato. Pilotos da F1, como Max Verstappen e Carlos Sainz, participaram das gravações, que também aconteceram no GP da Inglaterra, no ano passado. No elenco, Javier Bardem e Lewis atacando de ator.

Previsão de estreia em 26 de junho no Brasil

Os enforcados

De Fernando Coimbra, o mesmo diretor do ótimo O lobo atrás da porta (2013), o suspense protagonizado por Leandra Leal e Irandhir Santos conta a história de um casal da zona oeste do Rio de Janeiro que vive muito bem graças ao império do jogo do bicho construído pelo pai e pelo tio do marido. Até que a ambição dela trazem consequências inesperadas.

Previsão de estreia em 4 de setembro no Brasil

Michael

Jaafar Jackson, sobrinho de Michael Jackson, foi escolhido para interpretar o rei do pop em sua cinebiografia. O filme retrata a vida do cantor desde seus primeiros dias até sua trágica morte, em 2009, seu impacto cultural na indústria da música, além das suas muitas polêmicas, como as acusações de abuso. O longa tem direção de Antoine Fuqua (Legacy: The true sotory of LA Lakers).

Previsão de estreia em 3 de outubro no Brasil

Wicked, parte 2

Cynthia Erivo e Ariana Grande reprisam seus papéis como Elphaba e Glinda no desfecho da história adaptada do musical da Broadway, inspirada no universo de O mágico de Oz. A nova parte deve focar na caçada da agora intitulada Bruxa Má do Oeste, rejeitada por todos por ter a pele verde e possuir grandes poderes. Enquanto isso, Glinda consagra sua popularidade pelo reino.

Previsão de estreia em 20 de novembro no Brasil

LEIA MAIS: Nicole Kidman: “É raro uma mulher conseguir fazer um papel assim, nessa idade”

Com previsão de estreia nos EUA:

Love me

Explorando um possível futuro da inteligência artificial e o poder de interação entre as máquinas, o longa mistura cenas em live-action e animação. Após a extinção da humanidade, uma bóia (Kristen Stewart) e um satélite (voz de Steven Yeun) se conectam através da internet e tentam descobrir juntos o significado do amor.

Previsão de estreia em 31 de janeiro nos EUA

Death of a unicorn

Na comédia sombria da A24, Paul Rudd e Jenna Ortega são pai e filha que se encontram em uma situação inusitada: durante uma viagem de carro, eles acidentalmente atropelam um unicórnio. Mas o que começa como um evento surreal rapidamente se transforma em caos, quando eles descobrem as propriedades mágicas da criatura e decidem lucrar com ela.

Previsão de estreia em maio nos EUA.

The battle of Baktan Cross

O próximo filme de Paul Thomas Anderson (Magnólia) vem sendo descrito como seu projeto mais comercial até aqui e terá Leonardo DiCaprio como protagonista, além de Benicio del Toro, Sean Penn e Alana Haim, que trabalhou com o diretor em Licorice Pizza (2022), no elenco.

Previsão de estreia em 7 de agosto nos EUA

Sexta-feira muito louca 2

Depois de voltar às comédias românticas, Lindsay Lohan reprisa seu papel como Anna, agora adulta, cheia de problemas e com uma filha adolescente. Para completar, uma nova troca de corpos com sua mãe Tess, mais uma vez vivida por Jamie Lee Curtis, acontece e mexe ainda mais com a dinâmica da família. Chad Michael Murray também retorna como Jake, par de Anna no original.

Previsão de estreia em 8 de agosto nos EUA

The Bride!

Maggie Gyllenhaal (A filha perdida) produz, escreve e dirige este remake do clássico gótico A noiva de Frankenstein (1935). Descrita como um musical punk, a produção tem Christian Bale no papel do monstro, à procura de uma parceira romântica, que ele encontra na personagem vivida por Jessie Buckley. Além da dupla, o elenco inclui Annette Bening, Penélope Cruz e o marido da diretora, Peter Sarsgaard.

Previsão de estreia em 26 de setembro nos EUA

Bugonia

A parceria entre o diretor Yorgos Lanthimos (Pobres criaturas) e a atriz Emma Stone renderá um terceiro filme. A trama, que também inclui Jesse Plemons (Tipos de gentileza), acompanha duas pessoas obcecados por conspirações que sequestram o CEO de uma grande empresa, convencidos de que ele é um alienígena que foi enviado para destruir o planeta Terra.

Previsão de estreia em 7 de novembro nos EUA

Avatar: fogo e cinzas

A terceira parte da saga criada por James Cameron traz novos personagens e cenários em torno do planeta Pandora e dos integrantes da tribo Na’vi, enquanto os protagonistas Jake Sully e Neytiri enfrentam novos desafios. Misturando captura de movimento, fotografia live-action e computação gráfica, a superprodução está programada para ganhar outras duas partes no cinema até 2031.

Previsão de estreia em 19 de dezembro nos EUA.

Ainda sem data definida, mas com previsão para 2025:

O agente secreto

Escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho (Bacurau), o longa estrelado por Wagner Moura é ambientado em Recife, em 1977, durante os últimos dias da ditadura militar.

Mother Mary

Anne Hathaway será uma estrela pop apaixonada por sua stylist, interpretada Michaela Coel (I may destroy you). Hunter Schafer, FKA Twigs e Kaia Gerber também estão no filme, que contará com músicas originais de Jack Antonoff e Charli XCX.

Materialists

Celine Song (Vidas passadas) retorna com uma nova trama em torno de um triângulo amoroso, desta vez focada em uma casamenteira, seu ex-namorado e um homem rico, interpretados por Dakota Johnson, Chris Evans e Pedro Pascal.

Frankenstein, de Guillermo del Toro

O diretor mexicano lançará sua versão desse clássico em parceria com a Netflix, com Oscar Isaac no papel do cientista maluco, Jacob Elordi como o monstro e Mia Goth com a jovem Elizabeth.

The Phoenician scheme

Após vencer o Oscar do ano passado por seu curta-metragem A incrível história de Henry Sugar, Wes Anderson está de volta com um longa de espionagem, drama e suspense. Mais uma vez, o diretor conta com um time de peso de Hollywood, que inclui Benicio del Toro, Michael Cera, Bill Murray, Tom Hanks, Benedict Cumberbatch e Scarlett Johansson.

I want your sex

O novo filme de Gregg Araki (Mistérios da carne) reúne Olivia Wilde, Cooper Hoffman e Charli XCX em uma trama sobre sexo, poder, traição e morte.

After the hunt

Depois de lançar Rivais e Queer em 2024, Luca Guadagnino roda um novo suspense, com Julia Roberts no papel principal, além de Andrew Garfield, Ayo Edebiri, Michael Stuhlbarg e Chloë Sevigny no elenco.

LEIA MAIS: “Ruptura”, “Wicked”, “Canina” e outras estreias no streaming em janeiro

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes