Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Cultura

O guia completo para a temporada de premiações 2022

Além do Globo de Ouro, que acontece neste domingo (09.01), conheça as datas do Oscar, BAFTA e SAG Awards, entre outros eventos voltados ao entretenimento.

Getty Images
PUBLICIDADE

As premiações do cinema e da televisão tomam os finais de semana dos fãs do entretenimento no início do ano. Em 2021, os eventos mesclaram formatos híbridos e presenciais devido à pandemia de Covid-19. As expectativas eram altas de que em 2022 a entrega dos prêmios pudesse voltar ao formato tradicional, mas o avanço da variante Ômicron deve mudar o cenário. Confira a seguir o calendário de premiações 2022 (sujeito a alterações), prepare a agenda e a pipoca:

Globo de Ouro

A temporada de premiações começa um tanto quanto controversa. O Globo de Ouro, que em anos anteriores foi vitrine para movimentos como #MeToo e Time’s Up, que envolvia vítimas de abuso sexual em Hollywood, neste ano sofre boicote por parte da mídia e de classe artística. Após a última edição, reportagem do jornal Los Angeles Times apontou a falta de diversidade entre os membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, responsável pelo prêmio, além do lobby e influência que sofriam de grande estúdios, responsável por produções que acabavam na lista de indicações.

Diante das acusações, o ator Tom Cruise devolveu três estatuetas. Scarlett Johansson e Mark Ruffalo também criticaram publicamente a premiação. Já a NBC, emissora que transmite o evento, cortou laços com o Globo de Ouro.

Sem casa e, ao que tudo indica, sem plateia, a 79ª edição do Globo de Ouro, que acontece neste domingo (09.01), será um evento privado. Não será transmitida por nenhum canal nem mesmo por alguma live na internet, como o público apostava. Os ganhadores de cada categoria serão anunciados ao vivo no site e no perfil do Twitter da premiação, durante os 90 minutos de cerimônia. Não haverá tapete vermelho.

Critic's Choice Awards 

O prêmio do tapete azul (em oposição ao vermelho dos demais eventos) iria coincidir com o Globo de Ouro, em 09.01, mas foi adiado por causa do aumento de casos de Covid-19 nos Estados Unidos e até o momento não tem data definida. "Após muita consideração e conversas honestas com os nossos parceiros da CW e da TBS (emissoras que transmitem o evento), chegamos à conclusão que a única decisão prudente e responsável neste ponto é adiar a premiação", disse a organização do evento em comunicado.

O prêmio, oferecido pela American-Canadian Critics Choice Association, elege os melhores do cinema e da televisão. Com 11 indicações cada, o remake de Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg, e Belfast, filme biográfico de Kenneth Branagh, saíram na frente. Já nas categorias de televisão, os destaques foram Succession, Mare of Easttown, Evil e Round 6.

Grammy

Billie Eilish Phineas O'Connel Grammy

Billie Eilish e seu irmão, Phineas O'Connel, no Grammy.

Getty Images

Marcado para 31.01, o Grammy foi adiado devido ao avanço da Ômicron nos Estados Unidos. Em 2021, o evento que premia os destaques da música aconteceu ao ar livre, no Los Angeles Convention Center, com plateia reduzida. Neste ano, no entanto, a ideia era retomar o formato tradicional da premiação, na Crypto.com Arena (ex-Staples Center), também em Los Angeles. Segundo a Variety, diversos artistas e executivos da indústria fonográfica afirmaram não estar seguros com a realização do evento em um local fechado diante do aumento do número de casos de infecção pelo vírus no país. Uma nova data ainda não foi anunciada.

Olivia Rodrigo foi a única artista a aparecer nas quatro categorias principais: álbum, canção e gravação do ano e artista revelação. Também se destacaram Lil Nas X, Billie Eilish, Doja Cat e Justin Bieber. Confira a lista completa de indicados.

SAG Awards

Considerado um dos principais termômetros para o Oscar, o prêmio do Sindicato dos Atores de Hollywood está marcado para 27.02. Os indicados serão anunciados em uma live no Instagram do SAG, apresentada por Vanessa Hudgens e Rosario Dawson em 12.01.

BAFTA

Organizado pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, o BAFTA acontecerá em 13.03. O evento, que premia tanto produções da TV quanto do cinema, tem como palco o Royal Albert Hall, em Londres, e muitas vezes conta com a presença de membros da família real britânica na entrega de algum dos prêmios — Príncipe Philip, que morreu no ano passado, costumava fazer as honras. Os indicados à premiação de 2022 serão anunciados em 03.02.

Oscar

Oscar

Getty Images

Por fim, o Oscar está previsto para acontecer em 27.03. Mas a organização já adiou a premiação honorária em homenagem a carreira de artistas de destaque, que aconteceria em 15.01, também devido ao avanço da Ômicron nos Estados Unidos.

Os indicados serão anunciados em 08.02. A Academia, no entanto, já divulgou os títulos pré-selecionados a algumas categorias, entre elas melhor filme estrangeiro, a qual o Brasil, que concorria com o filme Deserto particular, de Aly Muritiba, ficou de fora. O país, no entanto, segue na corrida com o curta-metragem Seiva bruta, de Gustavo Milan.

O local onde acontecerá o Oscar 2022 ainda não foi divulgado. Tradicionalmente, a premiação tem o Dolby Theater, em Los Angeles, como cenário, mas no ano passado, com as viagens restritas, teve conexões em Nova York, Londres e Paris, além de um palco na estação de trem Union Station, também em Los Angeles.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.