LFW: Burberry, verão 2026

Daniel Lee sintoniza na cultura de festivais do Reino Unido para criar coleção de verão 2026 da Burberry.


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Burberry, verão 2026. Getty images



A Burberry encerrou a semana de moda de Londres na segunda-feira (22.09) com a sua coleção de verão 2026 desfilada dentro de uma tenda, construída nos jardins Kensington, do Hyde Park.

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Burberry, verão 2025

Na parte interna, a lona da estrutura foi pintada com um desenho de céu cheio de nuvens e, a passarela, coberta de terra. A ideia era criar um clima de festival e despertar a sensação de experiência ao ar livre. A Burberry, afinal, tem como tradição itens de outerwear, como as galochas e os casacos de gabardine, tecido impermeável desenvolvido por Thomas Burberry, o fundador da casa, no século 19.

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Dilara Findikoglu, verão 2026

A primeira modelo aparece com um trench coat verde e amarelo de acabamento encerado, botas de cano médio e uma bolsa de camurça na mão. Daí em diante, os looks ecoam o visual de movimentos da contracultura dos anos 1960 e 70, como os hippies, os mod e até os metaleiros-raíz. Claro, a vontade é puxar para hoje os valores que esses grupos carregavam no passado, como liberdade, autenticidade e inquietação.

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Os cabelos estão levemente desgrenhados e o styling parece criado com achados de brechó. Meninos e meninas usam minivestidos de tricô e miçangas, calças com aplicações de crochê e itens de couro vazado que imitam a renda. O viés artesanal está presente também em camisas com tassels nas mangas e bolsas com detalhes de franjas.

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Simone Rocha, verão 2026

Uma camiseta ganha estampa flower power com o nome da marca e, a jaqueta de couro, acabamentos trançados. Já a alfaiataria tem cores levemente desgastadas. Há paletós de três botões usados com gravata fininha e casacos mais estruturados, encurtados e ajustados ao corpo. Entre os acessórios, o destaque fica para os coturnos com solas de borracha.

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Daniel Lee, que é o diretor criativo da marca desde o final de 2023, se agarra a signos britânicos sempre que pode. Ele já falou do clima chuvoso e do tradicional estilo campestre da alta sociedade inglesa. A chegada de Josh Schulman como o novo CEO da empresa em julho de 2024 acelerou um reposicionamento que mira ainda mais em códigos ingleses para reverter os anos de baixo desempenho comercial.

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No meio do ano, a campanha Burberry Festival, com artistas como Liam Gallagher, Cara Delevingne e Alexa Chung, foi um sucesso. Por isso, o objetivo da coleção é seguir captando a conexão entre moda e música, mais precisamente a da cultura dos festivais de verão do Reino Unido, como o Glastonbury, o Edinburgh e o Reading and Leeds. Nas roupas, isso tem significado um investimento menor em produtos ultrasofisticados para favorecer itens que se conectem com um público mais amplo, como capas de chuva e botas que segurem o lamaçal.

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Ao som de faixas da banda britânica Black Sabbath, rolou uma merecida homenagem a Ozzy Osbourne, que morreu aos 76 anos, em julho deste ano. O visual escapista da coleção, porém, parece menos uma viagem lisérgica e disruptiva frente ao mundo atual e mais uma microdose de fuga da realidade.

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