Roteiro dos doces em Paris: 8 lugares imperdíveis

Éclairs, sorvetes, macarons… Confira as dicas dos melhores endereços em Paris para se jogar nas doçuras francesas.


roteiro dos doces em paris
Vitrine da Stohrer, a mais antiga confeitaria de Paris. Foto: © Geraldine Martins



Especialmente para celebrar a Olimpíada de Paris 2024, a equipe da ELLE internacional reuniu endereços imperdíveis na capital francesa, que vamos publicar ao longo dos jogos. Confira a seguir o roteiro dos doces em Paris, com dicas dos nossos colegas parisienses.

Berthillon

A sorveteria mais famosa de Paris (estabelecida em 1954), amplamente considerada uma das melhores do mundo, está localizada na Île Saint-Louis e serve uma variedade de deliciosos doces, sorvetes e sorbets caseiros.

Berthillon: Rue Saint-Louis en l’Île, 31-46, 75004.

 

Popelini 

roteiro dos doces em paris

Foto: © Geraldine Martins

Seus delicados choux vêm em uma enorme variedade de cores e sabores. Na lista de favoritos: pistache, chocolate amargo, maracujá e baunilha de Madagascar.  Sempre há também um “choux do momento” para provar.

Popelini: Rue du Cherche-Midi, 47, 75006.

Leia também:
Que delícia! ELLE à Table chegou ao Brasil!

Stohrer

 

É a confeitaria mais antiga de Paris, fundada em 1730 por Nicolas Stohrer, o confeiteiro do Rei Luís XV. Sua suntuosa decoração do Segundo Império francês é listada como Monumento Histórico. O baba au rhum é lendário, assim como as tortinhas, éclairs, babkas… Um guardião do savoir-faire da pâtisserie do país.

Stohrer: Rue Montorgueil, 51, 75002.

 

Aux Merveilleux de Fred

Fundado pelo artesão da confeitaria Frédéric Vaucamps, o lugar celebra o ‘merveilleux’, uma especialidade franco-belga, que ganhou um toque de leveza pelas mãos do chef. Há vários endereços espalhados pela França, e neles é possível observar os confeiteiros preparando na hora essas delícias, com várias camadas de merengue que recebem sabores variados de chantilly. Escolha entre bolos míni, em tamanho para compartilhar ou, ainda, o brioche cramique.

Aux Merveilleux de Fred: Rue du Pont Louis-Philippe, 24, 75004.

Leia também
16 restaurantes em Paris indicados por parisienses

Pierre Hermé

Famoso por seus macarons e considerado o Picasso da confeitaria, Pierre Hermé faz de suas boutiques um mundo de descobertas. O bolo Isaphan, que combina amêndoas com rosas, framboesas e lichias é uma aula magistral de sabor.

Pierre Hermé: Rue Bonaparte, 72, 75006.

 

Cédric Grolet Opéra

roteiro dos doces em paris

Foto: Divulgação

Sensação da internet, o prestigiado Cédric Grolet fez de sua primeira boulangerie-patisserie-café um espaço impecável. Cada criação é cuidadosamente feita à mão diariamente, como os croissants dourados, o pain au chocolat e uma ampla variedade de tortas e bolos, tão intrincadamente decorados que rivalizam com obras de arte. Atenção: os doces esgotam rapidamente.

Cédric Grolet Opéra: Avenue de l’Opéra, 35, 75002.

 

La Pâtisserie Cyril Lignac

roteiro dos doces em paris

Foto: Divulgação

Cyril Lignac é um dos chefs favoritos da França! Restaurateur-empreendedor de sucesso (com oito restaurantes, incluindo um em Londres) e estrela de TV (em Le Meilleur Pâtissier e Tous en cuisine), ele também montou sua própria pâtisserie (e chocolaterie). Somos loucos pela sua “chocolatine” e seu primeiro doce-assinatura, o Equinoxe, que leva creme de baunilha, caramelo e praline. Os pães também são excepcionais.

La Pâtisserie Cyril Lignac: Rue de Chaillot, 2, 75116. 

LEIA TAMBÉM:
17 DICAS DE RESTAURANTE FRANCÊS PARA SE SENTIR EM PARIS

L’Éclair de Génie

roteiro dos doces em paris

roteiro dos doces em paris

Foto: Divulgação

A alta-costura encontra a confeitaria nesta pâtisserie e chocolaterie especializada em éclairs. Fundada pelo confeiteiro Christophe de Adams, a casa oferece versões divertidas e contemporâneas desse doce clássico, que inovam tanto no design quanto no sabor.

L’Éclair de Génie: Rue Montmartre, 122, 75002.

*Colaboraram neste guia: Jimmy Adam-Yamps, Ana Afonso, Simon Balloch, Linda Bergmark Lisa Calas, Charlotte Deffe, Sophie Duarte, Alice Govart, Carole Gremillot, Johanna Jegou, Maximilian Kletzen, Nicolette Noce, Caroline Pardigon, Sylvie Pelc, Yannick Selva e Cassandre Viger.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes