Carlito Carvalhosa ganha duas exposições retrospectivas em SP
Sesc Pompeia e o Instituto Tomie Ohtake recebem instalações e obras do começo da carreira de artista plástico paulistano morto em 2021.
Obras do artista plástico paulistano Carlito Carvalhosa serão expostas em duas retrospectivas em São Paulo. Nesta terça (08.10), o Sesc Pompeia abrirá A Natureza das Coisas, com instalações, projetos e desenhos. Já o Instituto Tomie Ohtake terá, a partir do próximo dia 25, a mostra A Metade do Dobro, com 150 trabalhos bidimensionais e escultóricos.
Carvalhosa morreu em 2021, aos 59 anos, em decorrência de um câncer. Com formação em arquitetura, trabalhou com pinturas, instalações, gravuras e esculturas, e variava nos materiais, utilizando papel, cera, gesso, alumínio, copos de vidro, entre outros. Ele foi um dos grandes nomes da cena artística contemporânea brasileira.
LEIA TAMBÉM: CALOR E TRANSFORMAÇÃO GUIAM OBRAS NO 38º PANORAMA DA ARTE BRASILEIRA
Obra 'Imaterialidade', de Carvalhosa. Foto Alexandre Nunis
Além de participações nas bienais de São Paulo e Havana, ele foi o primeiro brasileiro a realizar, em vida, uma exposição solo no MoMa, em Nova York, em 2011. Batizada de Sum of Days, ela trazia uma instalação sonora ambiental. Na ocasião, o organizador da mostra foi Luis Pérez-Oramas, que agora assina a curadoria de ambas exposições em São Paulo.
No Sesc Pompeia, será possível ver documentos, anotações, maquetes e obras de grande escala, como o molde de Já Estava Assim Quando Cheguei, uma escultura com referência às curvas do Pão de Açúcar, e Sala de Espera, exibida originalmente em 2013 no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de São Paulo. Essa instalação consiste em um labirinto feito com postes de madeira anteriormente usados para iluminação urbana.
LEIA TAMBÉM: COM DESENHOS E INSTALAÇÕES INÉDITAS NO PAÍS, GALERIAS EM SP ABREM INDIVIDUAIS DE CILDO MEIRELES
No Tomie Ohtake, a mostra com cerca de 150 obras será distribuída em três salas e dividida em sete núcleos. Terá peças criadas enquanto Carvalhosa integrou a Casa 7, um coletivo de artistas fundado nos anos 1980 no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
Obra 'Faço tudo para não fazer nada', de Carvalhosa. Foto: Everton Ballardin
O volume 17 da ELLE impressa, lançado no final de setembro, traz um ensaio assinado por Maria e Cecília Stocker Carvalhosa, em que elas compartilham memórias da infância e adolescência com o pai e percepções sobre sua obra.
A Natureza das Coisas – Carlito Carvalhosa: de 8 de outubro de 2024 a 9 de fevereiro de 2025, no Sesc Pompeia, na rua Clélia, 93, Água Branca, São Paulo. De terça a sábado, das 10h às 21h30, e domingos e feriados, das 10h às 18h30. Entrada gratuita.
Carlito Carvalhosa – A Metade do Dobro: de 25 de outubro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, no Instituto Tomie Ohtake, na rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo. De terça a domingo, das 11h às 19h. Entrada gratuita.
Leia também: A maior! Fernanda Montegro estrela edição histórica da ELLE Brasil
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes