Lifestyle

As maiores buscas de comportamento do Google em 2020

Em um ano tão desafiador, a principal pesquisa (coronavírus) não é surpresa nenhuma, mas é possível se surpreender com algumas das buscas que foram feitas em 2020.

Foto Isabella e Louisa Fischer
PUBLICIDADE

Séries, filmes, receitas e atividades em casa podem definir a vida de boa parte dos seres humanos nos últimos meses, desde que a pandemia nos surpreendeu no começo do ano. E a lista anual de pesquisas do Google revela isso. Separada por um ranking global e um local por diversos países, ela nos apresenta as principais buscas na ferramenta. Confira abaixo quais foram os rankings quando falamos de comportamento.

Qual foi a série mais buscada no Brasil em 2020

Existiram bons concorrentes este ano com ótimos lançamentos em streamings, inclusive brasileiros como Bom Dia, Verônica (nono lugar), da Netflix. Mas qual será que foi a série mais buscada nacionalmente? Nossas primeiras ideias foram Emily in Paris, O Gambito da Rainha ou The Crown, mas nenhuma delas conquistou o posto. Emily in Paris ficou em sexto lugar, e as outras duas não aparecem no Top 10 nacional. O primeiro lugar? The Witcher! Uma série do gênero drama fantasia criada por Lauren Schmidt Hissrich baseada na série de livros de mesmo nome de Andrzej Sapkowski. Ela também é da Netflix.

E O Gambito da Rainha no Google?

O Gambito da Rainha aparece em oitavo lugar no ranking global de maiores buscas sobre s\u00e9ries em 2020.

O Gambito da Rainha aparece em oitavo lugar no ranking global de maiores buscas sobre séries em 2020.

Divulgação

A série O Gambito da Rainha, sobre xadrez, que virou uma febre e fez com que a popularidade do jogo crescesse vertiginosamente nos últimos meses, não aparece no ranking nacional de buscas do Google, mas figura no global, em oitavo lugar. No mundo, as séries e programas de televisão pelos quais as pessoas mais se interessaram foram, em ordem: Tiger King, Big Brother Brasil, Money Heist, Cobra Kai, The Umbrella Academy, Emily in Paris, Ozark, O Gambito da Rainha, Outer Banks e Locke & Key.

E quando falamos de receitas, como foram as buscas?

O p\u00e3o caseiro aparece em primeiro lugar nas buscas brasileiras de receitas no Google.

O pão caseiro aparece em primeiro lugar nas buscas brasileiras de receitas.

Foto Vicky Ng

Havia diversos bons concorrentes para o primeiro lugar das buscas de receitas: pão de fermentação natural, massa fresca, banana bread, cookies, bolos diversos viraram símbolos da quarentena e de pessoas experimentando novas receitas (ou tentando pela primeira vez se aventurar na cozinha). No mundo, a receita mais buscada, porém, foi o dalgona cofffe, um hit do Instagram. A bebida é supercremosa e consiste em café em pó instantâneo, açúcar e água quente até que um creme ou espuma seja formado.

No Brasil, vemos em primeiro lugar o pão caseiro, seguido de brigadeiro de colher (um amor nacional não poderia estar de fora) e bolo de cenoura — nossa editora Patricia Oyama também testou essa receita a pedidos dos nossos leitores, confira aqui.

Novas aventuras em casa

Com mais tempo em casa por causa da quarentena, os brasileiros se aventuraram em muitas novas atividades. Muita gente quis aprender algo novo e pesquisou como aprender idiomas, tipo o coreano (provavelmente influenciados pelo k-pop), como costurar suas próprias roupas e como desenhar. Mas nenhuma busca foi tão intensa como a aprender a tocar violão. Aparentemente, as pessoas aproveitaram esse período para tirar vontades antigas da lista de resoluções.

Entre os passatempos e habilidades nacionais, as pessoas quiseram saber como fazer exercícios em casa, em primeiro lugar (e mais especificamente pilates, que aparece em décimo lugar). A horta caseira também foi um grande interesse (quarto lugar) e nós temos uma matéria que explica tudo sobre elas aqui.

O filme mais buscado do mundo

Provavelmente influenciada pela morte do ator Chadwick Boseman em agosto, a terceira maior busca de filmes em 2020 foi Pantera Negra, lançado em 2018. Em segundo lugar, o filme de Sam Mendes sobre a Primeira Guerra Mundial, 1917. E o primeiro é o ganhador do Oscar de Melhor Filme, o coreano Parasita.

Alguma dúvida sobre o assunto mais buscado?

Como era de se esperar, a maior busca do ano foi sobre coronavírus. Temas relacionados como máscaras e celebridades contaminadas também estão por lá. O Google criou uma plataforma para explorar todas essas buscas e mergulhar um pouco na mente e dúvidas dos seres humanos. Em um ano tão desafiador, foi reconfortante ver que algumas das principais foram "como ajudar" e o livro Como ser antirracista, de Ibram X. Kendi. Para conferir a lisa completa do Google clique aqui.


Fortemente ligado à contracultura e excelente opção de customização, o tie-dye nem sempre foi abraçado pelas passarelas e vitrines, mas neste período de isolamento está por todos os lados. Saiba mais sobre sua origem, descubra a história e a relação dessa estampa com a moda e, claro, aprenda dicas de DIY.



Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE