Solstício de inverno 2023: abrace a introspecção!
A data que marca o início da estação fria e a noite mais longa do ano é ideal para dar um reset e renovar as energias para o próximo semestre. Veja dicas para aproveitar as portas abertas pelo solstício de inverno.
Dia 21 de junho o Sol ingressa no signo de Câncer e, no Hemisfério Sul, esse movimento indica a celebração do solstício de inverno. Além de marcar o início do inverno, essa data tem a noite mais longa do ano e carrega um valor especial que tem tudo a ver com o que o signo de Câncer representa.
Câncer é a constelação ligada à Lua, à família, à nutrição emocional, física e espiritual, ao nosso passado, às nossas bases, ao nosso senso de pertencimento e a todos os fundamentos que precisamos para nos sentirmos bem para realizar nossos planos de longo prazo.
Se associarmos a noite com a introspecção e o dia com a extroversão, pode-se dizer que estamos vivendo nesse momento o ápice da introspecção. Pensar nesses termos pode assustar alguns, como se fosse uma coisa sombria, mas, se removermos os rótulos daquilo que é bom e ruim, podemos enxergar o valor que existe nesse evento especial.
Rituais para o solstício de inverno
A introspecção pode ser uma delícia quando usufruída como algo positivo, sustentada com rituais simples, que incluem fazer um chá reconfortante, ficar em casa, abrir espaço para entrar em contato com o seu interior e conversar consigo mesmo de forma sincera para entender do que você precisa para seguir adiante. É uma oportunidade que você pode criar para se ouvir, se cuidar e refletir tirando umas cartas de um oráculo.
Nesse dia, podemos parar, fazer um reset e iniciar o novo semestre com as energias renovadas para refletir sobre os últimos seis meses, celebrar os aprendizados, deixar no passado os assuntos e sentimentos que você não quer carregar para o futuro, e identificar as áreas da sua vida que precisam ser priorizadas para o seu bem estar. É realmente um ponto de virada, que simboliza um renascimento.
Todo ano o solstício de inverno vem com um sabor diferente, de acordo com os astros em trânsito. Neste ano, por exemplo, temos a presença dos Nódulos Lunares no Eixo Touro e Escorpião, que trazem a temática da transformação pessoal profunda em prol do bem estar financeiro, físico, material.
Plutão e Saturno retrógrados chamam a atenção para a necessidade de erguer as mangas e sair da zona de conforto para fazer ajustes e cortar o mal pela raiz, enfrentando os problemas de frente, principalmente aqueles que já se tornaram parte da sua vida e vêm se perpetuando por muito tempo, para não dizer anos.
Antes do dia da celebração, tivemos diversos trânsitos que prepararam o terreno para a virada. Entre os dias 14 e 18, tivemos trânsitos que trouxeram vários insights, ideias, que podem ser aproveitados para ampliar e melhorar as estratégias nos negócios, para elevar as suas habilidades através do uso da criatividade, aproximando quem você é daquilo que você faz.
Também podem ter vindo ideias para inovar a sua rotina, para viver uma vida que tem mais a sua cara e que, ao mesmo tempo, fazem sentido no longo prazo.
Você provavelmente desencanou de umas coisas que não pode controlar e que, no fim, seriam irrelevantes para a sua real felicidade. E tudo isso é legal, pois o solstício do inverno tem tudo a ver com cuidar de si e criar bases mais sólidas para a sua vida.
Nos dias que antecedem o solstício, entre os dias 18 e 20, a Lua já passa por Câncer, iniciando o clima de introspecção. A vontade de cuidar do que importa, para você se sentir bem, começava a dar as caras. Nesses dias, você já pode ter tido uma noção mais profunda daquilo que você pode explorar durante o seu ritual de introspecção.
Algumas dicas de reflexão são:
– O que eu quero, o que eu mereço e qual fator dentro de mim está travando essa realização?
– Onde eu estou deixando de me responsabilizar pela minha saúde mental, emocional, física? Por quê?
– No que é necessário focar e do que é preciso cuidar para a realização das minhas ideias e vontades?
– Onde estou priorizando o prazer momentâneo, deixando o meu real bem estar de lado? Como eu poderia me sentir no futuro se eu mudasse minhas escolhas?
– O que preciso harmonizar ou transformar dentro de mim para exibir quem eu realmente sou?
Aproveite este momento para refletir e criar um plano de ação para ser executado durante os próximos seis meses, para se preparar, se fortalecer, amadurecer e estar pronto para o solstício de verão, que virá com vários trânsitos que indicam a presença de uma nova etapa em nossas vidas.
Bom solstício de inverno e renascimento para você.
Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes