A camisa polo voltou (de novo)
Tendência forte dos desfiles de verão 2024, a camisa polo deixa para trás as referências preppy para ganhar novas interpretações.
Early adopters dirão que a camisa polo já voltou faz tempo. É verdade. Desde 2022, ela consta na lista de desejos de muita gente. No ano passado, rolou ainda mais interesse pela peça, que era quase sempre usada de maneira nostálgica, tipo uniforme universitário gringo. Pois bem, agora a ideia é um pouco diferente. Afinal, ano novo, look novo.
Miu Miu, verão 2024. Foto: Getty Images
Durante os desfiles de verão 2024, a camisa polo apareceu aos montes – só que quase nunca daquele jeitinho preppy com o qual ganhou fama durante boa parte de 2023. As peças que começam chegar às lojas nos próximos meses são mais bagunçadas do que arrumadas, mais vida real do que fantasia de filme colegial.
Mas vamos por partes.
O redescobrimento da camisa polo
É difícil apontar com precisão absoluta, porém desde 2021, quando começou a onda de obsessões nostálgicas no TikTok, a camisa polo começou a ser vista com outros olhos. Até então, a peça remetia a uma ideia datada de arrumação, elegância, conservadorismo e tradição.
Em algumas escolas, a blusa fazia parte do uniforme obrigatório, fato que contribuiu ainda mais para a lembrança negativa de quem passou alguns anos da vida com a dita cuja. Este que vos escreve é um desses. Além de quentes – as do meu colégio eram de piquet –, eram a única opção. Fora das salas de aulas, eram as roupas que meus pais escolhiam. Nada mais natural do que correr para longe e se voltar contra elas no instante em que uma mínima autonomia de estilo é conquistada.
Fendi, verão 2024. Foto: Getty Images
Loewe, verão 2024. Foto: Getty Images
Dior Men, verão 2024. Foto: Divulgação
Faz sentido, então, que esse come back tenha começado com as gerações mais novas. A partir do momento em que seus membros passaram a se interessar por estilos de passados não vividos, algumas conotações desapareceram.
Tendências e movimentos virais no TikTok, como dark academia, old money, collegecore, têm a camisa polo como um dos elementos possíveis para a produção de looks moldados àquela estética. E aí, veio o tenniscore, inspirado, como o nome já indica, em uniformes antigos de tênis. Foi para essa modalidade esportiva que a peça tema desta matéria foi criada, em 1927.
Leia mais: O Tiktok espalha ou cria tendências?
E aí, entra ela. Sempre ela. Miuccia Prada
Em março de 2022, o desfile de inverno da Miu Miu abriu com um look branco, composto de saia pregueada de cintura baixa e uma camisa polo cropped de tricô. A coleção recebeu bastante influência de uniformes antigos de tênis. E foi então que mais gente começou a rever suas opiniões sobre o item.
Miu Miu, inverno 2022. Foto: Getty Images
Naquele mesmo ano, a Miu Miu e sua irmã mais velha, a Prada, ficaram entre as cinco marcas mais buscadas, segundo levantamento da plataforma de pesquisa e e-commerce de moda Lyst. Ou seja, a camisa polo virou objeto de desejo.
Há quase um ano, publicamos uma reportagem sobre o cruzamento do streetwear com o estilo preppy, aquele todo arrumadinho, tipo uniforme de universidade estadunidense. E adivinha qual era a peça central do novo look? A polo.
Rihanna, com camisa polo Loewe, e A$AP Rocky. Foto: Getty Images
Justin e Haliey Bieber. Ela veste camisa polo Loewe. Foto: Getty Images
Ao longo de 2023, a camisa começou a aparecer com mais frequências nos cliques de street style. Em março, tiveram dois registros de um mesmo modelo Loewe. Um deles foi de Rihanna, que dobrou a blusa para dentro, como se fosse cropped. O outro foi de Hailey Bieber, sem truques de styling.
Taylor Swift com vestido polo Stella McCartney. Foto: Getty Images
Em outubro, numa versão mais Gossip Girl, rolaram fotos de Taylor Swift – fantasiada de Serena Van Der Woodsen –, com um vestido polo de Stella McCartney. Nesse mesmo mês veio a cereja do bolo: o desfile de verão 2024 da Miu Miu. De novo ela: la Signora Miuccia Prada.
Camisa polo versão 2024
Se em 2023 a camisa polo reinou em sua versão mais preppy possível, agora a proposta é menos arrumada. Quer dizer, até têm versões para quem não gosta de sair de casa parecendo que acordou atrasado ou que nunca viu um ferro de passar. E ainda assim, as polos não são exatamente clássicas.
Miu Miu, verão 2024. Foto: Getty Images
Miu Miu, verão 2024. Foto: Getty Images
Miu Miu, verão 2024. Foto: Getty Images
A da Miu Miu, por exemplo, tem as referências universitárias, só que em clima de férias. Combinadas com sungas, microshorts ou com a calcinha do biquíni, elas são usadas de maneira meio desleixada ou como se a pessoa tivesse se vestido correndo. Sabe quando você está sem tempo de finalizar o look e só joga uma jaqueta por cima? É isso.
Gucci, verão 2024. Foto: Divulgação
Givenchy, verão 2024. Foto: Divulgação
Carolina Herrera, verão 2024. Foto: Divulgação
The Row, verão 2024. Foto: Divulgação
Já a camisa polo apresentada por Sabato De Sarno na sua primeira coleção para Gucci é mais arrumadinha, porém nada clássica. Ela é feita de crochê e com proporção e corte reduzidos. No verão 2024 da Givenchy e Carolina Herrera, elas aparecem bem justinha e com mais botões do que o comum, em uma versão atualizada de como a peça era usada nos anos 1990. E na The Row, elas mais parecem camisas, com tecidos leves e decotes mais profundos.
Dries Van Noten, verão 2024. Foto: Getty Images
Y/Project, verão 2024. Foto: Divulgação
Vaquera, verão 2024. Foto: Divulgação
Mas foi o modelo usado nos uniformes de rugby – alongados e listrados – os campeões da temporada. Dries Van Noten os combinou com alfaiataria ou os torceu e amarrou de maneira despretensiosa e sensual. Na Y/Project, o diretor de criação Glenn Martens deu as polos textura enrugada e construção sinuosa em volta do corpo.
Ateliê Mão de Mãe, verão 2024. Foto: Divulgação
Em solo nacional, a aposta é em camisas polo de crochê, com tramas vazadas e modelagem quadrada, como as da Ateliê Mão de Mãe e da Misci.
Se a camisa do meu uniforme pudesse ser assim, talvez eu nunca parasse de usar.
Leia mais: O guia definitivo das tendências do verão 2024
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes