SPFW N57: Walério Araújo
No dia do seu aniversário, o estilista pernambucano Walério Araújo celebra os 95 anos de sua mãe e suas memórias com ela, em desfile na SPFW N57.
Nesta sexta-feira (12.04), Walério Araújo completa 54 anos. Em outubro passado, Dona Maria do Carmo, sua mãe, completou 95. Pronto: para seu desfile na SPFW N57, o estilista decidiu homenagear a matriarca e, por extensão, a si próprio.
Dona Neném, como é conhecida, teve nove filhos. Walério é o caçula e o com maior número de fotos com ela. É a partir delas, aliás, que surgem alguns looks da coleção. Aquele de calça roxa e camisa branca com uma fotografia emoldurada no peito veio do retrato do estilista aos 12 anos, no dia de sua primeira comunhão. O rosto do pai falecido também aparece em uma camiseta de ombros marcados. O da mãe ganha versão maximizada e coberta por paetês – entre outras, claro.
Walério Araújo, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
Walério Araújo, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Marcelo Soubhia
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Mas nem só de registros imagéticos é composto o moodboard de Walério Araújo nesta temporada. Grande parte do que compõem as referências e inspirações vem da memória. Como os cafés da manhã fartos, com cuscuz e ovo – ambos transformados em roupas –, as plantações de samambaia, o sofá rosa com captonê, a toalha de mesa, as camisolas, robes e outras peças fixadas nas lembranças do designer.
Walério Araújo, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
Walério Araújo, SPFW N57.
Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
Memórias, suas representações e significados, têm ocupado a cabeça de muito criador ao redor do mundo. Só na última leva de desfiles internacionais, rolaram várias interpretações. Por aqui, faz pelo menos umas duas temporadas que temas como “volta às origens”, ou “olhar para dentro” pautam coleções da semana de moda paulista. Walério mesmo fez esse exercício ao homenagear Elke Maravilha e celebrar os 30 anos de sua marca.
Nesta SPFW N57, o assunto continua em pauta, porém com outro viés, curiosamente associado à maternidade. E tem sido bem interessante perceber como essa viagem no tempo, esse autoconhecimento e olhar para o passado sob outra perspectiva tem colaborado para a evolução e solidificação de identidade de algumas marcas (Aluf, Reptilia, Weider Silveiro).
Walério Araújo, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
Walério Araújo, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
Walério Araújo não precisa definir nem solidificar seu estilo. Aqui, o estudo resultou numa maior ponderação entre o êxtase e os boletos – quer dizer, a necessidade comercial. Sem perder o humor, o impacto, a emoção, o estilista mostrou sua coleção mais forte em termos de produto. Ainda falta um tanto, mas o começo é animador. Principalmente em uma estação um tanto xoxa, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente.
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