Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

A nova era das fórmulas antimanchas

Depois das acusações de pigmentocracia no mercado de skincare, marcas relançam produtos contra melasmas em nova roupagem e com fórmulas mais inteligentes. Selecionamos alguns deles aqui!

Ilustração: Mariana Baptista

Antimanchas

PUBLICIDADE

Água mole em pedra dura… faz uma indústria gigante como a de beleza se movimentar e trazer alívio para um tema que vinha incomodando há tempos: a pigmentocracia no universo de skincare. A ideia de que "quanto mais clara for a pele, melhor", reforçada por estereótipos e produtos denominados clareadores, é um ataque inadmissível contra as pessoas não-brancas ao redor do mundo. Motivo mais do que suficiente para que os termos considerados agressivos sejam banidos de uma vez por todas.

Ainda é cedo para considerar a causa ganha e há um longo caminho pela frente. Mas a prova de que a polêmica em torno dos produtos com a promessa de branqueamento balançou o mercado é um boom de lançamentos com o propósito de homogeneizar o tom da pele, amenizar a aparência de manchas – mas não de "branquear". O movimento começou na África, Ásia e Oriente Médio onde algumas marcas, após serem acusadas de racismo, tiraram do mercado linhas que, de alguma forma, propagavam o conceito de colorismo. Caso dos termos "whitening" ou "lightening" (do inglês, branqueador ou clareador).

Junto com essa nova e mais respeitosa roupagem, novos ativos e tecnologias engrandecem os produtos antimanchas. Pode até ser que você continue encontrando os mesmos (e consagrados) ingredientes como niacinamida, vitamina C e ácido glicólico nos rótulos, mas o trunfo dos lançamentos está, principalmente, na associação estratégica de ingredientes, além da junção com alta proteção solar. "É dessa forma que conseguimos atuar nas diferentes etapas de formação da melanina pontual e garantir o sucesso do tratamento", diz a dermatologista Patrícia Mafra, de São Paulo.

PUBLICIDADE

As manchas ocorrem devido a uma superprodução de melanina, que causa a hiperpigmentação em determinados pontos do rosto. "Os cosméticos agem justamente inibindo essa produção, por meio da ação antioxidante e bloqueando a ação do sol sobre a pele, com um FPS alto e de qualidade, isto é, de fato eficaz", explica o farmacêutico Maurizio Puppo, de Campinas (SP). Quimicamente, podemos dizer que os despigmentantes atuam de diferentes formas. "Os produtos atuam uniformizando o tom da pele através do aumento de vitamina C para o interior da célula, inativando as enzimas envolvidas no processo de produção da melanina e modulando o processo que leva à formação das manchas", diz Patrícia França, farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

Os ingredientes mais cobiçados para atuar contra a diferença de tonalidade são: ácido tranexâmico, que inibe diferentes tipos de enzimas produtoras de melanina, niacinamida e vitamina c, dois potentes antioxidantes, ácido kójico, que promove a descamação e renovação celular e, mais recentemente, o alpha arbutin, um derivado da hidroquinona de ação despigmentante. "Em alguns casos a associação de antioxidantes orais também pode potencializar o efeito", diz o dermatologista Alberto Cordeiro, de São Paulo.

PUBLICIDADE

Como qualquer tratamento dermatológico, a melhor indicação para cada pessoa depende de vários fatores. "Não existe uma opção melhor para todos. Mesmo quando falamos de um mesmo tipo de mancha, como o melasma, existem vários pontos a serem avaliados para escolher a estratégia ideal, como o componente vascular e a profundidade" afirma a dermatologista Juliana Piquet, do Rio de Janeiro. Uma coisa é fato: o mercado está cheio de boas novas e mais inteligentes opções. Vem ver as nossas sugestões!

FotoUltra Active Unify, ISDIN


antimanchas FotoUltra Active Unify, ISDINDivulgação


Com textura levinha, de rápida absorção, e nas versões com ou sem cor, o lançamento da ISDIN age em duas frentes: na regulação da produção de melanina e na altíssima proteção contra os raios solares (FPS 99). O ácido hialurônico garante a sensação de hidratação e viço à pele.

Enlighten Illuminating Serum, Neostrata



Enlighten Illuminating Serum, NeostrataDivulgação

Indicado para hiperpigmentação de manchas solares ou pós-inflamatórias (causadas por quadros de acne), este sérum promete tornar a pele uniforme e mais luminosa. A fórmula conta com niacinamida, butyl resorcinol e vitamina C estabilizada, consagrados ativos antimanchas.

Face Care Intensive Antissinais FPS 22, Neotrogena



antimanchas Face Care Intensive Antissinais FPS 22, NeotrogenaDivulgação

Alinhado com as últimas tecnologias no conceito antimanchas, o Face Care Intensive Antissinais, da Neutrogena, une o poder da niacinamida, da vitamina C e do colágeno, para uma ação completa (além da uniformização do tom) contra linhas finas, perda de firmeza, de proteção dos raios UVA e UVB.

Tratamento Duplo Antissinais e Marcas de Acne, Avon


antimanchas Tratamento Duplo Antissinais e Marcas de Acne, AvonDivulgação

O foco do lançamento da Avon é agir contra as marcas de acne avermelhadas e amarronzadas, enquanto reduz rugas e linhas finas. O produto traz ainda uma inovação no universo dos cosméticos: o uso de pré e probióticos para equilibrar a microbiota da pele.

Glycolique Intense Peel, Dermage


antimanchas Glycolique Intense Peel, DermageDivulgação

O ácido glicólico é o grande protagonista deste sérum que promete renovação celular. Além dele, a fórmula conta com mais dois ácidos (salicílico e gluconolactona), que melhoram a textura da pele e oferecem ação anti-inflamatória, respectivamente

Solução Vitamina C, Simple Organic


antimanchas Solução Vitamina C, Simple OrganicDivulgação

A alta concentração de vitamina C (15%), um poderoso antioxidante natural, atua impedindo a síntese da melanina (que causa a hiperpigmentação na pele). O ativo também reduz as ações dos radicais livres, atenuando linhas de expressão e aumentando a produção de colágeno, responsável pela firmeza.

Antispot Sérum Dia e Noite, NIVEA


antimanchas Antispot Sérum Dia e Noite, NIVEADivulgação

Depois de realizar pesquisas com mais de 50 mil moléculas para encontrar a fórmula perfeita capaz de diminuir as marcas escurecidas da pele do rosto, a NIVEA traz, na linha CELLULAR LUMINOUS630, dois produtos que, em conjunto, agem de forma completa. O Antispot Sérum Dia e Noite atua uniformizando o tom de manchas causadas tanto pelo sol quanto pela idade, deixando a pele mais uniforme e iluminada. Já o Antispot Fluido Preventivo FPS 50 ( R$ 101), foca no controle da produção de melanina, amenizando o surgimento de novos danos.

Ácido Tranexâmico, Creamy Skincare

Ácido Tranexâmico, Creamy SkincareDivulgação

Um poderoso complexo de quatro agentes antimanchas compõe a fõrmula deste sérum de textura levinha e rápida absorção: alfa-arbutin, ácido glicólico, ácido tranexâmico e niacinamida. Indicado para pessoas com hiperpigmentação de manchas solares, acne e/ou melasma, é, ainda, cruelty-free e vegan-friendly.

Sérum Uniformizador com Vitamina C e Esqualano, Biossance

Sérum Uniformizador com Vitamina C e Esqualano, BiossanceDivulgação

Com shitake branco na formulação e vitamina C a 10%, o Sérum Uniformizador da Biossance minimiza a aparência das manchas existentes e previne a formação de novas. Vegano, cruelty-free e livre de ingredientes nocivos para o meio ambiente, garante uma pele aparentemente mais iluminada logo após os primeiros usos.

Inverse C Pigment Control Max, Mezzo Dermocosméticos


Inverse C Pigment Control Max, Mezzo DermocosméticosDivulgação

Sérum multi-corretivo que atua em diversos mecanismos de ação da hiperpigmentação pós-inflamatória: inibe as enzimas causadoras da superprodução de melanina, corrige manchas já existentes e confere luminosidade Com óleo de girassol,tem, ainda, ação reparadora e cicatrizante.

Pigmentbio Daily Care FPS 50+, Bioderma


Pigmentbio Daily Care FPS 50+, BiodermaDivulgação

O primeiro antimanchas da marca chega com uma fórmula poderosa capaz de combater todos os tipos de hiperpigmentação enquanto ilumina e protege a pele. Um dos grandes diferenciais do produto é a vitamina C a 2% glicosada, um derivado do antioxidante em uma forma mais estável (e potente).

Uniform&Matte Sérum Booster Vitamina C Antimarcas, Garnier


Uniform&Matte Sérum Booster Vitamina C Antimarcas, GarnierDivulgação

Para garantir um efeito peeling e uma pele mais iluminada e uniforme, o lançamento da Garnier une os poderosos vitamina C, niacinamida e ácido salicílico. Este último permite uma ação antimanchas sem pesar, ideal para peles oleosas e com tendência a acne.

Creme Iluminador Facial, Bioart


Creme Iluminador Facial, BioartDivulgação

Com biocapsulas de vitamina C e de romã, que permitem boa permeabilidade dos ativos na pele, o Creme Iluminador Facial, da Bioart, estimula a produção de colágeno, para uma pele mais firme e lisinha, enquanto inibe a ação da melanina na pele evitando a formação de manchas.

Phyto Corrective Gel, SkinCeuticals


Phyto Corrective Gel, SkinCeuticalsDivulgação

O lançamento da SkinCeuticals é um sérum corretor calmante e oil free, capaz de reduzir desconfortos da pele, principalmente as mais sensíveis, hidratar e corrigir marcas de acne. Para isso, reúne extratos botânicos de alta sinergia e não oleosos, ácido hialurônico e glicerina.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE