Documentário sobre Sabato De Sarno, da Gucci, chega à Mubi

Curta-metragem, que traz curiosidades sobre o diretor criativo da casa italiana, tem narração do ator Paul Mescal.


Paul Mescal e Sabato De Sarno
Paul Mescal e Sabato De Sarno Foto: Dave Benett/Getty Images



Quem é Sabato De Sarno? Dirigido por Ariel Schulman e Henry Joost, o documentário de 20 minutos acaba de estreiar na Mubi. O curta acompanha os quatro dias que antecederam o desfile de estreia do italiano como diretor criativo da Gucci e tem narração do ator e embaixador da grife Paul Mescal.(Normal people, Todos nós desconhecidos). E é difícil assistir à produção e não se encantar pelo bom-humor e carisma de Sabato. A seguir, algumas das curiosidades reveladas sobre ele pela produção:

LEIA MAIS: MARIA BETHÂNIA É TEMA DE MOSTRA COM FOCO NA FORÇA DE SUAS PALAVRAS

As origens de Sabato De Sarno

O estilista nasceu em Cicciano, nos arredores de Nápoles, em 1983. Ele recebeu o nome de seu avô, um sapateiro. Em italiano, Sabato significa sábado, o que costuma ser motivo de piadinhas. “As pessoas me perguntam: ‘Sua mãe se chama segunda-feira? E o seu pai terça?’”, conta o designer.

De assistente a diretor criativo

Desde a infância, o seu sonho era entrar para a moda. Ao longo de 20 anos, trabalhou nos bastidores de diferentes marcas, como Valentino e Louis Vuitton. “Eu não nasci como diretor criativo. Fui diretor de design, assistente, assistente do assistente… Conheço o processo”, diz ele.

Correria P&B

Na Gucci, Sabato tem uma forma de trabalho bem específica: começa com os desenhos e depois os transforma em protótipos em preto e branco. Mas as peças só ficam prontas nas cores corretas no dia que antecede o desfile.

Rapido mas

Mark Ronson, que assinou as trilhas sonoras dos recentes desfiles da Gucci, e Sabato De Sarno Reprodução

LEIA MAIS: KATE WINSLET FALA À ELLE SOBRE “O REGIME”

Low-profile

Até assumir o posto de diretor criativo, havia apenas duas fotos do estilista pela internet. “Não acho que ele queira ser uma celebridade”, comenta Riccardo Zanola, o diretor artístico da Gucci. “Ele não se importa com a fama”, completa o consultor Francesco Marni.

Rápido, mas divertido

Sabato tem a reputação de ser veloz. “Ele está sempre com pressa, odeia esperar”, revela Zanola. Até trocou a sua máquina de café por uma que é cinco segundos mais rápida. Apesar do imediatismo no trabalho, ele também gosta de se divertir. “Está sempre dançando. Coloca música e faz a sua própria passarela”.

Seu melhor amigo

Nas cenas do documentário — e, pelo que ele conta, em toda a sua vida —, Sabato raramente é visto sem seu cachorro, que leva até para o escritório da Gucci. “Luce vem em primeiro lugar”, conta Ariana Coscia, a assistente pessoal do designer.

A família também é importante

Para a estreia, ele reservou 90 lugares para sua família, incluindo a mãe, o pai, a avó e um amigo de infância. “Estou tentando imaginar o que os meus pais vão achar do desfile. Fico emotivo”, comentou nos bastidores. O estilista preferiu que o marido ficasse com ele no backstage. Aliás, assim que volta da reverência no fim do desfile, procura o companheiro para beijá-lo.

LEIA MAIS: SETE PERSONAGENS MARCANTES DE GILBERTO BRAGA

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes