Maquiagens e cabelos desfilados na alta-costura de inverno 2024
Dos visuais surrealistas aos clássicos repaginados, a alta-costura de inverno 2024 não deixou a desejar no quesito beleza. Inspire-se!
Os desfiles da alta-costura de inverno 2024 chegaram ao fim, mas as belezas impactantes que cruzaram as passarelas nesta temporada não vão sair das nossas mentes tão cedo. Dos looks surrealistas criados por Karin Westerlund para Iris Van Herpen à sombra azul etérea de Pat McGrath para a Schiaparelli, aqui estão os penteados e as maquiagens que vão nos inspirar nos próximos meses.
As belezas da alta-costura de inverno 2024
Chanel
Em todas as temporadas, todo mundo fica de olho para ver o que a Chanel vai apresentar. Mas na alta-costura de inverno 2024, em especial, o olhar foi ainda mais atento, já que a etiqueta apresentou sua primeira coleção sem Virginie Viard na direção criativa. Se na moda o drama parece começar a voltar às passarelas, na beleza o visual é ultrarromântico.
Foto: Getty Images
Se você achava que o laço, que foi hit nas últimas estações, já estaria desaparecendo a esta altura, a Chanel te fará mudar de ideia. O acessório, em tamanho máxi, enfeita os rabos-de-cavalo das modelos.
Foto: Getty Images
A maquiagem, toda feita com produtos da Chanel Beauty (é claro!), segue o romantismo com sombra e blush bem rosados. O batom vermelho dá destaque aos lábios e quebra um pouco a delicadeza do resto do look.
Foto: Divulgação/Chanel
LEIA MAIS: Laços no cabelo: hit nas passarelas, o acessório ganha nova roupagem
Iris Van Herpen
Drama, drama e mais um pouco de drama! Para a alta-costura de inverno 2024, a etiqueta holandesa explorou a conexão entre a arte e a moda. Não à toa, a coleção foi apresentada em uma galeria onde as modelos ficavam suspensas sobre telas brancas, como se fossem obras de arte vivas.
Foto: Divulgação/NARS
A beleza, assinada pela maquiadora Karin Westerlund em parceria com a NARS, tem o mesmo efeito dramático dos looks e das performances. Os penteados são altíssimos, bufantes e/ou estruturados, enquanto as maquiagens, que tem um quê surrealista, contam com aplicações de pedrarias e pinturas orgânicas feitas nos rostos das modelos.
Foto: Divulgação/NARS
LEIA MAIS: Pedrarias invadem a maquiagem
Dior
No ano em que as Olimpíadas acontecem em Paris, a etiqueta francesa apresenta uma coleção que faz ode à Grécia Antiga às primeiras edições dos jogos – pense em vestidos colunas, túnicas com plissados e drapeados. O minimalismo e a sofisticação presentes nas silhuetas e na paleta de cores usadas por Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da maison, segue também na beleza.
Foto: Getty Images
Assinada por Peter Philips, diretor criativo da Dior Beauty, a maquiagem tem como ponto de destaque uma sombra champagne com acabamento luminoso sofisticado. O brilho está também na pele e nos cabelos de algumas modelos – os fios vêm puxados para trás e finalizados com gel, dando efeito molhado. Outras modelos cruzam as passarelas com tranças bem fininhas coladas à cabeça.
Foto: Getty Images
LEIA MAIS: Como fazer o penteado com gel que conquistou as fashionistas
Schiaparelli
Desenvolver um conceito de beleza para acompanhar o DNA surrealista da Schiaparelli, que nesta temporada ganhou contornos mais sensuais nas mãos do estilista Daniel Roseberry, não é das tarefas mais fáceis – é preciso delicadeza para que ela não brigue com os looks, mas também criatividade para que ela não seja completamente apagada. Ninguém melhor para assumir a missão do que Pat McGrath.
Foto: Reprodução/@schiaparelli
A maior parte das maquiagens criadas pela beauty artist para o desfile são bem neutras e iluminadas. Até que, então, algumas modelos cruzam a passarela com uma sombra azul cintilante que dá um ar etéreo ao visual. É esse olho, finalizado com um delineado preto, que rendeu algumas das imagens de beleza mais impactantes da temporada.
LEIA MAIS: Sombras à la rainha do gelo estão em alta
Giorgio Armani Privé
Gabriel Monteiro, editor de moda da ELLE, escreveu que, para a alta-costura de inverno 2024, Giorgio Armani segue comprometido com a beleza inspirado pela elegância das pérolas. Essa definição também se aplica perfeitamente à maquiagem e ao cabelo criados para este desfile. “Refletindo o fascínio tranquilo e sedutor da coleção, o foco é colocado na criação de uma pele impecável e polida, com delicados detalhes brilhantes”, diz Hiromi Ueda, maquiadora global da Armani Beauty, em uma publicação no Instagram da marca.
Foto: Getty Images
A make é sim ultranatural – a não ser por um delineado preto gatinho discreto que arremata o look. O toque descolado vem no penteado feito em algumas das modelos: com os fios repartidos na lateral, mas com um torcidinho (quase como um pequeno moicano) no lugar da risca.
Foto: Getty Images
LEIA MAIS: Como fazer delineado em diferentes formatos
Thom Browne
O clima esportivo que toma Paris com a chegada das Olimpíadas 2024 na cidade inspira a alta-costura de inverno 2024 de Thom Browne. Mas diferente do minimalismo da Dior, que também celebrou os jogos, a marca estadunidense vem com um pouco mais de ousadia – inclusive na beleza.
Foto: Getty Images
Os cabelos dos modelos foram escondidos por perucas acinzentadas (mais claras e mais escuras) com ondas bem coladas que lembram as estátuas da Grécia Antiga. Um efeito similar aparece também na maquiagem, com as sobrancelhas apagadas e olhos construídos em cores que acompanham o tom da pele de cada modelo.
Foto: Getty Images
LEIA MAIS: O polêmico comeback das sobrancelhas finas
Viktor & Rolf
A coleção apresentada por Viktor & Rolf para a alta-costura de inverno 2024 tem como ponto de partida um desfile feito pela própria marca há 26 anos. A estética surrealista e gráfica está presente nas silhuetas dos looks, na paleta de cores e também nos cabelos – grande destaque de beleza desta temporada.
Foto: Getty Images
Os fios foram moldados em formato de onda e ficam elevados na horizontal, como se fossem uma extensão da cabeça das modelos. A franjinha curta deixa o visual ainda mais divertido.
Foto: Getty Images
LEIA MAIS: Guia definitivo para cortar a franja sem se arrepender
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes