Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

10 maquiadores para conhecer em 2021

Atualize seu feed para começar este ano com mais beleza, magia, glamour, criatividade e arte pelas suas redes sociais!

Foto: Reprodução / Instagram

10 maquiadores para seguir em 2021

PUBLICIDADE

O grande trunfo resultante das horas infindas que passamos rolando pelo feed do Instagram diariamente – por ócio, trabalho ou prazer – é a descoberta de coisas novas. Entre acessórios para cabelo, marcas de moda independentes e inspirações multicoloridas de décor, escavamos a aba de "salvos" do app em busca dos beauty artists que assinam alguns dos looks que mais tem dado o que falar no universo da beleza nos últimos tempos – dentro e fora do Brasil.

Destaques nas redes sociais e entre a comunidade de amantes de maquiagem, mas também brilhando em capas de revistas, editoriais e campanhas publicitárias, esses 10 talentos têm traduzido novas perspectivas estéticas em seus trabalhos e proposto um olhar artístico e disruptivo para o futuro da beleza – independente do país onde moram ou de suas idades. Prepare o dedinho do follow e conheça a seguir 10 maquiadores babado para acompanhar e apoiar em 2021:

Andrey Batista



Natural de Florianópolis, Santa Catarina, Andrey Batista (26), desde criança busca interpretar a dicotomia entre o imaginário e o real. "Lembro de começar a desenhar muito pequeno, experimentando técnicas de pintura. Mas foi só na faculdade que a maquiagem apareceu para mim como uma extensão dessa busca", conta à ELLE. Foi durante a faculdade de Design de Moda que ele se matriculou em um curso de maquiagem e, apesar de não ter nenhuma experiência – salvo as experimentações tímidas da adolescência – conseguiu seu primeiro emprego na área, em uma loja da MAC. Daí por diante, as oportunidades foram surgindo e ele expandiu seus horizontes. Agora, em São Paulo, Andrey tem se destacado e composto um portfólio fashionista que conta com trabalhos para marcas como João Pimenta, LED e Apartamento 03. "No final, nunca fez muita diferença para mim se era uma tela, uma folha de papel ou um rosto: eu só preciso preciso continuar pintando."

PUBLICIDADE

Angélica Silva



Aos 28 anos, Angélica Silva é um dos talentos da beleza nacional aflorados durante a quarentena. Apaixonada pelo universo da beauté desde muito nova, ela trabalhava em salões de cabeleireiro, varrendo o chão e lavando os cabelos de clientes. Sem grandes recursos para investir em uma formação profissional, Angélica, que hoje tornou-se influenciadora digital, pensava que trabalhar diretamente com beleza nunca seria possível. Foi durante a pandemia, sem muitos clientes e com muito medo, que Angélica decidiu se distrair maquiando e produzindo a si mesma. No Instagram, a maquiadora ganhou a atenção e a admiração de marcas – como Fenty Beauty e Sephora – e também de beauty artists de todo o país, acumulando quase 12 mil seguidores e tornando-se uma referência com seus looks glamourosos, elaborados e mega coloridos.

PUBLICIDADE

Mari Kato



Explorando formas, texturas e cores em looks com nuances gráficas e até um tanto surrealistas, Mari Kato, que já é beauty artist há 12 anos, é a prova de que talento e criatividade podem, sim, continuar em constante renovação. Em seu extenso portfólio, a maquiadora assina grandes campanhas de beleza e publicidade com marcas como Avon, Seda e Amapô, ao passo em que também apoia editoriais independentes de artistas, stylists e modelos apaixonados por seu estilo e identidade. Queridinha da comunicadora e influencer Magá Moura, Mari conta que ama a proposta da maquiagem natural, mas que não deixa de brincar com vários elementos de expressão. "Acredito que a beleza não tem regras: temos só que estar felizes, nos acharmos lindas e nos divertirmos", diz.

Sandy



Com apenas 20 anos, Sandy, que é do interior do Paraná, começou a se aventurar no mundo da make em 2018, enquanto morava com sua avó. Com muito tempo à disposição e vontade de criar de sobra, ela lembra que o período ali foi fundamental para desbloquear sua criatividade. Foi daí que surgiu a vontade de começar a compartilhar looks com sua assinatura em uma conta do Instagram reservada para a persona que batizou de @maquiadeira. No início, sem muito conhecimento técnico e acesso a instrumentos profissionais, a jovem artista diz ter se virado e que, até hoje, suas criações ganham vida neste movimento de experimentação. Na prática, o trabalho de Sandy é resultado de uma mistura de referências cotidianas e formas excêntricas, que foge da curva do que se entende como belo – e é, por isso, tão instigante e revigorante. "Eu acredito que dá para transformar muita coisa em arte na pele", revela. "Me inspiro muito nos perrengues do dia a dia para criar possíveis artes da maquiadeira."

Camila Anac



Especialista em pele negra, Camila Anac é a jovem maquiadora que, com apenas 24 anos, já assinou a beleza de grandes nomes como Taís Araújo, Djamila Ribeiro, Jéssica Helen e Isabeli Fontana. Em seu portfólio, ela também reúne trabalhos para Vult, Avon, Jean Paul Gaultier e muitas outras marcas que, assim como nós, se apaixonaram pelo estilo ousado e glamouroso de seus traços. No último ano, a artista tornou-se colaboradora de beleza no blog Garotas Estúpidas e, em meio a uma agenda lotada, nunca deixa de fazer menção à sua origem e história. Negra, periférica do bairro do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, Camila é um exemplo de persistência e tem como grande objetivo ser inspiração para seus jovens pares, sempre destacando a força que existe em ver-se representada em outros corpos e espaços.

Chiao Li Hsu



Uma rápida olhada em seu portfólio revela que Chiao Li Hsu é uma artista extraordinária. Nascida na China, a maquiadora foi criada na Holanda e agora reside na cidade de Nova York, onde tem ganhado os holofotes de editoriais, campanhas, desfiles e capas de revista mundo afora. Com uma experiência de quase duas décadas como beauty artist, Chiao Li Hsu cria looks que se comparam a obras de arte, explorando o uso de movimento, materiais incomuns e cores vibrantes. Depois de uma pausa, a maquiadora retomou sua carreira com força total, assinando a beleza do mais recente desfile de alta costura de Iris Van Herpen, designer holandesa conhecida por seu trabalho excepcional com fluidez, tecidos tecnológicos e formas abstratas. Deu match!

Anna Semenova (Meder)



Co-fundadora da @messymakeupcommunity – uma comunidade que celebra a "criatividade e a bagunça", Anna Semenova (Meder) não é muito fã de regras. Pelo menos é isso que transparecem os looks que ela compartilha em sua conta viciante do Instagram, que já soma mais de 13 mil seguidores. Baseada em São Petersburgo, a MUA, que tem apenas 24 anos, já virou manchete dos jornais russos por conta de suas nail arts – das mãos e dos pés – um tanto quanto excêntricas, que levam ora flores frescas, ora enfeites de Natal. Na maquiagem, não é diferente: a palavra de ordem é liberdade criativa e, a partir dela, a artista cria e compartilha visuais surrealistas capazes de prender qualquer amante de beleza em seu feed por horas a fio.

Jacinda Pender



Jacinda Pender já compartilha suas belezas afrofuturistas há algum tempo nas redes sociais – e a prova é a sua conta no Instagram, que soma 83,5 mil seguidores, onde você vai encontrar makes não convencionais que ainda são, à sua maneira, usáveis. No entanto, o seu boom mais recente se deu por conta de um vídeo no TikTok, em que ela ensina o passo a passo para os lábios ombré à la anos 1990 perfeitos. A maquiadora já coleciona fãs dentro e fora da internet, algumas delas celebridades, como é o caso da cantora SZA e, estando fora dos limites binários de gênero, Jacinda, que é, além de maquiadora, escritora, se inspira fortemente na beleza da androginia, mesclando feminilidade e masculinidade em uma expressão de coexistência e força.

Tania Kwok



No Instagram e no TikTok, suas maquiagens, que exploram traços precisos, formas abstratas e combos de cores incríveis, rendem milhares de curtidas e comentários. Nascida e criada na Nova Zelândia e com ascendência chinesa, Tania Kwok, de apenas 21 anos, concilia sua paixão pelo universo da beleza com sua graduação em ciências biológicas. Seus interesses, aparentemente tão distantes, parecem colidir em algumas de suas criações, trazendo referências e formas orgânicas que resultam em perfeitas obras de arte pulsantes pintadas na pele. Tania também incorpora com frequência elementos que remetem à sua origem e ancestralidade – como por exemplo o horóscopo chinês. De quebra, seus vídeos maquiando com extrema precisão são para lá de satisfatórios e, por esse e tantos outros motivos, valem a audiência.

Elle Vatel



Em uma mistura de maquiagem, pintura e performance, Elle cria looks completamente vanguardistas sem esperar aprovação em massa. Não que ele precise: assim como todo bom artista kitsch, o maquiador usa e abusa de diversas cores, formas e elementos no melhor estilo "todo junto e misturado". Seus visuais, se analisados de perto, revelam-se simultaneamente fascinantes, divertidos, intrigantes e inquietantes. Não binário, Elle usa sua conta no Instagram, que já soma 34,5 mil seguidores, como plataforma de auto expressão e visibilidade à comunidade não-binária e seus desafios e conquistas diários. Em resumo, suas criações, além de excepcionais, ainda carregam a força e a inspiração que nos arrebatam para aquele momento em que, quando crianças, pintamos nosso rosto com os dedos cheios de tinta pela primeira vez.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE