Barbie: tudo sobre o filme da boneca estrelado por Margot Robbie

O primeiro live-action da franquia tem Ryan Gosling como Ken, direção de Greta Gerwig e trilha sonora com Billie Eilish.


Margot Robbie no filme Barbie.
Divulgação/Warner Bros. Pictures



Demorou 64 anos para que Barbie, a boneca mais famosa do mundo, criada em 1959 pelo casal Ruth Handler e Elliot Handler, os fundadores da Mattel, ganhasse sua primeira versão live-action. A ideia do filme, um dos mais aguardados de 2023, começou a ganhar forma ainda em 2009 e passou por várias mãos até parar na Warner Bros. Pictures, que mergulhou na produção. O estúdio escalou Margot Robbie, indicada ao Oscar de melhor atriz por Eu, Tonya (2017), para o papel principal, e Greta Gerwig, também indicada ao prêmio pelo filme Lady Bird: É hora de voar (2017), como sua diretora. A seguir, conheça mais sobre o live-action:

Barbie fora da caixa

Em uma referência ao clássico 2001: Uma odisseia no espaço (1968), de Stanley Kubrick, o primeiro teaser do longa foi revelado em dezembro do ano passado e mostra a chegada da boneca ao som de “Also Sprach Zarathustra” (a mesma trilha icônica do filme), do maestro alemão Richard Strauss. “Desde o surgimento das meninas no mundo, sempre existiram bonecas”, diz a narradora.

Já o trailer, divulgado em maio deste ano, deu pistas sobre a trama que até então permanecia misteriosa. Nele, Barbie, que leva uma vida aparentemente perfeita na Barbielândia, entra em crise e passa a questionar sua própria existência. Determinada a descobrir a verdade sobre si mesma, ela embarca em uma viagem para o mundo real junto com seu namorado Ken (Ryan Gosling), porém os executivos da Mattel não parecem estar muito felizes com essa decisão.

Margot Robbie e Ryan Gosling no filme Barbie.

Um elenco com muitas versões da Barbie

Apesar de ser a protagonista e produtora-executiva do longa, Margot disse à revista Time que o filme não faria sentido se houvesse apenas a sua versão da boneca, já que a linha de brinquedos não é restrita a uma personalidade, corpo ou gênero. “Eu não acho que você deveria dizer ‘essa é a única versão do que a Barbie é e isso é o que as mulheres deveriam aspirar ser e parecer e agir’.”
As variações de Barbie são interpretadas por Emma Mackey (que é a Barbie física e vencedora do Prêmio Nobel), Dua Lipa (a Barbie sereia), Hari Nef (a Barbie médica), Ana Cruz Kayne (a Barbie juíza da Suprema Corte), Sharon Rooney (a Barbie advogada), Issa Rae (a Barbie presidente), Kate McKinnon (a Barbie ginasta), Nicola Coughlan (a Barbie diplomata), Ritu Arya (a Barbie jornalista vencedora do Pulitzer) e Alexandra Shipp (a Barbie escritora), enquanto Kingsley Ben-Adir, Scott Evans, Simu Liu e Ncuti Gatwa vivem outros Ken.
O elenco ainda conta com America Ferrera e Ariana Greenblatt, que interpretam personagens humanas, Emerald Fennell como Midge, uma versão grávida da boneca, lançada nos anos 1960, Michael Cera como Allan, o melhor amigo do Ken, Helen Mirren como a narradora, e Will Ferrell, Connor Swindells e Jamie Demetriou como funcionários da Mattel.

Greta Gerwig

Dirigindo seu filme mais ambicioso e popular até o momento, Greta também assina o roteiro em colaboração com Noah Baumbach, seu marido e diretor de História de um casamento (2019). Os dois já trabalharam juntos em Frances Ha (2012) e Mistress America (2015). Em entrevista à Rolling Stone, Gerwig mencionou que, apesar de Barbie ser uma marca reconhecida internacionalmente, o filme possui um aspecto bastante pessoal. “Ele parece tão íntimo quanto Lady Bird ou Adoráveis mulheres”, disse, sobre os dois longas anteriores que dirigiu.

Margot Robbie no filme Barbie.

Tudo muito cor-de-rosa

O figurino do filme é assinado por Jacqueline Durran, vencedora do Oscar de melhor figurino por seu trabalho em Adoráveis mulheres (2019). Para Barbie, Durran recriou centenas de peças inspiradas nos looks clássicos usados pela boneca ao longo das décadas, entre eles o maiô preto e branco da primeira versão, de 1959, e as roupas de patinação neon (que viralizaram durante as filmagens) da linha Hot Skatin, de 1994.
O filme fez pouco uso de efeitos especiais, principalmente em relação aos corpos dos atores. Uma das cenas mais comentadas do trailer, em que Barbie desce do salto alto, mas seus pés permanecem levantados, em referência à pose da boneca na vida real, foi filmada sem o auxílio de computação gráfica. “Na verdade, você ficaria surpreso com a quantidade mínima de efeitos especiais no filme”, afirmou Margot em entrevista ao canal no YouTube The Project.
No vídeo publicado pela Architectural Digest, a atriz mostrou os interiores da casa da personagem assim como todo o resto do cenário construído nos estúdios da Warner. Cada detalhe, desde o escorregador que sai do quarto e leva à piscina, foi produzido em tamanho real. A designer de produção Sarah Greenwood ainda contou que a criação do universo da Barbie para o filme provocou uma escassez global temporária da tinta rosa fluorescente fabricada pela marca Rosco.

A trilha sonora de Barbie

A superprodução tem sua trilha sonora comandada por Mark Ronson e será lançada oficialmente em 21 de julho. Barbie the album traz as faixas “Man I am”, de Sam Smith, “Pink”, de Lizzo, “WATITI” (com Aldo Ranks), de Karol G, “Speed drive”, de Charli XCX, “Journey to the real world”, do Tame Impala, “Hey blondie”, de Dominic Fike, “Home”, do trio Haim, “Forever & Again”, de The Kid Laroi, “Silver Platter”, de Khalid, “Angel”, de Pink Pantheress, “Butterflies”, de Gayle; “Choose your fighter”, de Ava Max, “Barbie Dreams” (com Kali), de Fifty Fifty, além de “Dance the night”, de Dua Lipa, e “Barbie World” (com Aqua), de Nicki Minaj e Ice Spice, que ganharam videoclipes.
Billie Eilish compôs uma música inédita para o filme. “Fizemos essa música para Barbie e significa absolutamente o mundo pra mim. Esse filme vai mudar a minha vida e espero que a música também”, escreveu a artista nas redes sociais. “What I was made for?” chega às plataformas no dia 13 de julho.

Margot Robbie na première do filme Barbie, em Los Angeles.

Margot Robbie na estreia do filme em Los Angeles Getty Images

Pink carpet

Para promover o filme, Margot e parte do elenco embarcaram em uma turnê por vários países, incluindo Coreia do Sul e Austrália. Em cada evento, a atriz vestiu peças que remetem a edições icônicas da boneca, com a ajuda do stylist Andrew Mukamal, que registrou em seu Instagram as inspirações por trás de cada look. Para a première em Los Angeles, ela usou com um vestido preto customizado Schiaparelli, que também faz referência a uma Barbie dos anos 1960.

Foto da DreamHouse, da Barbie, em Malibu.

A casa decorada em Malibu Divulgação/Airbnb

Muitos produtos

O filme gerou uma variedade de produtos licenciados, desde novas bonecas dos personagens até jogos e itens para casa. Em Malibu, na Califórnia, um imóvel de três andares foi completamente decorado pelo Airbnb, seguindo o estilo das casas de brinquedo da Barbie, que planeja alugar gratuitamente o espaço durante o lançamento do filme. Serão aceitas apenas duas reservas, cada uma para uma única noite, entre os dias 21 e 22 de julho, por meio do site oficial.
No Brasil, as lojas de departamento Riachuelo e Renner lançaram coleções exclusivas de roupas e acessórios inspirados na franquia. Já o shopping Iguatemi, em São Paulo, trouxe a DreamHouse para a América Latina, uma réplica da mansão da personagem em uma área de 650 metros quadrados, totalmente interativa, que o público poderá visitar entre os dias 13 de julho e 10 de setembro. O restaurante Burger King também terá combo temático com molho cor-de-rosa no hambúrguer para celebrar a estreia.

Barbenheimer

No Brasil, o lançamento de Barbie acontece um dia antes dos Estados Unidos, em 20 de julho. Segundo o site Hollywood Reporter, o sucesso do filme é dado como certo, com previsão de arrecadar entre 70 e 80 milhões de dólares apenas no primeiro final de semana nos cinemas.
No entanto, outro blockbuster chega às telas no mesmo dia. Oppenheimer, produzido pela Universal Pictures e dirigido por Christopher Nolan (de A Origem), conta a história do físico (interpretado por Cillian Murphy, da série Peaky Blinders) que contribuiu para o desenvolvimento da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.
Apesar das tramas completamente distintas, o lançamento simultâneo de duas grandes produções gerou debate sobre a decisão dos estúdios e virou meme nas redes sociais. Para participar da brincadeira sobre uma possível briga nas bilheterias, Greta e Margot compartilharam fotos no Twitter segurando ingressos para as sessões de Oppenheimer, Missão: Impossível – Acerto de contas, que estreia no Brasil em 14 de julho, e Indiana Jones e a relíquia do destino, em exibição nos cinemas desde o final de junho. A publicação já recebeu mais de 100 mil curtidas.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes