Sucesso no Japão, o cat café também conquista o Brasil
Misto de cafeteria e playground de gatinhos, o cat café hitou na Ásia e agora ganha endereços em cidades brasileiras. Conheça cinco deles.
Gateiros e fãs da cultura nipônica provavelmente já ouviram falar do cat café. Espécie de cafeteria onde os clientes podem brincar com felinos que circulam pelo ambiente, os cat cafés podem ser encontrados na maioria das grandes cidades japonesas e estão no roteiro de muitos turistas que visitam o país.
O cat café Mocha, de Tóquio. Instagram @catcafemocha
leia mais:
Confeitaria japonesa, cafeteria coreana: 10 endereços que você precisa conhecer
Com a dificuldade de ter animais de estimação devido ao espaço restrito das residências, contratos de aluguel rígidos e estilos de vida agitados, o conceito de cat café se popularizou entre os locais e visitantes estrangeiros que amam a companhia de gatos.
Nos últimos anos, porém, o cat café expandiu para outros continentes, incluindo o Brasil. Entre espaços que possibilitam a adoção de felinos e outros que oferecem aulas de ioga com gatos, listamos cinco cat cafés brasileiros para você conhecer:
Gato Pingado
Divulgação
Aberto em 2022, o espaço oferece cafés e comidinhas – o pão em formato de gatinho é uma grande sensação –, assim como um espaço de coworking, loja e lar temporário para os bichanos. “Funcionamos como facilitadores de adoção de gatinhos que vêm da nossa ONG parceira, SOS Gatinhos, e já tivemos mais de 160 adoções desde a abertura”, conta a fundadora, Sabrina Rocha.
Divulgação
Para visitar o gatódromo é cobrada uma taxa de visitação, 100% voltada ao bem-estar dos animais. Os valores começam em 12 reais para 15 minutos, 22 reais para 30 minutos e 30 reais para 1 hora. “Mantemos sempre 10 gatos na casa e, conforme eles são adotados, trazemos mais”, explica Sabrina.
Também há a possibilidade de agendar uma aula de Cat Yoga, que costuma acontecer semanalmente e termina com um momento de snacks para recompensar os instrutores felinos.
Rua João Moura, 607, Pinheiros, São Paulo.
Café Gateiro
Divulgação
Inaugurado em abril de 2022, é o primeiro cat café de Salvador e fruto da iniciativa de Clarissa Lara e sua mãe, Anariel Rios, duas amantes de felinos. “Nosso espaço é intimista e tem como propósito contribuir para o resgate de gatos de rua, oferecendo-lhes uma chance de encontrar um lar”, fala Clarissa.
Divulgação
Os bichanos ficam em um espaço separado onde os visitantes podem entrar e brincar à vontade – ficam em média quatro a cinco gatos. Durante a semana não há taxa de entrada e, aos finais de semana, é cobrado o valor de 8 reais pelo período de 15 minutos, destinado à manutenção do espaço. Crianças de até 6 anos devem entrar com responsáveis. Se for visitar, não deixe de provar o catpuccino gateiro e a banoffee.
Avenida Almirante Marques de Leão, 156, Barra, Salvador.
Ronron
Divulgação
A gateira paulistana Greice Moreti conheceu o conceito de cat café em uma viagem à França e decidiu trazê-lo para o Brasil, também como uma forma de ajudar animais abandonados. Em 2022 ela abriu as portas do Ronron e, desde então, já intermediou 205 adoções em parceria com a ONG @Catlandrescue, uma das maiores do Brasil.
Divulgação
Todos os gatinhos são castrados, vacinados, testados negativos para FIV e FELV, e o processo de adoção é gratuito. Para visitar o gatil, é necessário fazer reserva e é cobrado um valor de 15 reais por 15 minutos para manter o espaço e cuidados com os felinos.
Divulgação
O hit do cardápio leva o nome da casa e é uma panacota de baunilha em formato de gatinho. Além do croissant importado da França, o menu inclui guloseimas doces e salgadas, como a coxinha de jaca e os frappês Frajola (sorvete, leite, chocolate, chantilly e bis) e Garfield (doce de leite, leite, café, chantilly e patinha de chocolate).
Rua Carneiro da Silva 28A, Vila Leopoldina, São Paulo.
leia mais:
Quer uma sobremesa fácil para o Dia dos Pais? Temos 3 receitas perfeitas
Gato Café
Divulgação
Com duas unidades no Rio de Janeiro, o Gato Café nasceu da paixão da arquiteta Giovanna Molinaro pelos seus gatos adotados. “O sonho tomou forma quando viajei ao Japão e conheci um cat café”, conta ela. “Fiquei encantada com esse tipo de empreendimento que aproxima os seres humanos dos gatinhos, criando uma conexão entre eles”, continua.
Divulgação
A primeira loja foi aberta em julho de 2020 em Botafogo, instalada num casarão no bairro, e a segunda abriu em dezembro de 2021 dentro do Via Parque, na Barra da Tijuca. Na primeira unidade, a ONG responsável pelo processo de adoção é Bigodes do Bunker e, na Barra, é a Focinhos de Luz.
Divulgação
Nas duas lojas, a área dos gatos tem um parquinho projetado especialmente para eles brincarem e sempre há um funcionário cuidando dos residentes. O espaço ainda oferece produtos exclusivos, como o Patolito, um snack especial para os bichanos, além da possibilidade de tirar fotos na Polaroid para levar de recordação.
Divulgação
O cardápio inclui opções de sanduíches, quiches e waffles, assim como bebidas quentes e frias, entre elas o Affogato (sorvete, expresso duplo e chantilly), o Choconip (chocolate quente com toque de menta) e o Pink Chocomeow (uma bebida cor-de-rosa inspirada na decoração da casa).
Rua das Palmeiras, 26, Botafogo, Rio de Janeiro.
Gatcha
Divulgação
Como o nome sugere, o carro-chefe da casa é o chá-verde especial do Japão, especialmente o matcha latte e o cookie de matcha, best sellers desde a abertura, em 2022.
Divulgação
A visitação dos gatinhos é realizada a cada 20 minutos, funcionando das 10h30 às 12h, e das 13h10 às 17h10. Todos os animais são do Abrigo Anjo Gabriel e têm acima de 1 ano. “Optamos por essa idade, pois sabemos que são os mais difíceis de serem adotados na ONG”, explica Lucas Rosa, idealizador do cat café.
Divulgação
Existem duas taxas para frequentar a área dos gatos, que são revertidas aos cuidados dos mesmos e em doações mensais ao abrigo. Os valores ficam entre 15 reais por 15 minutos, ou 25 reais por 30 minutos.
Galeria Metrópole, Av. São Luís, 187, Piso 2, Centro, São Paulo.
Divulgação
Leia mais:
O que as modelos comem? 6 profissionais respondem
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes