Das passarelas ao BBB 23, o corset é pop

Presença garantida nos principais desfiles do mundo, o espartilho se confirma como tendência muito além do mundinho fashion.


Tendência de moda: modelo no desfile de inverno 2022 da Versace.
Versace, inverno 2022. Foto: Divulgação



Já falamos neste site sobre a volta do corset. Foi em 2021, quando a peça entrou para a lista das principais tendências de moda do TikTok, no embalo de séries com figurinos históricos que batiam recordes de audiência nas plataformas de streaming. Melhor exemplo do que Bridgerton, da Netflix, não há.

Desde então, esse queridinho não saiu mais de cena. Mas pode esquecer aquela ideia antiga de aperto e sofrimento, tudo pela cinturinha mínima. Hoje, os espartilhos estão alinhados a valores feministas e a uma maior diversidade. Se, antes, era item de mulheres magras – ou que faziam de tudo para parecerem como tal –, agora, mulheres com os mais variados corpos abraçam essa tendência de moda e, de quebra, abrem espaço para outros entendimentos sobre sedução, sensualidade e desejo.

Não demorou muito para que estilistas de grandes marcas tomassem nota do fenômeno e apresentassem versões atualizadas do item – menos restritivas e mais permissivas. O melhor exemplo é o inverno 2022 da Dior, mas vale dar uma olhada também no da Versace, Fendi e Proenza Schouler.

No mercado nacional, tem opções de sobra, para meninas, meninos e menines nas coleções da Another Place, Bold Strap, João Pimenta e Ellus.

Corset como tendência de moda no BBB 23

Mais recentemente, o corset ganhou audiência nacional nos corpos das sisters Bruna Griphao e Larissa Santos. Na festa em celebração à primeira liderança do Big Brother Brasil 2023, a atriz e a professora de educação física escolheram modelos diferentes de espartilho na hora de montar o look.

Aliás, antes do reality show começar, Larissa já mostrava uma quedinha forte pela peça que ressalta a cintura. Ela fez questão de registrar diversas combinações de looks e cores finalizados com corsets nos conteúdos pré-confinamento.

Se alguém ainda duvida da tendência, o Google Trends pode atestar o interesse de muita gente pelo acessório. Segundo a plataforma, houve um aumento de mais de 40% nas buscas pelo termo corset em outubro de 2022, comparado ao início daquele mesmo ano.

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