The Lycra Company reforça compromisso com a sustentabilidade

Responsável por transformar a indústria da moda desde os anos 1950, com o primeiro "fio que estica", empresa amplia seu compromisso com a agenda ambiental

E se... a gente fosse além do "consumo consciente"?

O "consumo consciente" é uma faceta do comportamento individual bastante explorada na moda e tende a ignorar que, enquanto falamos sobre consumir de forma mais consciente, governos e corporações fazem acordos para, exatamente, aumentar o consumo.

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E se... as nossas roupas durassem para sempre?

Resolver a questão da moda com o descarte não é tão simples quanto a máxima "menos roupas, com mais qualidade, pagando mais caro por elas".

E se... agíssemos com a coragem da desesperança?

Em sua última coluna do ano, Marina Colerato reflete sobre 2020 e o que aprendemos (ou não) com este ano.

E se... a gente descolonizasse a sustentabilidade na moda?

Sustentabilidade é sobretudo sobre outras formas de habitar o mundo. A imagem de CEOs europeus em salas com ar condicionado discutindo sobre "energia limpa" está longe de contemplar a sustentabilidade como um todo.

As bordadeiras são mesmo valorizadas na moda?

Para além da imagem dos ateliês franceses de alta-costura, o trabalho manual precisa ser melhor reconhecido, valorizado e bem-pago.

E se... moda fosse realmente sobre liberdade de expressão?

Moda, é bom lembrar, não é só roupa. Arte, arquitetura, design, beleza, os lugares que vamos e a forma como nos portamos ou falamos estão sujeitas à moda — e igualmente por meio deles buscamos expressar nosso verdadeiro eu. Mas, como você talvez já tenha notado, não temos conseguido muito bem.

E se... só comprássemos roupas usadas?

Será mesmo que as roupas mais sustentáveis são aquelas que já existem?

E se... não existissem semanas de moda?

Marina Colerato nos leva a pensar em outros mundos e outras modas em sua nova coluna.

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